Dia do Médico Veterinário: levantamento conclui que falta valorização da profissão no Brasil  

abr 4, 2024

São Paulo, setembro de 2022 – Em 9 de setembro de 1993 foi regulamentada a profissão de médico veterinário, transformando a data no dia oficial em comemoração à profissão. Desde então, a atividade profissional vem ganhando mais relevância, principalmente com o aumento da população pet e uma maior ligação entre tutores e animais. Buscando entender o perfil do veterinário brasileiro, a Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) realiza regularmente a pesquisa Radar Vet, entrevistando profissionais de todas as regiões do Brasil. 

 

O estudo mais recente entrevistou 732 profissionais e constatou que a falta de valorização profissional é hoje a principal dificuldade na carreira – um sentimento reportado por 40% dos respondentes. Além disso, a limitação financeira para o cuidado com seus pets dos tutores é outro desafio para o desempenho dos veterinários, o que se reflete em uma série de decisões e recomendações do profissional. 

 

O Radar Vet é o mais completo estudo sobre a profissão no Brasil, apresentando um panorama fiel da profissão no País. De acordo com o levantamento, a principal especialização é a de clínica médica, cirúrgica e preventiva, com 42% do total dos profissionais. Em segundo e terceiro lugar, ficam, respectivamente, cirurgia com 12% e medicina de felinos com 9%. Dermatologia e Anestesiologia empataram com 6%.   

 

Já a idade média dos profissionais é de 37 anos e as atividades que mais se destacaram foram de funcionários em clínicas veterinárias (38%) e de donos de clínicas (33%). Outros 22% atuam como autônomos e 4% se identificam como autônomo com contrato de prestação de serviços. No que diz respeito às atividades executadas, o atendimento clínico/cirúrgico é realizado por quase todos os entrevistados. Compras e gestão são tarefas assumidas pelos donos dos estabelecimentos em 70% e 75% dos casos, respectivamente.  

 

Aplicativos como VetSmart, além de cursos online e os webinar foram apontados pelos respondentes como as principais formas de atualização profissional nos dias de hoje. Por outro lado, os livros, congressos e revistas técnicas do segmento pet apresentam queda em relação a 2018. 

 

“O Sindan quer ser um parceiro desses profissionais, tanto no desenvolvimento de medicamentos inovadores para o tratamento dos animais quanto na geração de informações e inteligência de mercado. Queremos interagir com os principais players desse segmento no sentido de fortalecer e desenvolver a cada dia mais o mercado pet brasileiro”, afirma Andrea Castro, coordenadora da Comac.   

 

Sobre o Sindan  

Fundado em 1966, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) congrega 91 empresas responsáveis por cerca de 90% do mercado brasileiro de medicamentos veterinários. Entre as suas atribuições, estão a representação legal das indústrias de saúde animal perante os órgãos oficiais, a produção de estudos, coordenação de campanhas sanitárias e educativas, além da comunicação e defesa da reputação do setor. Saiba mais no site do Sindan.
 

Sobre a COMAC 

A COMAC (Comissão de Animais de Companhia) foi criada em 2007 e trata dos interesses de um dos mais importantes e crescentes segmentos da indústria veterinária brasileira e mundial, o mercado de cães e gatos.   

A instituição surgiu com a necessidade de cuidar do mercado de animais de companhia e, por meio da interação com os principais players desse mercado, a COMAC executa ações que estimulam o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, principalmente das áreas ligadas à saúde animal.  

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:  

Fundamento RP – 11 91003-1294

Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br  

Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br  

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This