Auditoria do MPF comprova que Frigol tem 100% de conformidade em compras de gados e fornecedores aprovados em critérios socioambientais 

abr 4, 2024

São Paulo, dezembro de 2022 – A Frigol, um dos mais tradicionais frigoríficos brasileiros, atingiu 100% de conformidade com os critérios determinados pelo Termo de Ajustamento de Conduta da Pecuária Sustentável, em auditoria realizada pelo Ministério Público Federal em unidades da empresa no Pará. A resolução comprova que todo o gado adquirido vem de fornecedores rurais que não produzem em áreas de desmatamento, em terras indígenas ou em unidades de conservação, e que estão fora da lista de organizações envolvidas com trabalho escravo.  
 

Após assinar os acordos de compromisso, que estabelece a adoção de práticas com o objetivo de reduzir o desmatamento e modernizar a cadeia produtiva da agropecuária, a Frigol foi submetida a uma rigorosa auditoria que verificou o controle da origem dos animais.   
 

“A sustentabilidade está no centro de nossa estratégia de negócios. Por isso, consideramos esse resultado como um importante avanço não apenas para nós, mas também para o setor e a sociedade, que precisam estar cada vez mais alinhados aos temas que envolvem a sustentabilidade. Temos plena consciência de nosso papel como parte essencial nas transformações globais, o que nos leva a atuar em prol de práticas que minimizem os impactos socioambientais da pecuária”, comenta Carlos Corrêa, Diretor Administrativo e de Sustentabilidade da Frigol.   
 

A Frigol rastreia 100% dos animais originados e leva até o consumidor final a rastreabilidade através de QR Codes, que estão impressos em 100% dos produtos in-natura no mercado interno e externo. Para atender à legislação, o frigorífico monitora os produtores por meio da plataforma SMGeo, que realiza geomonitoramento por satélite, com base nos dados do CAR (Cadastro Ambiental Rural da Propriedade) das respectivas propriedades.  

 

IMPACTOS POSITIVOS 

De acordo com relatório produzido pela Union of Concerned Scientists1, organização sem fins lucrativos de cientistas para proteção ambiental, a auditoria representa um dos maiores processos de redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa, bem como um grande avanço na preservação ambiental. O estudo também indica que a atuação do MPF com a iniciativa contribuiu para uma redução superior a 60% do desmatamento ilegal da Floresta Amazônica. 
 

“Para produzir é necessário preservar. A natureza da Frigol está justamente nesse ciclo, por isso precisa estar em equilíbrio para continuar em movimento. Neste sentido, atingir 100% da conformidade na Auditoria do MPF é uma conquista muito valorizada por nós, porque preza pelo combate ao desmatamento e a outras atividades extremamente prejudiciais a manutenção saudável de nossa cadeia produtiva”, comenta o executivo. 

 

A Frigol mantém seu compromisso em contribuir e desenvolver uma estratégia de gestão voltada para o futuro, baseada em informações consistentes sobre os impactos positivos para a sustentabilidade. “Sabemos que à medida que nossa relevância aumenta, maiores serão os nossos desafios e responsabilidades. Nosso foco é investir na aquisição sustentável de matérias-primas, nas melhores práticas de governança e apoiar as comunidades que interagem com o nosso negócio”, ressalta Eduardo Miron, CEO da Frigol.  

 

Sobre a Frigol

A Frigol SA é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos brasileiros e um dos líderes em produção de carne bovina e suína na América do Sul. Fundada em 1992 pela família Gonzaga Oliveira, que atuava no ramo de carnes desde 1970, a Frigol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países distribuídos pela América do Sul e do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África. Recentemente, entrou no ranking Maiores e Melhores da Revista Exame, na 209ª posição, considerado uma das premiações mais importantes da economia. Além disso, chegou a 312ª colocação no ranking Valor 1000, que elenca as maiores empresas do Brasil.  
 

Saiba mais no site da Frigol.  

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:  

Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br    

Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This