Dia do Médico Veterinário: levantamento conclui que falta valorização da profissão no Brasil  

abr 4, 2024 | Comac, Sala de Imprensa

São Paulo, setembro de 2022 – Em 9 de setembro de 1993 foi regulamentada a profissão de médico veterinário, transformando a data no dia oficial em comemoração à profissão. Desde então, a atividade profissional vem ganhando mais relevância, principalmente com o aumento da população pet e uma maior ligação entre tutores e animais. Buscando entender o perfil do veterinário brasileiro, a Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) realiza regularmente a pesquisa Radar Vet, entrevistando profissionais de todas as regiões do Brasil. 

 

O estudo mais recente entrevistou 732 profissionais e constatou que a falta de valorização profissional é hoje a principal dificuldade na carreira – um sentimento reportado por 40% dos respondentes. Além disso, a limitação financeira para o cuidado com seus pets dos tutores é outro desafio para o desempenho dos veterinários, o que se reflete em uma série de decisões e recomendações do profissional. 

 

O Radar Vet é o mais completo estudo sobre a profissão no Brasil, apresentando um panorama fiel da profissão no País. De acordo com o levantamento, a principal especialização é a de clínica médica, cirúrgica e preventiva, com 42% do total dos profissionais. Em segundo e terceiro lugar, ficam, respectivamente, cirurgia com 12% e medicina de felinos com 9%. Dermatologia e Anestesiologia empataram com 6%.   

 

Já a idade média dos profissionais é de 37 anos e as atividades que mais se destacaram foram de funcionários em clínicas veterinárias (38%) e de donos de clínicas (33%). Outros 22% atuam como autônomos e 4% se identificam como autônomo com contrato de prestação de serviços. No que diz respeito às atividades executadas, o atendimento clínico/cirúrgico é realizado por quase todos os entrevistados. Compras e gestão são tarefas assumidas pelos donos dos estabelecimentos em 70% e 75% dos casos, respectivamente.  

 

Aplicativos como VetSmart, além de cursos online e os webinar foram apontados pelos respondentes como as principais formas de atualização profissional nos dias de hoje. Por outro lado, os livros, congressos e revistas técnicas do segmento pet apresentam queda em relação a 2018. 

 

“O Sindan quer ser um parceiro desses profissionais, tanto no desenvolvimento de medicamentos inovadores para o tratamento dos animais quanto na geração de informações e inteligência de mercado. Queremos interagir com os principais players desse segmento no sentido de fortalecer e desenvolver a cada dia mais o mercado pet brasileiro”, afirma Andrea Castro, coordenadora da Comac.   

 

Sobre o Sindan  

Fundado em 1966, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) congrega 91 empresas responsáveis por cerca de 90% do mercado brasileiro de medicamentos veterinários. Entre as suas atribuições, estão a representação legal das indústrias de saúde animal perante os órgãos oficiais, a produção de estudos, coordenação de campanhas sanitárias e educativas, além da comunicação e defesa da reputação do setor. Saiba mais no site do Sindan.
 

Sobre a COMAC 

A COMAC (Comissão de Animais de Companhia) foi criada em 2007 e trata dos interesses de um dos mais importantes e crescentes segmentos da indústria veterinária brasileira e mundial, o mercado de cães e gatos.   

A instituição surgiu com a necessidade de cuidar do mercado de animais de companhia e, por meio da interação com os principais players desse mercado, a COMAC executa ações que estimulam o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, principalmente das áreas ligadas à saúde animal.  

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:  

Fundamento RP – 11 91003-1294

Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br  

Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br  

Confira outros artigos

Ascensão do mercado financeiro: por trás do primeiro escritório de investimentos vinculado ao Safra no Brasil

Ascensão do mercado financeiro: por trás do primeiro escritório de investimentos vinculado ao Safra no Brasil

Apollo Investimentos passa por um processo de expansão e consolida como um dos grandes players do mercado financeiro São Paulo, outubro de 2020 – Com sete anos de existência, a Apollo Investimentos já acumula conquistas importantes. Foi o primeiro escritório a se...

leia mais

Assessor de investimentos dá dicas de como economizar e estabelecer uma reserva de emergência

Assessor de investimentos dá dicas de como economizar e estabelecer uma reserva de emergência

São Paulo, janeiro de 2021 - Com o início de um novo ano, surgem novas resoluções e objetivos pessoais. No ano passado, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indicou que...

leia mais

Novo relatório da Câmara de Comércio dos EUA destaca papel da Propriedade Intelectual no fomento econômico global pós-pandemia

Novo relatório da Câmara de Comércio dos EUA destaca papel da Propriedade Intelectual no fomento econômico global pós-pandemia

Décima edição do Índice Internacional de Propriedade Intelectual (IP Index) ressalta como PI se tornou questão central na resolução dos maiores desafios mundiais Presente no levantamento desde seu lançamento, Brasil vem apresentando melhoria nos indicadores, embora...

leia mais