O WhatsApp foi lançado em Janeiro de 2009 como um aplicativo de mensagens instantâneas, e de lá para cá foram implementados diversos recursos para facilitar a interação entre pessoas de forma privada e em grupos. A mais recente atualização para o público brasileiro traz a função WhatsApp Comunidades, tema do nosso texto de hoje.
Os últimos números do Facebook afirmam que o WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Uma matéria publicada pela provedora de software Messenger People informa que no Brasil o WhatsApp possui 147 milhões de contas ativas, e que 94% dos usuários brasileiros utilizam o aplicativo de mensagens todo dia ou quase todo dia.
Seja para troca de mensagens pessoais ou profissionais, não há dúvidas de que o WhatsApp é hoje um dos meios de comunicação mais práticos que existe, e o recurso de comunidades chega com a premissa de melhorar a organização das conversas e a experiência dos usuários. Neste texto iremos falar sobre as possibilidades deste recurso, qual a diferença entre ele e os outros já existentes e como explorar essa ferramenta para otimizar a comunicação da sua empresa.
O que é o WhatsApp Comunidades?
É uma ferramenta que permite reunir em um único canal subgrupos que tenham assuntos similares. Funciona como uma matriz para juntar sub-temas relacionados, comportando até 50 grupos com limite de até 5 mil usuários em cada comunidade. O administrador pode enviar mensagens para todos os membros de uma só vez.
Quais as principais características do WhatsApp Comunidades?
Com o lançamento desta nova funcionalidade surgiram algumas dúvidas, do tipo: É mais um grupo? O que muda? Qualquer um pode criar? Qual a diferença entre as comunidades do WhatsApp e o Telegram, por exemplo? Vamos entender um pouco melhor essas questões.
O grande objetivo das Comunidades no WhatsApp é reunir grupos que tenham a mesma temática dentro de um guarda-chuva. Se tomarmos como exemplo o dia a dia de uma empresa, é comum que se criem grupos das áreas existentes, um grupo de marketing, outro de RH, área financeira, entre outros. Esses grupos menores podem formar uma comunidade da empresa e os administradores podem enviar mensagens e avisos para todos os integrantes de todos os grupos de uma vez só. O mesmo se aplica aos grupos de estudo e condomínios, por exemplo. As maiores mudanças são as funcionalidades proporcionadas aos administradores, que terão maior controle sobre as ações realizadas nas comunidades e dentro delas poderão:
Moderar o conteúdo compartilhado, garantindo que ele seja apropriado;
- Apagar mensagens com conteúdos considerados impróprios;
- Adicionar etiquetas para facilitar a busca de grupos;
- Exportar relatórios de atividades;
- Grupo de avisos onde apenas os administradores podem mandar mensagens para toda a comunidade;
- Inserir e excluir grupos;
- Promover e remover administradores;
As comunidades se diferem dos canais do Telegram em dois principais aspectos:
- O WhatsApp comunidades foca em interação de pessoas que já se conhecem e têm interesses em comum, já o Telegram conecta pessoas que podem não se conhecer, mas queiram interagir com temas específicos.
- Há um número limite de usuários em uma comunidade do WhatsApp, já os canais do Telegram não têm, justamente pelo objetivo de alcance maior de pessoas com interesses em determinados assuntos.
Quais os principais objetivos das Comunidades para as Empresas?
- Organização de clientes, separando-os por compra, categoria, recorrência, e outras informações;
- Criar comunidades para disponibilização de ofertas exclusivas, cupons de desconto e estratégias de fidelização;
- Fortalecer o Marketing de Comunidades, aumentando a conexão com o público e recebendo feedbacks de leads e clientes de forma mais assertiva;
- Organização dos membros da própria organização, que podem ser divididos em subgrupos dentro da comunidade da Empresa.
Para que este recurso seja utilizado de forma eficaz pelas empresas, é necessário pensar de forma estratégica, definir objetivos claros na comunicação, bem como as temáticas que serão abordadas e a frequência de conteúdos liberados aos participantes, para que não se torne algo invasivo.
Conclusão
Entendemos o WhatsApp Comunidades como uma estratégia que facilitará a organização dos grupos e que se bem utilizada, pode sim ser uma ferramenta interessante para que as empresas construam diálogos positivos e engajem ainda mais com a sua audiência.
Chame nosso time para conversar sobre essa e muitas outras estratégias de comunicação que podem ampliar a visibilidade do seu negócio e melhorar a comunicação da sua marca com os seus clientes.
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