Com reconhecimentos conquistados no Brasil e exterior, Mölnlycke consolida excelência em sustentabilidade

abr 4, 2024

São Paulo, junho de 2023 – A Mölnlycke acaba de alcançar o topo do ranking mundial de sustentabilidade, o que engloba a excelência no desempenho ambiental, social e ético. O reconhecimento veio em dobro, a partir de duas conquistas distintas. A primeira delas, internacional, veio da EcoVadis Sustain – avaliadora mais abrangente e confiável do mundo de classificações de sustentabilidade de negócios, além de especialista no aprimoramento de parâmetros e promoção de melhorias do mundo empresarial. Já a segunda, nacional, partiu da Rede D’Or, maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil. 

Ambos resultados acabam por consolidar o protagonismo da Mölnlycke em sustentabilidade, um dos focos estratégicos corporativos da empresa que se notabilizou por adotar a chamada “Mentalidade Verde”. Para isso, a líder na produção de curativos e soluções clínicas vem transformando seus negócios no intuito de afastar-se do uso de recursos não renováveis, buscando soluções sustentáveis sem comprometer qualidade e segurança dos seus produtos. De 2021 a 2022, por exemplo, a companhia passou seu consumo de energia solar de 2% para 33%, além de aumentar os consumos de energia eólica e bioenergia. 

Uma das iniciativas da sua filial brasileira neste sentido é a parceria com a EuReciclo, empresa especializada em garantir a reciclagem equivalente ao volume de materiais de embalagem que a Mölnlycke produz – estabelecendo uma solução de logística reversa. Além do impacto ambiental, ao aumentar taxas de reciclagem, o projeto gera impacto social ao transferir renda às centrais de triagem de materiais e recicladores. Todo o processo é certificado através de tecnologia blockchain e uso de algoritmos, rastreando a cadeia de reciclagem da origem ao pós-consumo. 

Ouro e reconhecimento ESG 

Com o objetivo de desenvolver práticas de responsabilidade social corporativa, a EcoVadis concede anualmente avaliações a milhares de empresas em diferentes países. Em 2023, a Mölnlycke recebeu a medalha de ouro da avaliadora e se estabeleceu entre os 3% das companhias mais bem classificadas no mundo. A companhia subiu 12 pontos percentuais desde a sua última avaliação, feita em 2022, quando havia conquistado a medalha de prata. 

“Ganhar o ouro e estar entre as mais destacadas no que concerne à sustentabilidade são o reconhecimento do rumo adotado há anos, de crescimento orgânico e lucrativo. Não poderíamos estar mais satisfeitos por chegar aonde chegamos”, festejou Zlatko Richter, CEO da Mölnlycke, com o resultado. 

Já o reconhecimento da Rede D’Or se deu por suas melhores práticas em ESG – sigla em inglês (Environmental, Social and Governance) que representa a gestão de processos nas áreas ambiental, social e de governança corporativa. “Estes prêmios chegam num momento de preocupação e conscientização crescentes, que não são só do mundo corporativo ou da imprensa em si, mas também dos consumidores”, destaca Fernando Buffulin, Gerente de Marketing da empresa no Brasil. 

Sustentabilidade, foco estratégico corporativo da Mölnlycke 

A Mölnlycke tem direcionado todas as suas sedes ao redor do mundo para o alinhamento sustentável, otimizando o consumo de energia e operando totalmente com eletricidade renovável. A empresa estabeleceu como meta o desperdício zero até o ano de 2050, mantendo como foco a promoção de uma economia circular para reduzir o desperdício em todos os processos de fabricação, além da reciclagem e reutilização da água do processo no local ou por meio de terceiros. 

Tais tarefas e melhorias são alcançadas por meio do monitoramento digital constante de como a energia envolvida em seus escritórios e plantas vem sendo usada e onde pode estar sendo perdida. Junto desse trabalho, a Mölnlycke coloca em prática um programa de condicionamento químico sob medida, permitindo a otimização do uso de energia e produtos químicos durante o tratamento. 

“É importante apontar que esses esforços da nossa parte, e reconhecimentos da EcoVadir e Rede D’Or, não dizem respeito apenas a práticas ambientais, como também sociais, trabalhistas, de direitos humanos e éticos. Significa que toda a nossa companhia segue os requisitos necessários e está livre de quaisquer problemas ou contradições”, ressalta Fernando Buffulin. 

A Rede D’Or atua para minimizar impactos e construir relações positivas e transparentes com colaboradores e sociedade, partindo desse compromisso o acompanhamento e premiação a parceiros externos que se destacam, como a Mölnlycke. Também conhecida por figurar em importantes índices e ratings de qualidade e performance nas áreas de sustentabilidade e governança, a Rede D’Or está em sintonia com elevados requisitos de desempenho que lhe garantiram o selo Prime da International Shareholder Services (ISS) e, consequentemente, autoridade no assunto. 

Já o ouro concedido pela EcoVadis é resultado de um modelo sofisticado de avaliação, incrementado por mais de uma década de estudos de especialistas. Nele, são usados sete indicadores de gestão e 21 critérios de sustentabilidade, divididos por quatro temas: meio ambiente; práticas trabalhistas e direitos humanos; ética; e compras sustentáveis – que leva em conta toda a cadeia de abastecimento, em diferentes países e a partir de regulações, selos e certificados distintos, inclusive com o uso de inteligência artificial no monitoramento de notícias externas, listas de observação e banco de dados. 

Sobre a Mölnlycke:  

A Mölnlycke é uma empresa sueca líder de produtos médicos a nível mundial que fornece soluções aos profissionais de saúde para obter os melhores resultados clínicos e oferecer uma boa relação custo-benefício. Com mais de 170 anos no mercado, a companhia opera em mais de 40 diferentes países e distribuiu seus produtos tecnológicos em mais de cem. Seu foco é oferecer os melhores cuidados na prevenção e o tratamento de feridas, gerando conforto aos pacientes. Saiba mais no site.   

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:  

Nathalia Alcoba – 11 91003-1294 | imprensa1@fundamento.com.br 

Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br 

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This