Frigol expande uso de recursos renováveis e fecha acordo para compra de energia 100% limpa

abr 4, 2024

São Paulo, agosto de 2022 – Mais uma grande conquista para a Frigol. Com o objetivo de diminuir sua emissão de gases do efeito estufa, a empresa realizou um contrato de aquisição de energia 100% renovável com a Auren Energia para abastecer sua operação. O acordo viabilizará o primeiro passo do planejamento operacional da companhia para realizar o consumo exclusivo de energia limpa para os anos 2023 e 2024. Desta forma, garante as necessidades atuais e planeja um portfólio que prevê um consumo exclusivo de fontes de energias renováveis para os próximos 15 anos. Atualmente, 70% do montante consumido pela Frigol é proveniente de fontes renováveis, como a solar, a eólica e a biomassa. 

 

“Optamos pela Auren Energia por ser considerada uma das maiores plataformas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil. Alinhado aos nossos compromissos ESG, o acordo contempla que a emissão do Atestado de Fontes Renováveis e a comprovação da origem limpa da energia. Essa é mais uma estratégia para diminuirmos nosso impacto ambiental. Vale ressaltar também a relevância de contratos de curto prazo como este, que oferecem atendimento imediato às necessidades do negócio, maximizando seus benefícios para todos os envolvidos e possibilita um planejamento operacional detalhado prevendo o consumo exclusivo de fontes de energias renováveis.”, enfatiza Carlos Corrêa, diretor administrativo e sustentabilidade da Frigol.  

 

A companhia já utiliza energias renováveis desde 2016. Desde então, o uso de fontes limpas propiciou a retirada 11.260 toneladas de CO2 da atmosfera, o equivalente a área de 13.512 campos de futebol de árvores plantadas. Ao investir 100% na energia renovável, a Frigol firma um compromisso com o meio ambiente e toda a sociedade, tendo em vista que a utilização de 61.320 MWh por ano corresponde ao consumo de mais de 30 mil residências, considerando o consumo médio brasileiro, de acordo com informações do Anuário Estatístico 2021 EPE. 

 

“Essa energia propicia à empresa atuar em conformidade com a redução de gases do efeito estufa, tornando o processo mais limpo. Além disso, as fontes renováveis, especialmente a solar, têm se tornado muito competitivas com as diminuições de custos. Por isso, estamos iniciando a análise de projetos para os próximos 15 anos”, revela Carlos.  
 

Para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, a empresa também já tinha realizado o plantio de 280 hectares de eucalipto, divididos entre as cidades de Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, no Pará. Essas árvores são conhecidas por terem uma alta absorção de gás carbônico (CO2) durante a fotossíntese e por acumularem carbono em sua biomassa. A expectativa é que elas consigam retirar aproximadamente 44.880 toneladas de CO2 da atmosfera nos próximos sete anos. A medida também visa tornar o frigorífico autossuficiente em biomassa a partir de 2025. 

 

Sobre a Frigol    

A Frigol SA é um dos principais frigoríficos brasileiros e um dos líderes em produção de carne bovina e suína na América do Sul. Fundada em 1992 pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a Frigol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países espalhados pela América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.  A Frigol foi destaque na lista “As 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro em 2020”, segundo revista FORBES.  

 

Saiba Mais no site oficial da Frigol  
 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA    

Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br  

Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This