A Gilead Sciences, Inc. (Nasdaq: GILD) apresentou recentemente novos dados clínicos e do mundo real dos programas de pesquisa e desenvolvimento de HIV, COVID-19 e hepatite viral da empresa na 30a Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI). Setenta resumos, incluindo os dados mais recentes, demonstram a contínua experiência e liderança da Gilead em virologia com o compromisso de avançar para o próximo nível de descobertas científicas para tratar, prevenir, curar e ajudar a erradicar doenças virais.
“Posicionar as pessoas no centro do processo de pesquisa e desenvolvimento está nos ajudando a fomentar o próximo estágio de inovação em virologia”, disse o Dr. Frank Duff, Vice-presidente Sênior e Chefe da Área Terapêutica de Virologia da Gilead Sciences. “Nossos avanços científicos são baseados em colaboração com a comunidade e parceiros de pesquisa em todo o mundo e destacam a importância de desenvolver soluções inovadoras para as necessidades não atendidas e em evolução das pessoas mais afetadas por doenças virais. Os dados selecionados para apresentação no CROI incluem evidências do mundo real no tratamento de COVID-19, avaliação investigativa de terapias existentes para coinfecção por HIV/hepatite B e novos dados de tratamento, prevenção e cura do HIV, avaliando opções de ação prolongada e novas terapias combinadas.”
Pesquisa sobre HIV
A Gilead está comprometida com a descoberta científica contínua para fornecer soluções para as crescentes necessidades das pessoas afetadas pelo HIV em todo o mundo, com o objetivo de acabar com a epidemia de HIV para todos, em todos os lugares. No CROI 2023, a Gilead compartilhou novas descobertas sobre estratégias de tratamento e prevenção do HIV, bem como as atualizações mais recentes da pesquisa contínua da empresa em busca da cura do HIV.
Os dados de pesquisa e desenvolvimento do tratamento do HIV incluem dados de prova de conceito da Fase 1b sobre o perfil de segurança e eficácia do lenacapavir em combinação com anticorpos amplamente neutralizantes (bNAbs) em investigação – teropavimab e zinlirvimab – administrados duas vezes por ano em adultos com supressão virológica para o tratamento de HIV.
As descobertas do programa de pesquisa de cura da Gilead incluem novos dados de diversos estudos colaborativos avaliando novas terapias combinadas destinadas a atacar o reservatório viral do HIV e aumentar a resposta imune para manter o controle virológico na ausência de terapia antirretroviral. As descobertas apoiam a avaliação investigativa contínua de anticorpos amplamente neutralizantes, candidatos a vacinas e agonistas de receptores do tipo Toll.
Além disso, a Gilead apresentou dados de uma avaliação pré-clínica in vivo de uma única administração subcutânea de lenacapavir para profilaxia pré-exposição (PrEP). Como parte do programa de pesquisa de prevenção do HIV da empresa, a Gilead também apresentou os resultados de uma análise agrupada multinacional da adesão do mundo real à PrEP e a incidência de HIV em mulheres cisgênero.
Pesquisa sobre COVID-19
A Gilead apresentou dados que reforçam o papel crítico que o Veklury® (rendesivir) desempenha como padrão de tratamento antiviral para o tratamento de pacientes hospitalizados com COVID-19. Os dados do mundo real sobre o uso de Veklury forneceram evidências importantes e atualizadas de grandes populações hospitalizadas – incluindo pacientes com doenças imunossupressoras – em diferentes períodos da pandemia e diferentes variantes de preocupação. Um estudo separado avaliou a probabilidade de reinternação por todas as causas entre pacientes hospitalizados que receberam Veklury em comparação com aqueles que não receberam.
Além disso, a Gilead apresentou uma nova análise in vitro que avalia a atividade antiviral do Veklury contra variantes comuns preocupantes e dados que avaliam o perfil de resistência do Veklury e outros compostos antivirais.
Pesquisa sobre Hepatite Viral
A Gilead apresentou novos dados do estudo ALLIANCE, que é um estudo de Fase 3 em andamento avaliando Biktarvy® (bictegravir 50 mg/emtricitabina 200 mg/tenofovir alafenamida 25 mg em comprimidos, B/F/TAF) em comparação com dolutegravir (50 mg, DTG) + emtricitabina 200 mg/tenofovir disoproxil fumarato 300 mg, F/TDF, DTG+F/TDF, em adultos com coinfecção por HIV1/HBV que estão iniciando o tratamento. A subanálise dos resultados da Semana 48 complementa os dados iniciais apresentados na 24a Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), com foco nos desfechos do HBV nessa população coinfectada.
Para mais informações, incluindo uma lista completa de resumos e suas respectivas sessões orais e pôsteres, visite o site do CROI.
Teropavimab, zinlirvimab, lefitolimod, vesatolimod, GS-5423, GS-2872, VRC07-523LS são compostos experimentais e não são aprovados pela Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos ou qualquer outra autoridade regulatória para qualquer uso. Sua segurança e eficácia são desconhecidas. Estes medicamentos não estão aprovados no Brasil.
Lenacapavir, isolado ou combinado, não é aprovado por qualquer agência reguladora fora dos Estados Unidos, do Reino Unido, Canadá ou da União Europeia para qualquer uso. Esse medicamento não está aprovado no Brasil.
