Anvisa aprova novo medicamento em pílula única para tratamento de infecção pelo vírus HIV em adultos e crianças com mais de 6 anos

abr 4, 2024

Em testes clínicos, Biktarvy® demonstrou eficácia, segurança e poucas interações com outros medicamentos

São Paulo, 27 de novembro de 2019 – A Anvisa publicou nesta semana (25), a aprovação de Biktarvy® (bictegravir, entricitabina e tenofovir alafenamida), da Gilead Sciences, para tratamento de HIV em adultos e crianças com mais de 6 anos e com peso corporal de pelo menos 25 kg. O paciente precisa tomar apenas um comprimido ao dia, com ou sem alimentos, para o tratamento da infecção pelo HIV.

O medicamento é composto por três substâncias ativas, contendo um novo inibidor de integrase (INSTI) – o bictegravir, além de antirretrovirais de outras classes: entricitabina e tenofovir alafenamida (TAF). O TAF, que é utilizado em uma dosagem menor que o tenofovir (TDF), é mais permeável nas células e se concentra mais dentro delas, sendo, portanto, mais seguro que o tenofovir (TDF), pois pode causar menos toxicidade renal e óssea e, portanto, é considerado uma inovação.

“A aprovação do Biktarvy® pela Anvisa significa um grande passo no tratamento do HIV no Brasil, principalmente pela forma simples e eficiente com um único comprimido ao dia”, afirma Dra. Rita Manzano Sarti, Diretora Médica da Gilead no Brasil.
A segurança e eficácia do Biktarvy® foi apoiada por dados robustos obtidos através de quatro estudos clínicos de Fase 3 em adultos infectados com HIV-1 não tratados e em adultos infectados tratados. No Brasil a aprovação também engloba a população pediátrica que é suportada por um outro estudo. Nenhum paciente descontinuou o uso do medicamento devido a eventos adversos renais. As reações adversas mais comuns foram diarreia, náusea e dor de cabeça.

* O Biktarvy® não cura infecção por HIV ou AIDS.

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This