Inteligência para Negócios

Através de suas soluções de pesquisa e levantamento de dados, a Fundamento Análises traz informações confiáveis sobre os mercados e as pessoas e produz insights para embasar as decisões empresariais de nossos clientes.

Apoiamos as empresas em todas as etapas, do planejamento à análise de resultados, com metodologias e ferramentas avançadas como Business Intelligence (BI), Inteligência Artificial (IA) e machine learning.

Portfólio

Serviços

A partir de uma estratégia personalizada oferecemos pesquisas quantitativas, entrevistas qualitativas, grupos focais, auditorias de opinião e imagem, cenários setoriais e monitoramento de redes sociais, mapeamento de stakeholders e políticas públicas, entre outros. Hoje, vários projetos já incorporam novas tecnologias de BI, IA e machine learning.

Cenários setoriais

Levantamento e análise de todas as informações necessárias para a compreensão aprofundada de determinado setor. Após a análise, sua empresa recebe um panorama completo, contendo históricos, diagnóstico de tendências, fatos relevantes, stakeholders, riscos e conclusões.

Mapeamento de stakeholders e Mapa de relacionamentos

Pesquisa e identificação dos representantes e influenciadores que integram os públicos diretamente relacionados à atuação da empresa ou organização, os stakeholders. Além disso, mapeia as conexões entre esses stakeholders para criar uma matriz de relacionamento, visando aprimorar as estratégias de Relações Públicas.

Radar 4.0 – Monitoramento e Análise de exposição na imprensa

Metodologia para monitoramento e análise de exposição na imprensa, apoiada por ferramentas avançadas de Inteligência Artificial. Capta mais de dois milhões de fontes diferentes, entre veículos impressos, online, rádio e TV, no Brasil e na América Latina. Os resultados geram dashboards e relatórios com métricas, considerando critérios de visibilidade e qualificação do conteúdo.

Radar Social Listening – Monitoramento e Análise de redes sociais

Metodologia para monitoramento em tempo real de marcas, empresas e organizações nas principais redes sociais. Fornece dashboards e relatórios detalhados com mais de 10 variáveis, incluindo classificação de postagens por sentimentos, identificação de influenciadores e detratores e segmentações personalizadas. Habilita ainda o acompanhamento dos perfis da empresa e interação direta com seus usuários.

Monitoramento de riscos e crises

Acompanhamento de temas sensíveis e críticos na imprensa e redes sociais, com alertas em tempo real, para ajudar na identificação de crises, ameaças e vulnerabilidades. A Fundamento Análises oferece suporte desde a fase pré-crise até o pós-crise, fornecendo relatórios analíticos ágeis para permitir ações rápidas e mitigação de danos à reputação e negócios da empresa.

U

Pesquisas qualitativas e quantitativas

As pesquisas qualitativas são utilizadas para compreender as motivações e preferências individuais dos entrevistados sobre temas específicos. Elas se baseiam principalmente em entrevistas em profundidade, conduzidas individualmente.

As pesquisas quantitativas são úteis quando se deseja coletar fatos concretos e traduzi-los em números com validade estatística.

Grupos focais

Técnica de pesquisa qualitativa que permite avaliar atitudes e sentimentos em grupos de discussões moderados. Traz resultados rápidos e pode servir como facilitador ou complemento para uma base de estudos ampliados, como o Cenário Setorial.

Mensuração de reputação

Metodologia de análise e mensuração sistematizada, com 15 diferentes variáveis, para avaliar o impacto das ações de comunicação de uma empresa ou organização, gerando um índice de reputação. Com apoio de ferramentas de Machine Learning e Inteligência Artificial, é customizada para cada cliente. Oferece acesso em tempo real aos dados via dashboard e emite relatório mensal com análise dos indicadores e recomendações.

Relatórios temáticos

Elaboração de análises específicas sobre o tema de interesse da empresa ou organização, desenvolvido sob medida para apresentar e destacar as informações mais relevantes, histórico, tendências, riscos, influenciadores e outros insights úteis para a tomada de decisão.

Conheça também nossas soluções da Fundamento RP e Fundamento Marketing .

