Cases

Confira alguns cases de sucesso da Fundamento Análises

mais detalhes

DESAFIO
Avaliar o nível de satisfação dos clientes da concessão Águas Cuiabá, considerando interações Ominichannel e validade estatística para o público-alvo da região.

SOLUÇÃO
Realização de pesquisa quantitativa com 2.151 clientes da concessão Águas Cuiabá, mediante questionário estruturado, com aplicação de entrevistas por telefone e e-mail.

IMPACTO
Além de atender a diretrizes da agência reguladora para a concessão, o levantamento permitiu à empresa avaliar a qualidade do atendimento nos diversos canais de contatos com os clientes, auxiliando o planejamento de melhorias e novos procedimentos demandados pela pandemia.

mais detalhes

DESAFIO
Levantamento e abertura de relacionamento com stakeholders na América Latina que pudessem apoiar a introdução e expansão do programa Novartis Access, que tem como objetivo prover acesso a medicamentos para populações desatendidas na região.

SOLUÇÃO
Mapeamento de stakeholders estratégicos entre ONGs, autoridades, médicos, entidades e influenciadores, incluindo perfil, histórico, área de influência e sinergia com o programa. Foram identificados e contatados stakeholders nos países demandados pelo estágio do projeto: Paraguai, Bolívia, El Salvador e Guatemala.

IMPACTO
Abertura de relacionamento com stakeholders essenciais para o Novartis Access na América Latina, possibilitando a identificação de novos parceiros e engajando influenciadores regionais.

mais detalhes

DESAFIO
Avaliar a reputação da INTERFARMA, entidade setorial com 30 anos de atividades e que representa as empresas e pesquisadores nacionais e estrangeiros responsáveis pela inovação em saúde no Brasil. Suas associadas respondem por pelo menos metade do mercado farmacêutico no país há pelo menos 10 anos, atingindo mais de 50% do faturamento.

SOLUÇÃO
Pesquisa de reputação com entrevistas em profundidade com 62 stakeholders definidos pela INTERFARMA, incluindo autoridades de alto escalão, parlamentares, ex-ministros, agência reguladora, jornalistas, pesquisadores e médicos. Dada a natureza sensível do tema e a qualificação dos entrevistados, o projeto contemplou a alocação de secretaria exclusiva para agendamento e pesquisadores qualificados da Fundamento Análises alocados em São Paulo e Brasília.

IMPACTO
As informações obtidas, apresentadas em formato de relatório analítico aprofundado, possibilitou à INTERFARMA validar os resultados do planejamento de comunicação e posicionamento realizados nos últimos anos, além de oferecer importantes elementos para o planejamento da nova gestão que assumia na ocasião.

mais detalhes

DESAFIO
Identificar elementos que permitissem desenvolver soluções para ampliar o engajamento e a fidelização de alguns dos maiores clientes do Sistema Etapa, elencados entre os mais relevantes e significativos estabelecimentos de ensino do país.

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa em formato de auditoria de opinião, com a realização de 18 entrevistas em profundidade com diretores, mantenedores e gestores escolares, entre os clientes mais representativos indicados pelo Sistema Etapa.

IMPACTO
De posse dos resultados, apresentados em formato de relatório analítico aprofundado, o Sistema Etapa pode desenvolver novas estratégias de relacionamento e engajamento, além de identificar pontos fortes atrelados à sua imagem, relevantes para o planejamento de negócios como um todo.

mais detalhes

DESAFIO
Avaliar a presença e influência de três mitos do setor agropecuário, relativos a defensivos agrícolas, na mídia brasileira, envolvendo veículos especializados e nacionais.

SOLUÇÃO
Análise comparativa de exposição na imprensa, envolvendo a identificação, classificação e avaliação de mais de 1.500 matérias publicadas no período solicitado pela Andef e em veículos considerados relevantes pela entidade, onde estavam presentes os três mitos apontados. O relatório analítico considerou critérios como presença na imprensa, favorabilidade e influenciadores.

IMPACTO
Os resultados embasaram um planejamento de comunicação da Andef não só para corrigir eventuais equívocos ainda existentes, mas também para possibilitar uma aproximação com os stakeholders favoráveis, alcançando objetivos de imagem do setor e relacionamento.

mais detalhes

DESAFIO
Identificar novos nichos de oportunidade para posicionamento da marca nos mercados-alvo dos produtos.

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa, por meio de auditoria de opinião com consumidores. Entrevista com 144 consumidores sobre tratamentos estéticos faciais, incluindo não só a percepção da marca Merz, mas de seus principais concorrentes.

