Gilead Sciences anuncia US$ 3 milhões em programa de bolsas para fortalecer a resposta ao HIV na América Latina e Caribe

abr 4, 2024

São Paulo, Julho de 2023 — Gilead Sciences, Inc. anunciou nesta quarta-feira (12) uma nova oportunidade de um recurso no valor de US$3 milhões para reduzir o estigma relacionado ao HIV e aumentar a resposta a este em toda a América Latina e Caribe. Zeroing In: Acabando com a Epidemia de HIV na América Latina e Caribe irá apoiar organizações que oferecem serviços inovadores de prevenção, tratamento, assistência e apoio relacionados ao HIV para as comunidades mais afetadas.

“Para acabar com a epidemia de HIV na América Latina e Caribe, precisamos enfrentar o estigma e a discriminação que podem levar a novas infecções pelo HIV, além de diagnósticos e vinculação tardios, impedindo o acesso a estratégias de prevenção – especialmente entre comunidades marginalizadas”, disse Alex Kalomparis, Vice-Presidente Sênior, Assuntos Públicos, Gilead Sciences. “A Gilead se orgulha de formar parcerias com organizações na região para ajudar a fornecer serviços livres de estigma e de alta qualidade na prevenção e no tratamento do HIV ao máximo de pessoas possível.”

O acesso inadequado à prevenção, tratamento e assistência relacionados ao HIV prejudica a resposta a este em toda a América Latina e Caribe. Na América Latina, a incidência de HIV está aumentando: entre 2010 e 2021, novas infecções pelo HIV aumentaram em 5% na região, em comparação com um declínio global de 32%, de acordo com os dados do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS). No Caribe, a resposta ao HIV melhorou significativamente desde 2010, mas a região tem a prevalência de HIV mais alta de qualquer região fora da África Subsaariana. Os dados mostram que a vasta maioria das novas infecções pelo HIV na América Latina e Caribe ocorrem entre populações que enfrentam considerável estigma e discriminação, incluindo homens que praticam sexo com homens, mulheres transgênero, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e seus parceiros sexuais[1]

Zeroing In: Acabando com a Epidemia de HIV na América Latina e Caribe é exclusivamente aberto a organizações não governamentais com sede na América Latina e no Caribe que estão registradas com status de instituição beneficente para receber fundos dos EUA/i[2]nternacionais. As inscrições serão aceitas até 11:59pm (PT)/03:59 (BRT) de 15 de setembro de 2023 e podem ser enviadas em inglês, espanhol e português. Os projetos devem priorizar as populações mais afetadas pelo HIV (por ex., homens que praticam sexo com homens, mulheres transgênero, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e seus parceiros sexuais, população idosa, indígena ou migrante), basear-se em necessidades locais e alinhar-se com uma ou mais das três áreas de foco a seguir:

  • Programas de HIV abrangentes e inovadores – incluindo projetos para integrar o HIV ao atendimento primário; oferecer programas inovadores de triagem, conexão com assistência, retenção ou prevenção; ou dar suporte a inovações em saúde digital, incluindo ferramentas para avançar a educação em saúde digital ou educação/comunicação para populações prioritárias. 
  • Serviços de apoio de afirmação cultural e social – incluindo serviços de saúde que melhor suportam o acesso ao tratamento e prevenção do HIV (por ex. serviços de saúde mental, de redução de danos); serviços de afirmação cultural que quebram barreiras entre comunidades estigmatizadas e prestadores de serviços; e programas que fornecem maior apoio social para combater o isolamento e encorajar a retenção no tratamento. 
  • Extensão e educação comunitária – incluindo educação baseada em evidência e esforços de conscientização fornecidos juntamente com serviços de testes e/ou conexão com assistência; programas e campanhas para reduzir o estigma e a discriminação; treinamento em advocacy para pessoas que vivem com HIV no intuito de respaldar políticas que aumentam o acesso à educação, prevenção e tratamento relacionados ao HIV; e engajamento com formuladores de políticas locais para melhorar o entendimento da epidemia de HIV.

Esse novo recurso se acrescenta aos US$24 milhões que a Gilead investiu anteriormente por meio de seu programa de referência Zeroing In desde 2022, que está apoiando organizações em todo o mundo, inclusive na América Latina e Caribe, para reduzir as disparidades na saúde, melhorar o acesso à saúde de qualidade, avançar a educação médica e apoiar comunidades locais. Para informações sobre como se inscrever no programa de bolsas da Gilead Zeroing In: Acabando com a Epidemia de HIV na América Latina e Caribe, visite o site. 

Sobre a Gilead Sciences
A Gilead Sciences, Inc. é uma empresa biofarmacêutica que tem buscado e atingido avanços na medicina há mais de três décadas, com a meta de criar um mundo mais saudável para todas as pessoas. A empresa está comprometida com o avanço de medicamentos inovadores para prevenir e tratar doenças de ameaça à vida, incluindo HIV, hepatite viral, COVID-19 e câncer. A Gilead opera em mais de 35 países em todo o mundo, com sede em Foster City, Califórnia.

Há mais de 30 anos, a Gilead tem sido uma inovadora líder no campo do HIV, impulsionando avanços na pesquisa de tratamento, prevenção e cura. Atualmente, milhões de pessoas que vivem com HIV em todo o mundo recebem terapia antirretroviral fornecida pela Gilead ou um dos parceiros de fabricação da empresa

A GILEAD, o logo da GILEAD e o Zeroing In são marcas registradas da Gilead Sciences, Inc. Todas as outras marcas registradas pertencem a seus respectivos proprietários.

Para mais informações sobre a Gilead, visite o site da empresa, siga a Gilead no Twitter (@Gilead Sciences) ou ligue para Assuntos Públicos da Gilead no número 1-800-GILEAD-5 ou 1-650-574-3000.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Nathalia Alcoba – 11 91003-1294 | imprensa1@fundamento.com.br
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This