Dia Internacional da Visibilidade Trans: Gilead Sciences promove programa de conscientização para o apoio ao acolhimento, inclusão e visibilidade da população trans

abr 4, 2024

São Paulo, março de 2022 – Em 31 de março é comemorado o Dia Internacional da Visibilidade Trans, uma data que celebra o orgulho, a existência e a resistência dessas pessoas. Contudo, a realidade vivida por essa comunidade ainda é marcada por muita luta, desrespeito e vulnerabilidade. Em um esforço para mudar esse cenário, a biofarmacêutica Gilead Sciences criou o programa de capacitação interna Transmutando Vidas, que tem como objetivo capacitar colaboradores sobre os desafios de inserção da população trans na sociedade, desde questões sociais, familiares e de saúde, até à falta de apoio legal e o estigma enfrentado.

 

A capacitação interna foi realizada no ano passado e entre os assuntos abordados estavam: o histórico e marcos referenciais, ativismo e legislação, diversidade sexual e humana (identidades de gênero, orientação sexual – mitos e realidades), direitos humanos (estigma, discriminação, violência), saúde e educação, geração de renda, trabalho e emprego, vida familiar, social, profissional e cultural.

 

“Para criarmos uma aproximação com as pessoas trans, trouxemos 19 palestrantes com expertise nos assuntos abordados, entre eles 18 da comunidade LGBTQIA+, para a sensibilização dos colaboradores da Gilead e naturalização do olhar, principalmente no sentido de descontruir preconceitos e estigmas”, declara Marília Casseb, diretora de Assuntos Externos da Gilead Brasil.

 

A executiva destaca que a empresa quer expandir essa imersão para o público externo, proporcionando mais inclusão, acolhimento e visibilidade da população trans, a partir do entendimento das particularidades desse grupo por pessoas cisgênero. “Queremos nos unir a parceiros para aumentar o nível de conhecimento de vários públicos sobre a realidade enfrentada pelas pessoas trans e como juntos podemos colaborar na melhoria da condição de vida destes indivíduos. Pretendemos oferecer em primeiro lugar conhecimento, criar um ambiente confortável e de inclusão e, em seguida, oportunidades de emprego e geração de renda.”, esclarece.

 

Participação das ativistas no programa interno:

 

Entre as vozes presentes na capacitação as consultoras e ativistas Jacqueline Côrtes e Keila Simpson foram as líderes do Transmutando Vidas. A dupla protagonizou rodas de conversa e aulas para ajudar a transformar a percepção dos colaboradores em relação às pessoas trans, de forma a serem mais inclusivos. Cerca de 80% dos colaboradores da Gilead participaram ativamente do curso online. Entre os resultados, 95% dos participantes consideraram o conteúdo relevante e comentaram a importância de ter pessoas da população trans presentes no ambiente corporativo.

 

“É importante que todos tenham conhecimento da necessidade de acolher, incluir e dar visibilidade. Quanto mais diversidade de pessoas tivermos, haverá menos preconceito e mais naturalização na convivência. Então, o Transmutando Vidas visa promover cidadania, inclusão, abertura do mercado de trabalho, formação de opinião e contribui com o movimento. Para mim, é gratificante e estimulante ver uma empresa do setor privado do porte da Gilead preocupada com a população trans. É uma esperança que as coisas podem mudar e que estamos no caminho certo”, comenta Jacqueline Côrtes.

 

Keila Simpson complementa que a iniciativa privada precisa de outras ações parecidas, mas que o mundo corporativo tem buscado formas de incluir a população LGBTQIA+. “Nem sempre as pessoas querem sair da sua zona de conforto ou se afetam com essas questões, mas desde que a gente começou notei que a Gilead realmente estava empenhada em desenvolver algo que fosse ficar para a história e não meramente passageiro. É importante ter essa abertura de espaço, e manter essa temática sempre em evidência. O que interessa nesse processo todo é saber respeitar o outro e humanizar essa população”, observa.

 

Perspectivas:

 

E o interesse da empresa pela população trans não é recente. A empresa tem no seu portfólio remédios voltados para o tratamento do vírus HIV, que impacta majoritariamente a população trans e outros grupos marginalizados da comunidade LGBTQIA+. Para o diretor geral da Gilead Brasil, Christian Schneider trabalhar a diversidade de forma interna é uma forma de preparar a empresa para futuramente ter posições de trabalho focadas nessa população.

 

“Queremos que essas pessoas sejam respeitadas e que possam transitar em qualquer ambiente como qualquer um de nós, sem que sejam questionadas ou constrangidas. É um tema transversal que atravessa diversas áreas e queremos aos poucos quebrar os paradigmas internos e sermos capazes de construir um ambiente de acolhimento”, revela.

 

Sobre a Gilead

 

A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites virais, entre outras. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This