Com recorde histórico de insegurança alimentar no Brasil, Instituto Baccarelli cria campanha especial de arrecadação para famílias da comunidade de Heliópolis

abr 4, 2024

Cerca de 36% dos brasileiros não puderam se alimentar ou fornecer alimentação à sua família em algum momento nos últimos 12 meses, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Social. Esse é o percentual mais alto já alcançado desde o início do levantamento, realizado pela primeira vez em 2006. Os dados ainda mostram que a insegurança alimentar brasileira quadruplicou em relação à média dos outros 120 países analisados.
 

O cenário é ainda pior em comunidades vulneráveis: 75% enfrenta a insegurança alimentar. Na favela de Heliópolis, a busca por doações de alimentos continua crescendo enquanto a oferta está cada vez mais escassa. Moradores procuram organizações e fazem fila para garantir uma cesta básica. Dentre elas, está o Instituto Baccarelli, que segue apoiando seus alunos e suas famílias que enfrentam o crítico cenário da insegurança alimentar do país.
 

A instituição registrou forte queda no número de doações desde março de 2020, quando esta iniciativa teve início, chegando a zerar no mês de abril. Para reverter esse quadro – e intensificar a ajuda às famílias –, o instituto criou uma campanha especial para arrecadar doações que serão convertidas em cestas básicas.
 

“A fome é uma dura realidade na vida de milhares de pessoas. Quem enfrenta algum tipo de insegurança alimentar tem pressa e, por isso, nossa urgência em aumentar nosso apoio.” Afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli, que ainda reforça os danos socioeconômicos causados pela pandemia de COVID-19. “Sabemos que a pandemia agravou o cenário da fome. Mesmo com algumas atividades voltando à normalidade, os índices não param de subir e não podemos ficar parados, sem tomar nenhuma atitude. A fome é responsabilidade de todos.”
 

A campanha tem como meta arrecadar R$120mil que, convertidos, equivalem a cerca de 17 toneladas de alimentos a serem distribuídos para as famílias atendidas pela instituição. Com esse valor, cerca de 3.243 pessoas são impactadas diretamente pela ação. 
 

Nas últimas semanas, números alarmantes foram divulgados sobre o quadro da fome no Brasil: mais de 33 milhões de pessoas passam fome no país, sendo maior que há 30 anos. Se comparado com o ano de 2020, são mais de 14 milhões de pessoas sem ter o que comer. Na cidade de São Paulo, a quantidade de famílias que vivem em situação de miséria teve um aumento de 30% em comparação com o ano passado.
 

A insegurança alimentar está diretamente ligada às questões sociais e econômicas. A rotina para conseguir alimentos para 15,6 milhões de brasileiros é considerada desumana pela pesquisa divulgada pelo Olhe para Fome. Em mais de 55% das famílias, algum morador teve que abandonar os estudos para contribuir com a renda familiar. Esse dado pode ser relacionado ao fato de 91% dos domicílios cuja renda por pessoa é inferior a 1/4 do salário mínimo lidam com algum grau de insegurança alimentar.
 

Já o número de lares com crianças que passam fome dobrou. Nas famílias com menores de 10 anos de idade, a quantidade passou para 18,1% esse ano. Em lares com três ou mais pessoas com até 18 anos, a taxa sobe para 25,7%. Entendendo essa realidade, o Instituto Baccarelli já arrecadou mais de 825 toneladas de alimentos, que foram distribuídos entre as famílias atendidas. Entre eles, mais de 70% têm renda de até um salário mínimo e meio. A instituição entende a gravidade do cenário e, por isso, pede toda ajuda possível para apoiar as famílias de Heliópolis, convidando a todos a fazer doações na própria página da campanha, com valores a partir de 20 reais.
 

Saiba mais sobre a campanha e outras formas de ajudar pelo site e redes sociais do Instituto Baccarelli ou entre em contato pelo e-mail doacao@institutobaccarelli.org.br.

 

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Foi responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 25 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: 

 

Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

 

Para mais informações, acesse o site do Instituto.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Instituto Baccarelli – (11) 3506-4611 | comunicacao@institutobaccarelli.org.br / imprensa@institutobaccarelli.org.br

Carlos Vinícius Amorim — 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br
Kelly Ortiz — 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br
Fundamento RP — 11 91003-1294

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This