Estudo da Viacom aponta: ‘Sexo casual é menos comum do que se imagina’

abr 4, 2024

‘Vamos falar de sexo’, nova pesquisa da Viacom International Media Networks traz dados sobre a vida sexual de mais de 12 mil adultos no brasil e outros 20 países

Entre os entrevistados, apenas 39% já tiveram relacionamento de apenas uma noite

No Brasil, os casais – mesmo com filhos – estão mais satisfeitos com suas vidas sexuais do que os solteiros

Aplicativos proporcionam sexo casual para alguns, mas quase nunca levam a um relacionamento sério

Curiosamente, 21% dos homens de 18 a 29 anos que fizeram sexo casual conheceram o(a) parceiro(a) na igreja

São Paulo, junho de 2018 – A Viacom International Media Networks (VIMN), divisão da Viacom Inc. (NASDAQ: VIAB, VIA), acaba de divulgar os resultados do seu mais novo estudo – ‘Vamos Falar de Sexo’ – realizado com cerca de 12 mil adultos, entre 18 a 49 anos de idade, em 21 países, incluindo o Brasil. Entre os entrevistados, 91% afirmaram gostar de sexo.

O objetivo da pesquisa é entender quão satisfeitos estão os adultos com suas vidas sexuais, além de aprofundar o assunto sobre como se sentem e onde encontram seus parceiros. Com o crescente papel da tecnologia, a pesquisa ‘Vamos Falar de Sexo’ também traz informações sobre como os aplicativos influenciam nos novos relacionamentos e qual seu papel na vida sexual dos entrevistados.

Além do Brasil, o estudo contou com os participantes de outros 20 países: Austrália, Bélgica, Colômbia, República Tcheca, Alemanha, Hungria, Indonésia, Itália, Malásia, México, Holanda, Filipinas, Polônia, Romênia, Cingapura, África do Sul, Suécia, Tailândia, Reino Unido e EUA.

Abaixo, os principais destaques do estudo ‘Vamos Falar de Sexo’, no BRASIL:

A VIRGINDADE É MAIS COMUM DO QUE SE IMAGINA
A pesquisa revelou que, ¼ dos jovens de 18 a 24 anos são virgens. Mundialmente, esse número é maior, 38%. Os países da região Ásia-Pacífico têm a maior concentração de jovens adultos virgens (84% na Malásia e Cingapura, 78% na Indonésia, 53% na Tailândia, 47% nas Filipinas). A virgindade também é muito comum entre os jovens 18-24 nos Estados Unidos, com 53%. Após os 25 anos, menos adultos são virgens 11% entre aqueles com idade entre 25 e 29 anos, 4% na faixa 30-39 e 5% na faixa 40-49. Mundialmente, a porcentagem fica 18% no 25-29, 9% no 30-39 e 6% no 40-49.

É DIFÍCIL ENCONTRAR SEXO
A pesquisa também mostrou que 31% dos jovens de 18 a 24 anos não estão namorando atualmente: 22% nunca estiveram em um relacionamento sério e 1/5 dos jovens nunca viveram uma relação casual. O fato de 53% ainda morar com os pais tem um impacto relevante na vida amorosa. Quando deixam a casa dos pais – a maioria por volta dos 26 anos – é para ir morar com o parceiro.

O SEXO CASUAL NÃO É TÃO COMUM QUANTO PARECE
Entre adultos de 18 e 29 anos, menos da metade já tiveram um relacionamento de apenas uma noite (39%). Já 20% dos entrevistados afirmam que já tiveram alguma experiência sexual com colega de trabalho.

A MAIORIA DAS PESSOAS COMEÇA AS PAQUERAS PESSOALMENTE E APESAR DISSO, A TECNOLOGIA DESEMPENHA UM PAPEL CADA VEZ MAIS IMPORTANTE NA VIDA SEXUAL DE CADA UM
Entre os adultos de 18 e 29 anos que fizeram sexo causal, 96% se conheceram pessoalmente e 48%, através de um aplicativo ou site. Curiosamente, 21% dos homens de 18 a 29 anos que fizeram sexo casual conheceram o(a) parceiro(a) na igreja. Em geral, os mais jovens se sentem mais confortáveis em compartilhar intimidades online: 24% dos adultos de 18 a 29 anos já mandaram nudes para alguém e 19% dos adultos de 30 a 49 anos já fizeram isso.

OS APLICATIVOS LEVARAM O SEXO CASUAL PARA ALGUNS E RELACIONAMENTOS SÉRIOS PARA POUCOS
Entre adultos de 18 a 29 anos que utilizaram aplicativos de relacionamento, 39% dos homens e 28% das mulheres conseguiram sexo casual. A minoria acabou em um relacionamento sério: 12% dos homens e apenas 5% das mulheres.

OS CASAIS ESTÃO MAIS SATISFEITOS COM SUAS VIDAS SEXUAIS DO QUE OS SOLTEIROS
Os casais foram os mais satisfeitos com a quantidade de sexo nas próprias vidas. Mesmo com filhos, 58% dos casais afirmaram fazer sexo o suficiente. Entre casais sem filhos o índice foi de 55%. 80% dos casais classificam a vida sexual como “boa”, enquanto que entre os solteiros o índice é 60%.GEOGRAFICAMENTE, A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE VIRGENS ESTÁ NOS PAÍSES ASIÁTICOS

A maior porcentagem de virgens adultos entre 18-25 se encontra na Malásia, Singapura e Indonésia. Enquanto os números mais baixos estão na Alemanhã, Hungria e Romênia.

A VIDA DE UM JOVEM ADULTO NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE UMA VIDA INDEPENDENTE
52% dos jovens com idade de 18 a 24 anos ainda vivem com seus pais.

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This