Orquestra Sinfônica Heliópolis participa de segunda edição do projeto Unilever Sons do Brasil com grandes nomes da música brasileira

abr 4, 2024 | Kroll, Sala de Imprensa

No dia 13 de novembro, domingo, às 17h, acontece o primeiro show do projeto Unilever Sons do Brasil que conta mais uma vez com a participação da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Sob regência do maestro Edilson Ventureli, o grupo artístico se apresenta pela primeira vez em Salvador ao lado das cantoras baianas Margareth Menezes e Majur, interpretando autorias de sucesso das artistas. A apresentação é gratuita e acontece no Parque da Cidade e conta com a abertura da Orquestra Sisaleira.

Margareth Menezes é uma das grandes artistas e intérpretes da música brasileira e toca pela primeira vez com a Orquestra Sinfônica Heliópolis. De acordo com a cantora, “é um prazer esse encontro! Vejo que no Brasil há muitas orquestras, sobretudo as mais novas, fazendo esse trabalho de integração da música erudita com a música popular e isso é muito importante, assim como essa diversidade de orquestras que estão surgindo em uma crescente no nosso país”.

Esse ano, a cantora celebra 35 anos de carreira. “Tudo isso é muito importante para a memória e para trazer a música erudita para dentro das comunidades. Trabalhos como esse desenvolvidos pela Orquestra de Heliópolis são primorosos e necessários, por isso, estou muito feliz e tenho certeza de que será um momento especial” comemora Margareth.

Também é a primeira vez que Majur se apresenta com a Orquestra. “É um sonho imensurável estar ao lado de Margareth – minha maior referência do afropop – pela primeira vez acompanhada de uma orquestra, na nossa casa (Salvador). Vai ser emocionante!”, diz a artista, um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea, revelada por Caetano Veloso.

O projeto Unilever Sons do Brasil é promovido pelo Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, junto à Unilever Brasil. Após dois anos da última edição devido a pandemia de COVID19, o evento retorna com três apresentações gratuitas em três cidades do Brasil. Além do dia 13, a Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta ao lado da banda Jota Quest no dia 27 de novembro, às 18h30, e de Elba Ramalho e Lenine no dia 11 de dezembro, às 17h. Todos serão no domingo.

Sobre o Instituto Baccarelli 
O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 25 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Baccarelli.

Unilever Sons do Brasil 
Os shows gratuitos do projeto Unilever Sons do Brasil acontecem em parques, praças e praias e misturam a música erudita tocada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli com a música popular de diferentes nomes consagrados da música brasileira. O primeiro show do projeto aconteceu em 2019 no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com Os Paralamas do Sucesso como convidados, que reuniu um público de cerca de 20 mil pessoas. O evento já passou pela cidade do Rio de Janeiro, com a participação do cantor Frejat; em Recife com a dupla Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, e em Belo Horizonte com a participação do sambista Diogo Nogueira. A produção dos shows é da Divina Comédia, que desenvolveu projetos como Pão Music, do Grupo Pão de Açúcar, e Motomix, da Motorola.

Margareth Menezes
Com 35 anos de carreira, a cantora baiana Margareth Menezes é um dos principais nomes da MPB. Pioneira em defender a identidade do afropop dentro da Música Popular Brasileira, ela já lançou 17 obras, entre LPs, CDs e DVDs, e realizou 23 turnês internacionais por todos os continentes do mundo. Uma das artistas brasileiras mais ouvidas internacionalmente, reverbera em seu trabalho a ancestralidade afro ao mesmo tempo em que se conecta a um vasto universo e moderno de possibilidades rítmicas. Ainda neste ano, apresenta uma série de ações que celebram os seus 35 anos de carreira, que perpassam pelo novo show Elevante, que estreia no Afropunk Bahia, em novembro, e um novo single, além de biografia e filme documentário, que já estão em fase de pesquisa e pré-produção. Foi nomeada como uma das personalidades negras mais influentes do mundo pela Mipad 100, entidade chancelada pela ONU, em 2021 e, no ano anterior, foi indicada pela quarta vez ao Grammy, a maior premiação de música do mundo.

