Gilead Sciences homenageia profissionais de saúde que lutam contra estigma do HIV na 24ª Conferência Internacional de Aids

abr 4, 2024

São Paulo, agosto de 2022 – Engajada com a luta contra o HIV, a Gilead Sciences foi uma das apoiadoras da 24ª Conferência Internacional de Aids, realizada em Montreal, no Canadá, e premiou profissionais de saúde que participam do programa internacional Me & My Healthcare Provider Campaign. A iniciativa é uma parceria com a Sociedade Internacional de AIDS (IAS) e busca promover as melhores práticas em cuidados com a saúde. 

Na ocasião, o vice-presidente de Assuntos Médicos Globais relacionados ao HIV da Gilead, Fernando Bognar, apresentou quem foram os profissionais selecionados pelos pacientes. Neste ano, os brasileiros reconhecidos foram o infectologista Demetrius Montenegro; a assistente social Nathalya Cristhine; a ginecologista Danielle Kelly, a psicóloga Dayseanne Cahú, a enfermeira Hyla Danniele Mendonça e a psicóloga Maria Helena de Oliveira Nascimento. O evento também contou com a presença da cientista Adeeba Kamarulzaman, da diretora da Sociedade Internacional de AIDS Birgit Poniatowski e Josie Presley, gerente da Fundação Bill & Melinda Gates. 

“Cuidar é muito mais do que prescrever medicamentos. Para trabalhar a adesão ao tratamento, é importante conhecer a situação social e o ambiente em que o usuário está inserido e, após ter essa informação, tentar chegar a um acordo para acomodar suas necessidades. Estudar, participar de congressos nacionais e internacionais, conhecer as principais novidades sobre HIV, não vale de nada se o infectologista não tiver empatia”, comenta Demetrius Montenegro. 

Já para Nathalya Cristhine, tudo mudou quando ela percebeu que o cuidado às pessoas com HIV/Aids não restringiria a hegemonia da doença. “Me deparei com expressões da questão social (pobreza, desemprego, falta de acesso à educação, moradia) e o impacto desses elementos sobre a adesão ao tratamento. A partir desse momento, decidi que esse seria meu compromisso ético e político: apreender de forma crítica e empática as singularidades de realidades diferentes, mas que se assemelhavam, a um contexto de violações cotidianas”. 

A campanha Me & My Healthcare Provider tem como objetivo melhorar as iniciativas de prevenção, tratamento e cuidado de qualidade a pacientes com HIV e reconhecer profissionais de saúde da linha de frente, destacados como “campeões”, que atuam no combate ao estigma, levando histórias inspiradoras para que outros profissionais também consigam fornecer serviços inclusivos e sem preconceito. No Brasil, a ONG Gestos é uma das disseminadoras das ações.

“O diferencial desse projeto é que ele alcança diversos locais desfavorecidos, com barreiras linguísticas, populações que precisam de maior apoio de saúde, educação e capacitação. Dessa forma, são desenvolvidas parcerias voltadas para comunidades que trabalham para alcançar populações carentes, oferecendo programas educacionais que melhoram a saúde e bem-estar das comunidades marginalizadas”, explica Marília Casseb, Diretora de External Affairs da Gilead.

E a Gilead já tem um longo histórico de apoio na luta contra o estigma em relação a pessoas que vivem com o HIV. No começo do ano, a empresa anunciou a disponibilização de US$ 24 milhões em financiamento para organizações que compartilham o objetivo de acabar com a epidemia de HIV a nível global. Em junho, a biofarmacêutica chegou ao primeiro lugar como o principal financiador filantrópico geral de programas relacionados ao HIV, de acordo com o Relatório dos Funders Concerned About AIDS. 

Sobre a Gilead 
A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites virais, entre outras. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos. 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br 
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This