No dia 28 de julho, a capital do Rio de Janeiro estará iluminada, em especial, o Cristo Redentor. Um dos principais pontos turísticos da cidade carioca será revestido por tons de amarelo em razão do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A iluminação ocorrerá das 19h às 21h e é uma iniciativa do Grupo de Fígado do Rio de Janeiro. A entidade trabalha em parceria com a Gilead Sciences Brasil para realizar campanhas de conscientização e testagem das hepatites, em razão do “Julho Amarelo”, mês voltado para a causa.
As ações neste mês de conscientização da Luta Contra as Hepatites Virais estão espalhadas por várias cidades brasileiras e visam alertar as pessoas sobre a doença, chamar a atenção para os sintomas mais comuns e, aos primeiros sinais, procurar um médico para realizar a testagem e obter um diagnóstico precoce para início imediato do tratamento adequado.
Dados:
Cerca de 1 milhão de brasileiros foram infectados com hepatites virais, mas desconhecem ser portadores da doença, de acordo com o Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig). O fato de a condição apresentar poucos sintomas é um dos seus grandes perigos. Em 20 anos, o Ministério da Saúde realizou apenas cerca de 690 mil brasileiros diagnósticos.
SP também terá pontos iluminados:
As ações, que visam alertar a população sobre a doença, também acontecerá em São Paulo. Pontos importantes, como o Monumento às bandeiras, Obelisco do Ibirapuera, Ponte Estaiada Pinheiros, Prefeitura de SP, Viaduto do Chá e Museu Mário Andrade também serão iluminados com a cor amarela este mês chamando a atenção da sociedade sobre o “Julho Amarelo”.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br