Social Listening: seus clientes estão falando, mas sua empresa está ouvindo?

set 24, 2021

Pense rápido e responda: quantas vezes você acessou o facebook para postar uma reclamação ou um elogio sobre um produto ou serviço, e marcou a empresa? Quantas vezes postou fotos no Instagram daquele restaurante incrível ou stories contando boas e más experiências do seu dia a dia? Algumas? Muitas? Milhares?

Certamente, ao fazer isso, apostou na combinação mobilidade, alcance e velocidade de repercussão imediata para divulgar seu conteúdo, certo? É o que os seus clientes atuais e potenciais fazem também. De acordo com o relatório Digital 2021, quase 99% dos usuários recorrem ao celular para acessar as redes sociais e quase metade deles, 45%, já passaram por lá para pesquisar algo que gostariam de adquirir. Os números são tão superlativos que parecem até obra de ficção. A cada minuto, os 4,2 bilhões de usuários das redes sociais – ou 53% da população global – postam mais de 347 mil stories no Instagram, fazem o upload de 500 horas de vídeo no YouTube ou 147 mil imagens no facebook e trocam 41 milhões de mensagens pelo WhatsApp.

O processo de Social Listening – ou escuta social, em tradução livre – é o que ajuda as empresas a filtrarem nesse intenso universo de conversações o que é estratégico para seu negócio.

Mais do que apenas monitorar de forma sistemática o que se fala sobre a marca ou produto no ambiente online, a ideia é usar tecnologias como a Inteligência Artificial a favor da capacidade analítica e ir além, agregando a análise de dados, denominada de Business Analytics, para descobrir tendências e embasar ações, interações e estratégias de comunicação mais assertivas.

Ao capturar insights essenciais nesse boca-a-boca digital sobre empresas, setores, mercados e comportamentos do consumidor, o Social Listening ajuda a responder as perguntas que valem milhões de reais para qualquer empreendedor: o que, como e onde os clientes estão conversando sobre a sua marca, o que eles realmente buscam e qual a melhor forma de abordagem e conteúdo, em todos os canais de contato das mídias sociais.

Revela também quem são os influenciadores virtuais que já se identificam com a sua marca e podem ampliar sua visibilidade exponencialmente. Não à toa, somente o chamado marketing de influência nas redes sociais deve movimentar, sozinho, cerca de 13,8 bilhões de dólares em todo o mundo em 2021.

Essa escuta social ativa e contínua possibilita ainda perceber mudanças de cenário de forma ágil e adotar ações preventivas para evitar ou minimizar prejuízos à reputação e, por consequência, financeiros. Pesquisas mostram que fake news se espalham seis vezes mais rápido no Twitter do que notícias reais. Rumores infundados sobre uma marca ou empresa começam em um clique e podem chegar rapidamente a todos os canais sociais.

O Social Listening pode detectar esses boatos logo no início, assim como potenciais crises emergentes e problemas envolvendo o setor ou a indústria e que podem acabar afetando todos os concorrentes.

Ter o acesso à informação em tempo real, compreender seu contexto e agir rápido proporciona enormes oportunidades e minimiza riscos. Seus clientes estão falando. Você já está ouvindo?

 

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