15ª Pesquisa da Citigate Dewe Rogerson reafirma relevância do ESG

jun 20, 2024 | Análises, Blog, RP

Os debates sobre ESG seguem em alta na mídia, refletindo a crescente importância desses temas. A Citigate Dewe Rogerson, uma consultoria global de comunicação estratégica e parceira da Fundamento Grupo de Comunicação, realiza anualmente uma pesquisa focada em meio ambiente e governança. Este estudo é repleto de insights valiosos, destacando a relevância contínua de abordar essas questões e influenciando a sociedade a dar a devida atenção a esses assuntos.

Esta 15ª edição da pesquisa avaliou diversos entrevistados e concluiu que 61% deles estão empenhados em alcançar suas metas de ESG, enquanto 24% afirmaram estar parcialmente dentro do objetivo estabelecido. Em resumo, a avaliação da Citigate Dewe Rogerson concluiu que as empresas continuam comprometidas com esse tema, assim como nos últimos anos.

Os níveis de envolvimento e comprometimento com o tema permanecem sólidos. A maioria dos entrevistados (64%) informou ter um comitê de sustentabilidade em suas organizações, um aumento em relação aos 58% do ano passado. Afinal, focar no que realmente importa nunca sai de moda.

 

A comunicação é uma aliada do ESG

A comunicação precisa caminhar junto às práticas de ESG. Com isso, é possível direcionar o olhar dos parceiros e consumidores para impactá-los de maneira positiva sobre as atividades realizadas pelas organizações. Mostrar-se engajado sobre governança, sustentabilidade e transparência, também é uma maneira de atrair novos leads que buscam se conectar com marcas socialmente responsáveis.

Segundo pesquisa realizada pela PwC, 57% dos entrevistados informaram que as empresas deveriam promover mais as questões ambientais. Enquanto isso, os outros 48% pensam o mesmo em relação às pautas sociais e sobre as questões de governança.

Para destacar essas práticas, é fundamental uma comunicação estratégica e coerente, que agregue valor à organização, aumentando sua competitividade e transparência. Essa abordagem faz com que os consumidores percebam as iniciativas implementadas nas empresas, apoiem-nas e compreendam os impactos positivos à imagem e sua reputação.

 

Tenha uma equipe de comunicação focada em ESG

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) divulgou um estudo que avaliou 79 organizações entrevistadas. Todas com papel estratégico de comunicação focada em pautas de ESG. Segundo os dados, as áreas de comunicação estão presentes em 100% dos comitês responsáveis por sustentabilidade, governança e transparência nas empresas que possuem essa estrutura.

Através de um time de comunicação especializado, as organizações podem se tornar transparentes em suas intenções reais e demonstrar como estão alinhadas com os conceitos de ESG. Isso não só fortalece a reputação e a imagem corporativa, mas também assegura que os fornecedores e consumidores compreendam e apoiem as iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social das empresas.

 

Os dados da 15ª Pesquisa da Citigate se comprovam

O mesmo estudo da Aberje, destacou que 95% dos participantes acreditam que o foco e as ações em ESG devem aumentar nos próximos anos. Conforme vimos na pesquisa realizada pela Citigate, o interesse no tema cresce a cada ano.

Assim, tanto a 15ª edição da pesquisa da Citigate Dewe Rogerson quanto o estudo da Aberje indicam um compromisso crescente e uma evolução contínua no campo de ESG, reforçando que a responsabilidade e a sustentabilidade estão cada vez mais enraizadas nas estratégias empresariais.

A comunicação também desempenha um papel fundamental na formação e implementação das estratégias de ESG, mantendo essa pauta ativa e em destaque na sociedade e mídia. Esses propósitos continuam a crescer, refletindo a importância da comunicação em dar voz às organizações comprometidas com esses princípios.

Se sua empresa busca um time especializado em comunicação corporativa para fortalecer sua estratégia de ESG, entre em contato conosco. Nosso time garante que suas iniciativas sejam divulgadas de forma eficaz e transparente, alinhando sua organização aos padrões de sustentabilidade e responsabilidade social.

Compartilhe este conteúdo

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Leia também

Realidade Estendida em Publicidade e Marketing

Realidade Estendida em Publicidade e Marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a Realidade Estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...