O trabalho de relações públicas (RP) consiste em cuidar da comunicação externa estratégica de uma empresa ou instituição. Ou seja, montar e acionar estratégias para uma melhor comunicação com clientes e sociedade. É importante que o foco desse trabalho esteja na comunicação digital e uma equipe qualificada, com especialistas em assessoria de imprensa, relações públicas e marketing digital, é essencial para construção de reputação e autoridade. A autoridade digital de uma marca gera confiança, cria diferenciação e fideliza clientes.
Dicas de como uma equipe de RP pode alavancar a reputação dos seus negócios:
1) Criação de conteúdo por especialistas em comunicação
Press releases, posts para redes sociais, artigos, notas, convites para eventos, textos para blog etc. São infinitas as possibilidades do que pode ser criado pela equipe de assessoria de imprensa e de marketing digital. Ter artigos assinados por executivos da sua empresa em veículos importantes do setor, por exemplo, é uma ótima forma de criar autoridade.
Site e redes sociais com informações completas e de fácil acesso sobre a empresa são essenciais para causar uma boa impressão nos clientes. Profissionais de marketing tem o conhecimento para compilar as principais informações sobre sua empresa e posicioná-las corretamente, produzir artigos para blogs e trabalhar com SEO, otimizando o desempenho do domínio em ferramentas de pesquisa como o Google.
2) Presença em veículos tradicionais de comunicação
Aparecer em veículos de comunicação relevantes para o público da sua empresa é essencial. Além de reputação gerada pela imprensa, é um canal de comunicação com um público amplo, criando oportunidades de captar clientes e parcerias comerciais. Além dos principais veículos de comunicação do país, veículos segmentados são importantes para atingir o público interessado no setor de atuação do seu negócio.
Esse tipo de exposição, seja através de uma citação positiva, entrevista ou publicação de artigo, confere autoridade para a empresa. Pensando em conversão de vendas, existem veículos com sessões de recomendação de produtos e aí entra a assessoria de imprensa que identifica oportunidades, enviando o produto com press kit para os jornalistas previamente selecionados.
3) Análise de imagem e concorrência
A assessoria de imprensa envia relatórios de notícias periodicamente para o cliente. A pesquisa por notícias, pode cobrir, além das citações ao próprio cliente, questões de mercado e concorrência. A partir desses relatórios, a assessoria faz uma análise sobre a presença da empresa na mídia e encontra oportunidades de exposição a serem exploradas.
4) Antecipação e gerenciamento de crise
O monitoramento citado no tópico anterior é essencial para entender como o cliente está sendo exposto na mídia e antecipar potenciais crises. Porém, por mais que sejam tomadas precauções, nem todas as crises são evitáveis.
Em situações de crise, é a equipe de relações públicas que monitora publicações, produz relatórios, escreve e divulga notas para imprensa, analisa a compra de espaços publicitários para comunicados e toma outras ações de contingenciamento necessárias. No caso da equipe de marketing digital, o mesmo tipo de trabalho pode ser feito, adaptando para a realidade das redes sociais.
5) Desenvolvimento e divulgação de pesquisas proprietárias:
Ao desenvolver pesquisa em temas relacionados ao seu segmento de atuação, a empresa mostra que tem conhecimento do mercado e embasamento para tomar decisões de negócios. A equipe de RP pode analisar e sugerir temas em alta ou temas em que falta informação relevante para auxiliar na decisão do tema da pesquisa.
Além disso, dados de pesquisas são conteúdos ricos para a imprensa, gerando exposição positiva da marca em veículos de comunicação ao serem trabalhados com estratégia pela equipe de assessoria de imprensa.
Algumas agências realizam as pesquisas através de equipe própria, como é caso da Fundamento Grupo de Comunicação que, além de oferecer serviços de relações públicas e marketing, possui um braço especializado em inteligência de mercado e análises.
6) Participação em prêmios e rankings
O trabalho da equipe de RP ainda pode incluir a busca por prêmios e rankings em que o cliente possa se inscrever, além da produção de textos e preenchimento de formulários necessários para participação.
Receber reconhecimento vindo de premiações confere autoridade e cria uma relação de maior confiança do cliente em relação aos processos e resultados da empresa. Outra vantagem é poder desdobrar o reconhecimento em pautas a serem oferecidas para a imprensa, dependendo da relevância do prêmio ou ranking.
Na Fundamento Grupo de Comunicação, profissionais especializados em relações públicas estão prontos para auxiliar o crescimento e a reputação do seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.