Setor recuperou patamar de crescimento pré-pandemia com cada vez mais brasileiros buscando alternativas para incrementar renda ou mudar de vida
A Ponto Fácil, primeira franquia de fintech do país, abriu cerca de 30 unidades em apenas um ano e é um exemplo de um modelo de negócios que tem tido bom desempenho no Brasil – o de franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor cresceu 8% no acumulado do ano até o terceiro trimestre, recuperando o patamar de 2019, anterior à pandemia.
Para Luiz Pajosse, COO e co-fundador da Ponto Fácil, o modelo de franquias traz muitos benefícios. “Com os sinais de retomada, vemos uma grande oportunidade para quem deseja empreender. Percebemos que muitos têm esse desejo, mas gostariam de contar com o respaldo de uma empresa que já está no mercado, com planejamento e estudos de estrutura bem definidos. Para estes, o modelo de franquias é uma boa solução. Na Ponto Fácil, por exemplo, temos consultores de campo, de implantação, equipe de suporte de equipamentos e de sistema, além de um time de treinadoras de equipes para apoiar o sucesso do empreendimento. Isso faz toda diferença”, explica.
A startup iniciou suas atividades há quatro anos, mas apenas em 2020 passou a comercializar suas franquias, com a oferta de serviços digitais e financeiros para a população. São mais de 400 serviços disponíveis como serviços do Poupatempo e Detran, consulta a cadastros restritivos, negociação de dívidas e microcrédito, benefícios sociais e INSS, entre outros. No último ano, impulsionada pela demanda para o pagamento do Auxílio Emergencial, a startup chegou a atender mais de 100 mil pessoas e espera expandir os negócios com a retomada.
Segundo o último relatório sobre empreendedorismo potencial no Brasil, o número de brasileiros que não têm um negócio, mas pretendem abrir uma empresa nos próximos três anos aumentou 75% em 2020, chegando a 50 milhões de pessoas. O relatório é produzido pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae e com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
Buscando capturar esta oportunidade, a Ponto Fácil investiu na ampliação do time comercial. “Temos hoje uma equipe dedicada à captação de novos franqueados, oferecendo um sistema lucrativo, moderno, descomplicado e seguro, com um propósito social. Além disso, o mercado está mudando rapidamente e aliar tecnologia, humanização e centenas de serviços que atendem a milhões de pessoas, nos dá uma perspectiva bem otimista para os próximos anos da Ponto Fácil”, completa.