IMPACTO
Os resultados permitiram à Merz a visualização dos principais atributos valorizados pelos clientes e o posicionamento dos concorrentes, além de indicar áreas de oportunidade para trabalhar a comunicação da marca.

mais detalhes

DESAFIO
Desenvolver conteúdo especializado que abrangesse os principais dados do setor de animais de companhia, compondo uma referência para associados, jornalistas e público em geral.

SOLUÇÃO
Cenário setorial, com a pesquisa, análise e compilação de dados provenientes de diferentes fontes, inclusive estudos proprietários da Comac. O conteúdo final foi apresentado em publicação com design gráfico especial, elaborado pela Fundamento Studio para rápida e eficiente visualização e localização de dados.

IMPACTO
Amplamente divulgada na imprensa e nos canais de comunidade da entidade com associados e com o público em geral, a publicação é referência para quem busca dados confiáveis e organizados do setor de animais de companhia no Brasil.

mais detalhes

DESAFIO
Avaliar o papel e o impacto dos investimentos da União Europeia em Pesquisa e Desenvolvimento na área de doenças negligenciadas, realizados com o intuito de melhorar a saúde da população em países de baixa e média renda.

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade com 15 especialistas seniores no Brasil relacionados a pesquisas financiadas pelo capital europeu.

IMPACTO
Os resultados, apresentados em relatório analítico, indicaram tendências e percepções que garantiram à Comissão Europeia mais subsídios para gerenciar a política de investimentos neste setor no país.

mais detalhes

DESAFIO
Apurar percepções de formadores de opinião brasileiros sobre inovação e propriedade intelectual

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade com 17 especialistas, selecionados entre os mais influentes no tema no país.

IMPACTO
Os resultados, apresentados em formato de relatório analítico, forneceram insights estratégicos para um estudo global, vinculado com a publicação do Painel de Alto Nível para Acesso a Medicamentos da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas.

mais detalhes

DESAFIO
Avaliar a reputação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica entre seus principais stakeholders.

SOLUÇÃO
Metodologia combinada de pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, com a realização de 53 entrevistas em profundidade e aplicação de questionários estruturados a 198 respondentes, todos selecionados entre os mais relevantes stakeholders do setor elétrico,

IMPACTO
Os resultados forneceram subsídios para que a entidade identificasse a relevância do seu papel no setor elétrico e agregasse os insights a seu plano estratégico de posicionamento.

mais detalhes

DESAFIO
Avaliar a imagem, nível de conhecimento sobre a atuação e a relevância dos profissionais de relações governamentais entre stakeholders do setor empresarial.

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade com 71 executivos de alto nível hierárquico em empresas de grande porte

IMPACTO
Os resultados, apresentados em relatório analítico, apontaram importantes insights sobre o papel dos profissionais de relações governamentais e tiveram ainda ampla repercussão na mídia, contribuindo para posicionar a entidade como fonte de conteúdo relevante sobre o segmento.

mais detalhes

DESAFIO
Compreender as tendências e impactos para o setor de Óleo e Gás após a eleição presidencial de 2018, considerando fatores políticos, econômicos e sociais.

SOLUÇÃO
Cenário setorial que abordou as principais vertentes políticas, econômicas e setoriais em Óleo e Gás, em nível nacional e estadual, após as eleições, com destaque para cinco Estados prioritários para a empresa, onde estão localizadas as maiores reservas e operações petrolíferas do Brasil.

IMPACTO
Os insights e tendências obtidos pelo cenário setorial elaborado pela Fundamento Análises permitiram à Wintershall avaliar possíveis cenários para o setor após as eleições, direcionando estratégias de relacionamento institucional e negócios no Brasil.

mais detalhes

DESAFIO
Identificação e abertura de relacionamento com Organizações Não Governamentais, avaliando seu potencial e interesse para compor futuras parcerias com o Instituto The Gardener, entidade criada pela empresa para apoiar projetos sociais e sustentáveis.

SOLUÇÃO
Mapeamento de stakeholders, com identificação das 50 ONGs mais relevantes em quatro áreas determinadas pelo Instituto The Gardener: defesa/adoção de animais, reciclagem e destinação correta de lixos/resíduos, recursos hídricos (poluição, disponibilização de água potável) e atitudes cidadãs (ações solidárias, empoderamento e autoestima, melhorias comunitárias e inserção de jovens no ambiente profissional).

IMPACTO
O resultado final permitiu à Skala selecionar os parceiros com maior afinidade com as áreas de atuação, com o objetivo de apoiar projetos com verdadeiro impacto positivo na sociedade.