Frigol aposta em rastreabilidade socioambiental para garantir transparência em todo o processo e benefícios ao meio ambiente

abr 4, 2024

São Paulo, maio de 2022 – A fim de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU e firmar o seu compromisso na questão ambiental, a Frigol implementou práticas com foco em resultados para os pilares ESG. Um dos destaques é a rastreabilidade socioambiental que a empresa vem desenvolvendo e aprimorando desde 2009. Inclusive, é o único frigorífico brasileiro que realiza o rastreamento de 100% dos animais originados para a produção dentro e fora do Bioma Amazônico, em todas as suas plantas, localizadas no Pará e no estado de São Paulo. Desenvolvida em parceria com a Ecotrace e a Niceplanet, a ferramenta ajuda a empresa a adquirir animais de propriedades regulamentadas e que atendam às diretrizes ambientais e respeitem as particularidades dos locais nos quais eles são criados. 
 

“Fomos o primeiro frigorífico brasileiro a implantar a rastreabilidade socioambiental para os fornecedores diretos em todas as linhas de produtos. Isso significa garantir o controle de origem em todos os locais onde a empresa atua. Para autenticar a transparência e dar confiança neste processo, buscamos as melhores ferramentas para análises dos fornecedores e para compilação das informações verificadas. Levou anos, milhares de testes, mas por fim tivemos sucesso, e todos os nossos produtos bovinos in natura tanto para o mercado interno quanto externo têm um Código QR que conta sua história”, explica Carlos Corrêa, diretor administrativo e sustentabilidade da Frigol. 
 

Esse sistema de rastreabilidade possui características peculiares, pois todo o processo é monitorado, desde o gado que está na fazenda, passando por uma documentação verificada e registrada em blockchain (sistema de registro que não permite alterações) e com uso de Inteligência Artificial para classificação das peças. Todas essas informações são disponibilizadas aos pecuaristas, que podem acompanhar todo o trajeto, o peso e a condição do animal pelo smartphone. “É a tecnologia em benefício de uma atividade que reflete no meio ambiente.
 

Por outro lado, o consumidor também tem acesso a essa tecnologia, já que o produto é embalado com o QR Code contendo informações sobre a situação das fazendas de origem seguindo cinco critérios: Desmatamento, Trabalho Escravo, Invasão de terras indígenas, Embargo do IBAMA e Invasão de Unidade de Conservação Ambiental. Os dados são retirados diretamente dos sites dos órgãos oficiais, sem a interferência da empresa. É possível acessar as informações diretamente do smartphone, fazendo a leitura do código QR. “Temos a percepção de que somos protagonistas das necessárias mudanças para o mundo sustentável, por isso, a Frigol mantém o olhar na direção de ações que possam fomentar a sustentabilidade da convivência entre a sociedade, a empresa e o meio ambiente”, finaliza o diretor administrativo e sustentabilidade da Frigol.
 

Preocupação com o bem-estar animal e ambiental
 

Outro diferencial da Frigol é promover regras significativas para proteção animal, garantir um produto ético e seguro, atender legislações nacionais e internacionais. Os processos seguem as recomendações estabelecidas por órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Programa STES da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e Farm AnimalWelfare Committee (FAWC).
 

Além disso, a empresa já participa do Pacto pela Amazônia, iniciativa do Ministério Público do Pará, e monitora seus fornecedores. E, mesmo não tendo a obrigatoriedade desse protocolo no Estado de São Paulo, também adotou o mesmo procedimento visando os benefícios para a sustentabilidade. 
 

A origem rastreável é um dos pilares da Frigol para manter o elevado padrão de qualidade, a transparência com o consumidor e as certificações dos produtos comercializados junto ao Serviço de Inspeção Federal, atendendo a criteriosos requisitos sanitários e política de qualidade.

Sobre a Frigol 

A Frigol SA é um dos principais frigoríficos brasileiros e um dos líderes em produção de carne bovina e suína na América do Sul. Fundada em 1992 pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a Frigol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países espalhados pela América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.  A Frigol foi destaque na lista “As 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro em 2020”, segundo revista FORBES.
 

Saiba mais no site da Frigol.
 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br

Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This