O uso de lenacapavir para prevenção do HIV é experimental e a segurança e eficácia de lenacapavir para esse uso não foram estabelecidas. A Gilead estuda a segurança e a eficácia do lenacapavir para a prevenção do HIV em diversos estudos clínicos em andamento.
O uso de Biktarvy em indivíduos com coinfecção por HIV-1/HBV é experimental, e a segurança e eficácia de Biktarvy para esse uso não foram estabelecidas.
Atualmente não há cura para o HIV ou a AIDS.
Sobre Biktarvy
Biktarvy é um tratamento para o HIV que combina três medicamentos para formar um regime de comprimido único (STR) contendo 3 medicamentos baseado em inibidor de transferência de cadeia integrase (INSTI), oferecendo uma dose única diária, que pode ser tomada com ou sem alimentos. Biktarvy combina o novo INSTI bictegravir não potencializado com a base de Descovy® (emtricitabina 200 mg/tenofovir alafenamida 25 mg em comprimidos, F/TAF). Biktarvy é um STR e não deve ser tomado com outros medicamentos para HIV.
Sobre Veklury
Veklury (rendesivir) é um análogo de nucleotídeo desenvolvido pela Gilead, com base em mais de uma década de pesquisas antivirais da empresa. Veklury® é indicado para o tratamento da doença causada pelo coronavírus de 2019 (COVID-19) em pacientes adultos e pediátricos com idade ≥ 28 dias e pesando ≥ 3 kg com pneumonia que requerem administração suplementar de oxigênio (oxigênio de baixo ou alto fluxo, ou outra ventilação não invasiva no início do tratamento), e pacientes adultos e pediátricos pesando ≥ 40 kg que não requerem administração suplementar de oxigênio e que apresentam risco aumentado de progredir para COVID-19 grave.
Veklury está aprovado em mais de 50 países em todo o mundo. Até o momento, o Veklury e o genérico rendesivir foram disponibilizados para cerca de 13 milhões de pacientes em todo o mundo, incluindo mais de 8 milhões de pessoas em países de baixa e média renda por meio do programa de licenciamento voluntário da Gilead. Atualmente, essas licenças permanecem isentas de royalties, refletindo o compromisso existente da Gilead em permitir amplo acesso de pacientes ao rendesivir.
Ainda existe uma necessidade significativa de desenvolver opções de tratamento oral para pessoas com COVID-19. A Gilead também está trabalhando para desenvolver um inibidor oral de pró-fármaco nucleosídeo da polimerase SARS-CoV-2, GS-5245, que uma vez metabolizado tem como alvo a replicação do vírus SARS-CoV-2 por meio de um mecanismo idêntico ao rendesivir. Esse medicamento não está aprovado no Brasil.
Sobre a Gilead Sciences
A Gilead Sciences, Inc. é uma empresa biofarmacêutica que busca e alcança avanços na medicina há mais de três décadas, com o objetivo de criar um mundo mais saudável para todas as pessoas. A empresa está empenhada em promover medicamentos inovadores para prevenir e tratar doenças potencialmente fatais e atender às necessidades não atendidas em virologia, oncologia e inflamação.
A Gilead opera em mais de 35 países em todo o mundo, com sede em Foster City, Califórnia.
A Gilead tem uma longa história na área de virologia e foi pioneira em invenções antes consideradas impossíveis, incluindo tratamentos antivirais para pessoas e comunidades afetadas por alguns dos problemas de saúde pública mais desafiadores, incluindo HIV, hepatite viral e COVID-19.
A Gilead ajuda pessoas e comunidades nos cuidados contínuos em virologia, desenvolvendo avanços que tratam, previnem, curam e erradicam doenças virais e colaborando com comunidades e parceiros de pesquisa em todo o mundo. A Gilead está implantando décadas de experiência antiviral para fornecer soluções que ajudam a atender às necessidades não atendidas e em evolução das pessoas afetadas por doenças virais.
Nosso trabalho em virologia ajudou a transformar o cenário global da saúde e estamos comprometidos com o avanço da ciência centrada na pessoa e em programas de educação práticos que fazem a diferença para pessoas e comunidades afetadas por doenças virais.
_________________________________
Referências:
• Lenacapavir + anticorpos monoclonais: Eron J, et al. CROI 2023, Oral 193;
• Descobertas do programa de pesquisa de cura são duas referências: Rappaport A, et al. CROI 2023, Poster 323 | Zhang L, et al. CROI 2023, Poster 437
• Aderência de mulheres CIS à PrEP: Marrazzo J, et al. CROI 2023, Oral 163
• Lenacapavir PrEP pré-clínico: Bekerman E, et al. CROI 2023, Poster 992 • Dados de mundo real sobre Covid 19: Mozaffari E, et al. Poster presented at: CROI 2023. Poster 556, 557 e 558
• Atividade do remdesivir contra variantes: Rodriguez L, et al. Poster presented at: CROI 2023. Poster 562.
• Pesquisa sobre hepatite viral – estudo ALLIANCE: Avihingsanon A, et al. CROI 2023 | Avihingsanon A, et al. AIDS 2022, Oral OALBX0105
Para maiores informações sobre a Gilead Sciences, Inc., visite o site.
Biktarvy, Veklury, Gilead e o logo da Gilead são marcas registradas da Gilead Sciences, Inc., ou de suas empresas relacionadas.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br