São Paulo, julho de 2023 – A Campanha “Julho Amarelo” marca o mês da luta contra as Hepatites Virais e tem como objetivo reforçar ações de vigilância, prevenção e controle da doença. Somando esforços para aumentar os diagnósticos, a Gilead Sciences Brasil produziu conteúdos informativos nas redes sociais do “Hepatite C Fala com Você e convocou alguns influenciadores para incentivarem a campanha “Faça o teste mesmo sem sintomas: uma gota que pode salvar sua vida” e propagar a importância da testagem e o diagnóstico mesmo entre pessoas sem sintomas.
Entre alguns dos participantes de destaque estão o infectologista Vinicius Borges, o cantor Nando Reis, o Médico Pesquisador da FMUSP Dr. Rico Vasconcelos e o Infectologista e influencer Dr. Álvaro Costa. Até o momento, mais de 60 mil pessoas foram impactadas com as publicações.
“As redes sociais são canais de extrema relevância para levar o tema a pessoas que não estão familiarizadas com patologias. Nossas ações e a promoção da nossa campanha por influenciadores e especialistas, nos permitem criar informações relevantes e gerar awareness sobre doenças, como a hepatite C que é silenciosa e assola muitas pessoas”, afirma Luana Kulesza, diretora de marketing da Gilead Brasil.
Além disso, foram promovidas ações com Sociedades Médicas, com a disponibilização de banners em sites convocando os internautas a se testarem. A empresa também terá campanha na sede da Gilead em São Paulo, o Condomínio Golden Tower, para aumentar a conscientização e a importância do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, e ações como a adesivação de catracas, cancelas de estacionamento e distribuição de folhetos.
O diagnóstico preciso e precoce é essencial para que todos consigam um tratamento adequado. Aproximadamente 60% a 85% dos casos se tornam crônicos e, em média, 20% evoluem para cirrose ao longo do tempo. Essas complicações são diminuídas consideravelmente com o diagnóstico.
“Quanto mais pessoas conhecerem sobre a hepatite C, mais fácil será controlar a doença no país. A hepatite C também pode ser diagnosticada em exames de sangue de rotina. Quem testa positivo recebe as orientações dos profissionais de saúde sobre o tratamento e, se o teste der negativo, é só continuar seguindo as medidas preventivas. Algumas populações precisam ter uma atenção especial para a testagem, chamados grupos prioritários. Como uma biofarmacêutica que há 10 anos vem revolucionando o tratamento das hepatites virais, a Gilead compreende a relevância de ações como essa para eliminar as hepatites até 2030”, afirma Eric Basseti, médico gastroenterologista e Diretor Médico Associado da Gilead Sciences.
Agindo de maneira silenciosa, os sintomas podem prejudicar a qualidade de vida das pessoas infectadas. Por conta das características da doença, os casos avançados podem ser evitados com o teste rápido de anti-HCV. O resultado fica pronto em poucos minutos. Prático, seguro e eficaz, o exame anti-HCV precisa de uma gotinha de sangue para identificar a presença ou não de infecção pelo vírus da hepatite C (HCV). Apesar da gratuidade e da facilidade de realizar o teste, pessoas que possivelmente têm a doença desconhecem portá-la.
Sobre a Gilead
A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids e hepatites virais. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos. Em 2022, a empresa incorporou em seu porriólio no Brasil terapias voltadas para o tratamento de doenças oncológicas e hematológicas.
Saiba mais no site da Gilead.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Nathalia Alcoba – 11 91003-1294 | imprensa1@fundamento.com.br
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br