“Como o Brasileiro se Informa?”: Pesquisa analisa consumo de notícias no Brasil

jul 30, 2024

A internet revolucionou a maneira como a sociedade se comunica e consome informações. A capacidade de processamento, armazenamento e transmissão de dados evoluiu ao ponto de permitir a produção dos mais de 400 milhões de terabytes de dados diariamente. Esse volume de conteúdo é fruto da participação ativa da população global com acesso à internet, parcela que ainda não atingiu 70% da população mundial, mas cresce a cada dia.

Vint Cerf, um dos idealizadores da internet, resume a complexidade dessa revolução: “A internet é uma rede que conecta muitas outras redes, ela abre espaço para novas possibilidades, mas também para novos problemas.” Um desses desafios que mais impactam a sociedade contemporânea é a proliferação de informações falsas.

Considerando essa conjuntura que surge a pesquisa “Como o Brasileiro se Informa?”, agora em sua terceira edição. A iniciativa visa contribuir positivamente para o debate e a reflexão do panorama de como os brasileiros consomem notícias, quais fontes eles confiam e como avaliam a manutenção de uma sociedade democrática, com acesso à informação de qualidade e liberdade de expressão.

Os resultados da pesquisa serão apresentados durante evento online marcado para o próximo dia 07 de agosto, às 09h00. Após a divulgação, haverá um debate com especialistas, com a participação confirmada de Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, Murilo Garavello, diretor de Conteúdo do portal UOL, e será mediado por Marta Dourado, sócia-diretora da Fundamento Grupo de Comunicação.

Para conferir o relatório na íntegra, acesse: https://fundamento.com.br/como-o-brasileiro-se-informa/

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi concebida e implementada pela Fundamento Análises com o apoio institucional da ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas e do Instituto Palavra Aberta.

Realizada entre os dias 05 de junho e 04 de julho de 2024, contou com a participação de 1.321 brasileiros acima de 18 anos, contemplando todas as regiões do país, gêneros, grau de escolaridade, classe econômica e situação de trabalho.

A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa com preenchimento online em plataforma automatizada, através de questionário estruturado, incluindo perguntas fechadas de múltipla escolha e abertas para menções espontâneas. A amostra alcançada tem validade estatística em relação à população atual do Brasil. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5%.

* Essa pesquisa é neutra em relação a ideologias e partidos políticos, buscando compreender as maneiras pelas quais as pessoas se informam no mundo contemporâneo.

Conheça nossos apoiadores

Fundamento Grupo de Comunicação

Com mais de 30 anos de experiência, a Fundamento Grupo de Comunicação se estabeleceu como uma agência líder em comunicação corporativa no Brasil. A empresa se destaca por sua capacidade de integrar desempenho, autoridade digital e estratégias de comunicação para criar soluções abrangentes para os negócios, com equipes especializadas.

ANER – Associação Nacional de Editores

A ANER, Associação Nacional de Editores de Revistas, é a entidade que une e fortalece as editoras de revistas de consumo do Brasil. Articular soluções estratégicas para os desafios do mercado, defendendo os interesses do setor editorial e promovendo o jornalismo de qualidade com liberdade de expressão.

Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma organização sem fins lucrativos que defende as liberdades democráticas, com foco especial na liberdade de expressão. Através de iniciativas e campanhas, o Instituto promove o debate público plural e a construção de uma sociedade mais justa e informada.

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