A Fundamento Grupo de Comunicação

A Fundamento Grupo de Comunicação é pioneira no mercado por integrar performance, autoridade digital e reputação corporativa em uma única agência.
Nosso time é composto por talentos multidisciplinares e marcas especializadas: Marketing, RP, Análises e Studio.
Com uma forte cultura inovadora, desenvolvemos uma metodologia própria, baseada nos princípios do Ágil. Focamos no objetivo de negócios dos clientes para traçar metas concretas e resultados mensuráveis, utilizando OKRs como guia.

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Obtenha insights valiosos para impulsionar seu negócio

A partir de uma estratégia personalizada, oferecemos pesquisas quantitativas, entrevistas qualitativas, grupos focais, auditorias de opinião e imagem, cenários setoriais, auditoria de imagem, monitoramento de redes sociais, mapeamento de stakeholders e políticas públicas, entre outros.

Conheça nosso trabalho

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DESAFIO
Avaliar o nível de satisfação dos clientes da concessão Águas Cuiabá, considerando interações Ominichannel e validade estatística para o público-alvo da região.

SOLUÇÃO
Realização de pesquisa quantitativa com 2.151 clientes da concessão Águas Cuiabá, mediante questionário estruturado, com aplicação de entrevistas por telefone e e-mail.

IMPACTO
Além de atender a diretrizes da agência reguladora para a concessão, o levantamento permitiu à empresa avaliar a qualidade do atendimento nos diversos canais de contatos com os clientes, auxiliando o planejamento de melhorias e novos procedimentos demandados pela pandemia.

 

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DESAFIO
Levantamento e abertura de relacionamento com stakeholders na América Latina que pudessem apoiar a introdução e expansão do programa Novartis Access, que tem como objetivo prover acesso a medicamentos para populações desatendidas na região.

SOLUÇÃO
Mapeamento de stakeholders estratégicos entre ONGs, autoridades, médicos, entidades e influenciadores, incluindo perfil, histórico, área de influência e sinergia com o programa. Foram identificados e contatados stakeholders nos países demandados pelo estágio do projeto: Paraguai, Bolívia, El Salvador e Guatemala.

IMPACTO
Abertura de relacionamento com stakeholders essenciais para o Novartis Access na América Latina, possibilitando a identificação de novos parceiros e engajando influenciadores regionais.

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DESAFIO
Avaliar a reputação da INTERFARMA, entidade setorial com 30 anos de atividades e que representa as empresas e pesquisadores nacionais e estrangeiros responsáveis pela inovação em saúde no Brasil. Suas associadas respondem por pelo menos metade do mercado farmacêutico no país há pelo menos 10 anos, atingindo mais de 50% do faturamento.

SOLUÇÃO
Pesquisa de reputação com entrevistas em profundidade com 62 stakeholders definidos pela INTERFARMA, incluindo autoridades de alto escalão, parlamentares, ex-ministros, agência reguladora, jornalistas, pesquisadores e médicos. Dada a natureza sensível do tema e a qualificação dos entrevistados, o projeto contemplou a alocação de secretaria exclusiva para agendamento e pesquisadores qualificados da Fundamento Análises alocados em São Paulo e Brasília.

IMPACTO
As informações obtidas, apresentadas em formato de relatório analítico aprofundado, possibilitou à INTERFARMA validar os resultados do planejamento de comunicação e posicionamento realizados nos últimos anos, além de oferecer importantes elementos para o planejamento da nova gestão que assumia na ocasião.

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DESAFIO
Identificar elementos que permitissem desenvolver soluções para ampliar o engajamento e a fidelização de alguns dos maiores clientes do Sistema Etapa, elencados entre os mais relevantes e significativos estabelecimentos de ensino do país.

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa em formato de auditoria de opinião, com a realização de 18 entrevistas em profundidade com diretores, mantenedores e gestores escolares, entre os clientes mais representativos indicados pelo Sistema Etapa.

IMPACTO
De posse dos resultados, apresentados em formato de relatório analítico aprofundado, o Sistema Etapa pode desenvolver novas estratégias de relacionamento e engajamento, além de identificar pontos fortes atrelados à sua imagem, relevantes para o planejamento de negócios como um todo.

