Serviços

Conheça soluções que trazem os melhores insights para o planejamento estratégico da sua empresa.

Os serviços da Fundamento Análises são abrangentes e desenvolvidos para apoiar as empresas e organizações em duas etapas essenciais de qualquer negócio ou iniciativa: planejamento estratégico e avaliação de resultados. Apoiados por metodologias e ferramentas avançadas, são ao mesmo tempo extremamente customizados para atender as necessidades de cada cliente, oferecendo insights específicos para responder demandas específicas.

Cenários setoriais

Levantamento e análise de todas as informações necessárias para a compreensão aprofundada e detalhada de determinado setor. As fontes podem incluir desde bancos de dados públicos e estudos especializados até entrevistas com formadores de opinião, pesquisas qualitativas e quantitativas e avaliação de exposição na imprensa, entre outros recursos. Após a análise aprofundada de todos esses insights, sua empresa recebe um panorama completo, contendo históricos, diagnóstico de tendências, fatos relevantes, stakeholders, riscos e conclusões.

Mapeamento de stakeholders e Mapa de relacionamentos

Pesquisa e identificação dos representantes e influenciadores que integram os públicos diretamente relacionados à atuação da empresa ou organização, os chamados stakeholders. Este universo pode incluir clientes, influenciadores, autoridades governamentais, ONGs, imprensa, consumidores, fornecedores, entidades e associações. A Fundamento Análises realiza também um mapeamento da conexão existente entre esses stakeholders, criando uma matriz de relacionamento que pode tornar mais efetivas as estratégias de Relações Públicas.

Radar 4.0 – Monitoramento e Análise de exposição na imprensa

Metodologia específica para monitoramento e análise de exposição na imprensa, apoiada por ferramentas avançadas de Inteligência Artificial para a captação de conteúdo em mais de dois milhões de fontes diferentes, entre veículos impressos, online, rádio e TV, no Brasil e na América Latina. Possibilita ao cliente o acesso a dashboards personalizados para acompanhar a evolução diária das publicações e receber alertas em tempo real para temas sensíveis e críticos. As matérias identificadas são avaliadas segundo diretrizes da Fundamento Análises, considerando critérios de visibilidade e qualificação do conteúdo. Os resultados são apresentados em relatórios interativos e que podem incluir não só a empresa e suas marcas, mas também os concorrentes.

Radar Social Listening – Monitoramento e Análise de redes sociais

Metodologia específica para monitoramento e análise de marcas, empresas e organizações nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube. Além de acompanhar em tempo real todas as informações via dashboards, disponibiliza relatórios completos com mais de 10 variáveis, englobando a classificação das postagens por sentimentos, indicação de influenciadores e detratores, segmentações customizadas e filtros diversos. Habilita ainda o acompanhamento dos perfis da empresa e interação direta com seus usuários.

Monitoramento de riscos e crises

Acompanhamento e reporte de temas sensíveis e críticos na imprensa e nas redes sociais, com alertas em tempo real, permitindo ampliar a percepção dos cenários para o enfrentamento de crises, ameaças e vulnerabilidades. A Fundamento Análises faz o acompanhamento pré, durante e pós-crise, enviando relatórios analíticos com agilidade para que a empresa ou organização tenha todas as informações necessárias para agir rápido e conter ou minimizar danos à reputação e aos negócios.

Pesquisas qualitativas e quantitativas

As pesquisas qualitativas são utilizadas quando o objetivo é mapear as motivações e preferências particulares do entrevistado em relação a determinados temas. Sua principal ferramenta são as entrevistas em profundidade, aplicadas individualmente, onde o intuito é deixar o participantes à vontade para se expressar, transmitindo impressões de maneira espontânea. Já a pesquisa quantitativa é bastante útil quando se deseja coletar fatos concretos e traduzi-los em números com validade estatística, ou seja, permite quantificar os dados para responder a uma questão específica junto ao público-alvo.

Grupos focais

Técnica de pesquisa qualitativa que permite avaliar atitudes e sentimentos em grupos de discussões moderados. Traz resultados rápidos e pode servir como facilitador ou complemento para uma base de estudos ampliados, como o Cenário Setorial.

Mensuração de reputação

Metodologia de análise e mensuração sistematizada, com 15 diferentes variáveis, para avaliar o impacto das ações de comunicação na reputação de uma empresa ou organização, gerando um índice de reputação para acompanhamento. Com apoio de ferramentas de Machine Learning e Inteligência Artificial, é customizada de acordo com as diretrizes do cliente, conferindo pesos específicos para cada parâmetro avaliado. Oferece ainda acesso em tempo real aos dados via dashboard e inclui a emissão de relatório mensal com a análise dos indicadores e recomendações.

Relatórios temáticos

Elaboração de análises específicas sobre o tema de interesse da empresa ou organização, desenvolvido sob medida para apresentar e destacar as informações mais relevantes, histórico, tendências, riscos, influenciadores e outros insights úteis para a tomada de decisão.