Todos juntos pela educação, arte e cultura. Esse é o principal objetivo do projeto Il Cannone Giramondo que rodou o mundo para colecionar assinatura de grandes violinistas convidados a abraçar a causa do Instituto Baccarelli. A parceria entre a instituição e a família Amorim começou em 2021, quando a cópia foi feita no próprio atelier. O projeto foi lançado em maio de 2021 e o leilão foi aberto no dia 10 de outubro, sendo encerrado dia 24 de outubro na Tarisio Berlim
O exemplar é cópia do Il Cannone feito por Guarneri ‘del Gesù’, em 1743, propriedade de Niccolò Paganini (1782-1840). Instrumento histórico, o violino viajante arrecadará fundos para a apoiar todo o trabalho realizado pelo Instituto Baccarelli na favela de Heliópolis. A cópia foi feita por Luiz Amorim e, pela primeira vez, reune alguns dos violinistas mais famosos da atualidade para um projeto especial.
O violino original de Guarneri ‘del Gesú’ hoje é exibido na Prefeitura de Gênova, cumprindo os desejos de Paganini – ser preservado para sempre. A solidariedade dos artistas envolvidos com o ‘Cannone Giramondo’ traz Francesca Dego como embaixadora da iniciativa, sendo a primeira a assinar dentro do violino. “Eu nunca tive em minhas mãos uma única parte de um violino original. Lembro com emoção a leveza do fundo do ‘Cannone Giramondo’ em minhas mãos, uma fina e elegante placa de madeira pronta para receber minha assinatura. Desde aquele momento tenho sido seguida por muitos colegas, muitos dos quais sei que ficaram igualmente entusiasmados: o projeto beneficente, de enorme importância, principalmente em um momento difícil como este, e a consciência de trazer esperança com meios especiais me dão arrepios.” comenta a artista.
Após a assinatura de Dego foram adicionados os de Aleksey Igudesman, Anastasiya Petryshak, Augustin Hadelich, Boris Brovtsyn, Daniel Hope, David Carpenter, David Garret, Elly Suh, Emanuelle Baldini, Esther Abrami, Fabrizio von Arx, Frank Peter Zimmermann, Giuseppe Gibboni, Ilya Gringolts, Joshua Bell, Julia Fisher, Lauren Carpenter, Maxim Vengerov, Philippe Quint, Ray Chen, Roman Simovic, Salvatore Accardo, Schlomo Mintz, Sean Carpenter, Stefan Milenkovich e Xiaoming Wang. Você pode assistir aqui como foi o momento de cada um com o Cannone.
No dia 22 de maio, Francesca Dego esteve em Gênova, como convidada dos “Amici di Paganini” para tocar o exemplar e torná-lo conhecido na cidade onde se encontra o original. O concerto especial promovido pela Amorim Fine Violins e Amici di Paganini foi realizado no Palazzo Tursi, logo ao lado da sala onde se encontra o Cannone original de ‘del Gesù’.
“É muito gratificante ver uma parceria como essa. O tempo todo dizemos que a música é uma importante ferramenta de transformação social e ver esse grande projeto acontecer só prova que estamos no caminho certo. Receber essa doação será mais uma ajuda primordial para a manutenção das nossas atividades e reforçar o apoio que damos a todos os atendidos pelo Instituto Baccarelli.”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli.
O violino viajou o mundo e agora carrega as assinaturas e o apoio de 27 importantes violinistas. Pronto para ser leiloado, o valor total do instrumento, incluindo o Buyer’s Premium Tarisio, será doado ao Instituto Baccarelli para mudar a vida de mais de 1200 crianças.
Para saber mais sobre os lances do leilão, clique aqui.
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Foi responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 25 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.
Para mais informações, acesse o site do Instituto Baccarelli.
Sobre a Amorim Fine Violins
A Amorim Fine Violins é uma empresa familiar, tal como as oficinas de Stradivari e Guarneri. Fundada em 2001 pelo renomado luthier Luiz Amorim e sua esposa, Betina Schreiner, eles trazem sua experiência em artes plásticas para o campo de fabricação de violinos. Por mais de dez anos, seus filhos Luan e Gaian ingressaram na empresa trazendo força para torná-la uma das mais inovadoras e de rápido crescimento no ramo de violino. Amorim Fine Violins é referência em Cremona; sua missão é fornecer aos músicos instrumentos para que eles possam se expressar de forma única. A empresa atende os profissionais mais exigentes, comprometida em entregar instrumentos finos e serviços, sempre com foco na ética, qualidade e comprometimento.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Instituto Baccarelli — (11) 3506-4611 | comunicacao@institutobaccarelli.org.br / imprensa@institutobaccarelli.org.br
Carlos Vinicius Amorim — 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br
Kelly Ortiz — 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br
Fundamento RP — 11 91003-1294