Majur 
Apontada pela crítica como um dos maiores nomes da cena da MPB contemporânea – revelada ao mundo pelos olhos de Caetano Veloso – têm alcançado expressivos números com a potência de sua voz baiana, reforçando sua identidade plural, cantando o amor com suingue do ‘afropop’. No ano de 2019, a diva black se apresentou no Rock in Rio 2019, ao lado de Emicida cantando Amarelo – faixa que dá nome ao álbum do rapper, com a participação de Pabllo Vittar. Em 2022 a artista se apresentou nos maiores festivais do país, entre eles o Lollapalooza Brasil, Rock in Rio, Rock The Mountain, Nômade, entre outros, além de passear por vários estados do Brasil levando seu espetáculo musical Ojunfé, nome de seu último álbum. O disco, lançado em 2021 tem participações das cantoras Liniker e Luedji Luna, reforçando toda sua identidade múltipla com o suingue do afro-pop celebrando os encontros. Em 2022, Majur comemora a conquista da autogestão de sua carreira, se tornando uma artista independente e já tem previsão de lançamento do novo álbum para o próximo ano.

Edilson Ventureli – maestro 
Maestro e diretor executivo Edilson Ventureli iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade no curso de piano. Estudou regência coral com Silvio Baccarelli. Recebeu ensinamentos teóricos de Sergio de Vasconcellos Corrêa, violino com Dorisa Teixeira de Castro, e aperfeiçoou sua técnica pianística com a concertista Iara Ferraz. No campo da regência orquestral, foi aluno dos maestros Ira Levin, Roberto Tibiriçá e Isaac Karabtchevsky. Junto à Orquestra de Concertos de São Paulo e do Coral Baccarelli, se apresentou nas principais salas de concertos do Brasil, tendo excursionado pela Espanha por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Villa-Lobos. Em 1998, assume a diretoria executiva do Instituto Baccarelli. É formado em direito e cursou pós-graduação em Administração para o Terceiro Setor na FGV. Desde 2005 é o maestro adjunto da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Entre 2015 e 2021, ocupou o cargo de maestro titular da Orquestra Juvenil Heliópolis. Em 2016, recebeu a comenda da Ordem Cultural Carlos Gomes, na categoria Comendador, por sua atuação como maestro. Em 2017, foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo por sua dedicação à música e a comunidade. É membro da diretoria executiva do Fórum Brasileiro da Ópera, Dança e Música de Concerto.

Serviço 
Apresentação: Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli
Convidadas: Margareth Menezes e Majur
Data: 13 de novembro, domingo
Local: Parque da Cidade
Endereço: Avenida Antônio Carlos Magalhães, s/n – Itaigara – Salvador – BA
Horário: 17h
Entrada gratuita 
Classificação indicativa: Livre
Transmissão ao vivo pela web

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Instituto Baccarelli — (11) 3506-4611 | comunicacao@institutobaccarelli.org.br / imprensa@institutobaccarelli.org.br

Carlos Vinicius Amorim — 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br
Kelly Ortiz — 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Fundamento RP — 11 91003-1294

Confira outros artigos

Ascensão do mercado financeiro: por trás do primeiro escritório de investimentos vinculado ao Safra no Brasil

Ascensão do mercado financeiro: por trás do primeiro escritório de investimentos vinculado ao Safra no Brasil

Apollo Investimentos passa por um processo de expansão e consolida como um dos grandes players do mercado financeiro São Paulo, outubro de 2020 – Com sete anos de existência, a Apollo Investimentos já acumula conquistas importantes. Foi o primeiro escritório a se...

leia mais

Assessor de investimentos dá dicas de como economizar e estabelecer uma reserva de emergência

Assessor de investimentos dá dicas de como economizar e estabelecer uma reserva de emergência

São Paulo, janeiro de 2021 - Com o início de um novo ano, surgem novas resoluções e objetivos pessoais. No ano passado, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indicou que...

leia mais

Novo relatório da Câmara de Comércio dos EUA destaca papel da Propriedade Intelectual no fomento econômico global pós-pandemia

Novo relatório da Câmara de Comércio dos EUA destaca papel da Propriedade Intelectual no fomento econômico global pós-pandemia

Décima edição do Índice Internacional de Propriedade Intelectual (IP Index) ressalta como PI se tornou questão central na resolução dos maiores desafios mundiais Presente no levantamento desde seu lançamento, Brasil vem apresentando melhoria nos indicadores, embora...

leia mais