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DESAFIO
Avaliar a presença e influência de três mitos do setor agropecuário, relativos a defensivos agrícolas, na mídia brasileira, envolvendo veículos especializados e nacionais.

SOLUÇÃO
Análise comparativa de exposição na imprensa, envolvendo a identificação, classificação e avaliação de mais de 1.500 matérias publicadas no período solicitado pela Andef e em veículos considerados relevantes pela entidade, onde estavam presentes os três mitos apontados. O relatório analítico considerou critérios como presença na imprensa, favorabilidade e influenciadores.

IMPACTO
Os resultados embasaram um planejamento de comunicação da Andef não só para corrigir eventuais equívocos ainda existentes, mas também para possibilitar uma aproximação com os stakeholders favoráveis, alcançando objetivos de imagem do setor e relacionamento.

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DESAFIO
Identificar novos nichos de oportunidade para posicionamento da marca nos mercados-alvo dos produtos.

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa, por meio de auditoria de opinião com consumidores. Entrevista com 144 consumidores sobre tratamentos estéticos faciais, incluindo não só a percepção da marca Merz, mas de seus principais concorrentes.

IMPACTO
Os resultados permitiram à Merz a visualização dos principais atributos valorizados pelos clientes e o posicionamento dos concorrentes, além de indicar áreas de oportunidade para trabalhar a comunicação da marca.

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DESAFIO
Desenvolver conteúdo especializado que abrangesse os principais dados do setor de animais de companhia, compondo uma referência para associados, jornalistas e público em geral.

SOLUÇÃO
Cenário setorial, com a pesquisa, análise e compilação de dados provenientes de diferentes fontes, inclusive estudos proprietários da Comac. O conteúdo final foi apresentado em publicação com design gráfico especial, elaborado pela Fundamento Studio para rápida e eficiente visualização e localização de dados.

IMPACTO
Amplamente divulgada na imprensa e nos canais de comunidade da entidade com associados e com o público em geral, a publicação é referência para quem busca dados confiáveis e organizados do setor de animais de companhia no Brasil.

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DESAFIO
Avaliar o papel e o impacto dos investimentos da União Europeia em Pesquisa e Desenvolvimento na área de doenças negligenciadas, realizados com o intuito de melhorar a saúde da população em países de baixa e média renda.

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade com 15 especialistas seniores no Brasil relacionados a pesquisas financiadas pelo capital europeu.

IMPACTO
Os resultados, apresentados em relatório analítico, indicaram tendências e percepções que garantiram à Comissão Europeia mais subsídios para gerenciar a política de investimentos neste setor no país.

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DESAFIO
Apurar percepções de formadores de opinião brasileiros sobre inovação e propriedade intelectual

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade com 17 especialistas, selecionados entre os mais influentes no tema no país.

IMPACTO
Os resultados, apresentados em formato de relatório analítico, forneceram insights estratégicos para um estudo global, vinculado com a publicação do Painel de Alto Nível para Acesso a Medicamentos da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas.

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DESAFIO
Avaliar a reputação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica entre seus principais stakeholders.

SOLUÇÃO
Metodologia combinada de pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, com a realização de 53 entrevistas em profundidade e aplicação de questionários estruturados a 198 respondentes, todos selecionados entre os mais relevantes stakeholders do setor elétrico,

IMPACTO
Os resultados forneceram subsídios para que a entidade identificasse a relevância do seu papel no setor elétrico e agregasse os insights a seu plano estratégico de posicionamento.

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DESAFIO
Avaliar a imagem, nível de conhecimento sobre a atuação e a relevância dos profissionais de relações governamentais entre stakeholders do setor empresarial.

SOLUÇÃO
Pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade com 71 executivos de alto nível hierárquico em empresas de grande porte

IMPACTO
Os resultados, apresentados em relatório analítico, apontaram importantes insights sobre o papel dos profissionais de relações governamentais e tiveram ainda ampla repercussão na mídia, contribuindo para posicionar a entidade como fonte de conteúdo relevante sobre o segmento.

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DESAFIO
Compreender as tendências e impactos para o setor de Óleo e Gás após a eleição presidencial de 2018, considerando fatores políticos, econômicos e sociais.

