Dia do Sexo reforça importância do debate sobre prevenção sexual feminina

abr 4, 2024

Em homenagem à data, médicos abordam o tema sem estigmas e tabus

São Paulo, setembro de 2020 – Em comemoração ao Dia do Sexo, celebrado em 6 de setembro, no próximo domingo, o infectologista Dr. Álvaro Furtado e a ginecologista Dra. Aparecida Ikegiri, que também é influenciadora, conhecida como @Cidinha nas redes sociais, promovem um debate sobre saúde sexual feminina e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Em um contexto em que a mulher ainda é julgada por falar de sexo abertamente, a ação tem a proposta de ampliar o conhecimento da população sobre esse assunto, tirando o debate do âmbito privado para oportunizar uma conversa mais aberta com foco na sexualidade feminina.

Para @Cidinha, falar de sexo é falar de corpo: “Quanto mais as pessoas são abertas para falar sobre isso, mais elas podem se conhecer sexualmente e mais alternativas de proteção elas encontram à sua disposição, porque nós temos diversas formas de prevenção, temos sites e informativos interessantes, mas antes é preciso abrir o diálogo e quebrar o estigma”, defende a médica.

A preocupação com a prevenção não é à toa. De acordo com a UNAIDS, todas as semanas, cerca de 6 mil mulheres entre 15 e 24 anos são infectadas pelo HIV. O site Eu Previvo (https://www.euprevivo.com.br) disponibiliza informações sobre a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao vírus), medida de prevenção ao HIV/AIDS.

“A falta da conversa deixa as pessoas vulneráveis às ISTs, e por essa razão pretendemos reforçar que é possível ter vida sexual ativa e saudável com a prevenção adequada. Para isso, a principal recomendação é que as pacientes realizem consultas periódicas com ginecologistas e infectologistas, tomem as vacinas propostas e façam exames regulares”, defende o Dr. Furtado.

O debate será gravado com Dr. Álvaro Furtado no canal da ginecologista @Cidinha e deve estar disponível ao público no domingo, dia 06.

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This