Marketing de Experimentação: Desvende 3 mitos dessa estratégia

Neste dia 1º de abril, mais conhecido como Dia da Mentira, o Blog do Programa Première elaborou um conteúdo exclusivo para desvendar 3 mitos sobre Marketing de Experimentação. Confira a lista a seguir:

“Marketing de Experimentação é o mesmo que Marketing Boca a Boca”

As duas estratégias podem estar relacionadas, mas não são a mesma ação. O Marketing de Experimentação tem como foco oferecer produtos ao consumidor para ele conhecer e experimentar. Já o Marketing Boca a Boca é uma estratégia que faz com que a mensagem da marca se espalhe de pessoa a pessoa. O público recomenda produtos para a própria comunidade através de indicações que podem começar pela experimentação.. 

“Marketing de Experimentação não é uma estratégia que gera muitos resultados”

Na verdade, essa estratégia tem se mostrado bastante eficiente, já que está antenada à realidade de consumo contemporâneo. Segundo uma pesquisa realizada pela Lytics para uma empresa de bens de consumo, mais de 60% dos entrevistados afirmaram que o marketing de experimentação é a melhor forma de promover um novo produto, o que mostra que essa estratégia tem potencial para gerar bons resultados.

“Marketing de Experimentação envolve muitos custos à empresa”

Diferente do modo tradicional, para implementar essa ação, não é mais necessário alugar quiosques, contratar recepcionistas ou pagar influenciadores. Hoje, é possível oferecer produtos pelo envio de kits para um público 100% direcionado, alinhado com o perfil da marca, e incentivar o compartilhamento das experiências com o produto nas redes sociais. Além dessa ação causar interesse e aspiração pela marca, ainda gera buzz digital a custos reduzidos à empresa.

Quer uma estratégia de verdade?