SOLUÇÃO
Cenário setorial que abordou as principais vertentes políticas, econômicas e setoriais em Óleo e Gás, em nível nacional e estadual, após as eleições, com destaque para cinco Estados prioritários para a empresa, onde estão localizadas as maiores reservas e operações petrolíferas do Brasil.

IMPACTO
Os insights e tendências obtidos pelo cenário setorial elaborado pela Fundamento Análises permitiram à Wintershall avaliar possíveis cenários para o setor após as eleições, direcionando estratégias de relacionamento institucional e negócios no Brasil.

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DESAFIO
Identificação e abertura de relacionamento com Organizações Não Governamentais, avaliando seu potencial e interesse para compor futuras parcerias com o Instituto The Gardener, entidade criada pela empresa para apoiar projetos sociais e sustentáveis.

SOLUÇÃO
Mapeamento de stakeholders, com identificação das 50 ONGs mais relevantes em quatro áreas determinadas pelo Instituto The Gardener: defesa/adoção de animais, reciclagem e destinação correta de lixos/resíduos, recursos hídricos (poluição, disponibilização de água potável) e atitudes cidadãs (ações solidárias, empoderamento e autoestima, melhorias comunitárias e inserção de jovens no ambiente profissional).

IMPACTO
O resultado final permitiu à Skala selecionar os parceiros com maior afinidade com as áreas de atuação, com o objetivo de apoiar projetos com verdadeiro impacto positivo na sociedade.

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Na Trilha da COP 28

Na Trilha da COP 28

A Fundamento Análises realizou uma pesquisa inédita: “Na Trilha da COP 28”. Essa iniciativa exclusiva buscou entender como as empresas sediadas no Brasil estavam respondendo às demandas urgentes de sustentabilidade em suas operações e, em especial, se pretendiam participar de alguma forma dos debates da Conferência das Partes (COP 28) em Dubai.

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Depoimentos

Sempre disposta a ajudar-nos no que for preciso, a Fundamento foi e é uma parte importante da modernização e do crescimento da Braile. Foi uma parceria de sucesso durante 2 anos e temos muitos mais pela frente!

Carla Danielian
Analista de Marketing

Na Mölnlycke, entendemos que num mercado competitivo e em constante evolução, reconhecemos a importância crucial de uma comunicação eficaz e assertiva. É por estas razões que valorizamos muito parceiros como a Fundamento, que ao longo da nossa parceria tem conseguido construir uma excelente relação, alinhada com os nossos objectivos, valores e metas. Agradecemos sinceramente a colaboração contínua e o apoio mútuo.

Fernando Buffulin
Gerente de Marketing Latam Mölnlycke Brasil

Para nós, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, é muito importante que nossos fornecedores estejam conectados à causa da primeira infância. E a Fundamento não só está conectada, como está na linha de frente de um dos nossos principais objetivos, que é fortalecer a compreensão da sociedade sobre o impacto das experiências da primeira infância. Ter uma agência rigorosa, comprometida e ágil faz toda a diferença na comunicação de uma causa que transforma a vida das nossas crianças e, consequentemente, da sociedade como um todo.

Paula Perim
Directora de Comunicação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Já tivemos a oportunidade de trabalhar com a Fundamento em vários projectos, alguns dos quais ainda estão em curso.
A equipa da Fundamento tem sido profissional, ágil e proactiva, dedicada à colaboração e empenhada nos resultados. A experiência tem sido muito positiva.

Patrícia B. de Carvalho
Gerente de Comunicação da IFC - Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

A Gilead e a Fundamento trabalham juntas há anos e a parceria e a coesão na forma de trabalhar, a troca de idéias, o comprometimento e o respeito mútuo têm gerado resultados tangíveis para ambas as partes.
Neste sentido, temos tido uma forte e constante penetração nos media, com a divulgação de materiais valiosos que geram notoriedade e credibilidade para a empresa. Outra linha importante de trabalho conjunto são os projectos especiais, que também nos dão muita satisfação. A nossa relação de confiança é algo de que me orgulho muito.

Marília Casseb
Diretora de Assuntos Externos, Gilead Sciences Brasil

Como sua marca pode ter insights estratégicos para o negócio?