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relatório da pesquisa
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A rápida progressão do volume de informação produzido ao longo das últimas décadas superou as expectativas mais otimistas.
São mais de 400 milhões de terabytes de dados criados a cada dia (1), incluindo o conteúdo produzido por 5 bilhões de pessoas em todo o mundo nas redes sociais (2).
Passamos da chamada Era da Informação para o que muitos consideram a Era da Desinformação.
Vivemos o advento das fake news, ou notícias falsas, e debatemos como separar fatos e fraude no contexto dos riscos habilitados pela Inteligência Artificial (IA).
A 3ª edição da pesquisa Como o Brasileiro se Informa?, realizada pela Fundamento Análises, ouviu mais de 1.300 brasileiros em todo o país para entender como consomem notícias, em que fontes confiam e se estão preocupados com a disseminação de conteúdo adulterado, especialmente em campanhas eleitorais.
Confira algumas descobertas!
- As fontes de informação hoje são extremamente fragmentadas. 129 diferentes veículos de mídia foram mencionados pelos entrevistados como meio preferencial de informação.
- Canais considerados “tradicionais” ainda detêm o maior nível de confiança. 53% dos respondentes confiam mais em sites de jornais, revistas, rádios ou canais de TV, 50% em portais de notícias e 47%, em jornais impressos.
- A grande maioria dos entrevistados está preocupada com a disseminação de conteúdo falso manipulado por Inteligência Artificial mas, enquanto 42% afirmam já ter recebido esse tipo de mensagem, 43% não têm ideia se isso já aconteceu.
Quer saber mais?
Preencha o formulário e baixe o relatório completo da 3ª edição da pesquisa Como o Brasileiro se Informa?
Saiba mais sobre a Fundamento Análises ou solicite mais informações: contato@fundamento.com.br
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(1) Statista e (2) Digital 2024 Global Overview Report –Meltwater and We Are Social