Gilead Sciences e Sociedade Brasileira de Hepatologia realizam testes gratuitos para hepatites virais no metrô de São Paulo

abr 4, 2024

São Paulo, julho de 2022 — A Sociedade Brasileira de Hepatologia, em parceria com a Gilead Sciences Brasil, realizará uma campanha de conscientização e testagem das hepatites B e C, nos dias 27, 28 e 29 de julho, em razão do Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. A ação ocorrerá em três estações da linha do metrô de São Paulo, dia 27 Lilás (estação Largo Treze), dia 28 Amarela (estação Luz) e no dia 29 a linha Esmeralda (estação Grajaú), das 10h às 14h. A campanha oferecerá testes rápidos gratuitos para a população e ainda realizará o encaminhamento das pessoas que testarem positivos para centros de atendimento com especialistas.

 

Quem passar pelo local receberá panfletos informativos sobre as hepatites virais, incentivando a visita à tenda de atendimento, onde uma equipe médica estará presente para oferecer outros materiais de conscientização e realizar a testagem dos interessados para as hepatites B e C.

 

Todos que se interessarem receberão uma breve explicação sobre a importância do teste, passarão pela triagem e testagem e receberão o resultado impresso. Os casos positivos serão direcionados imediatamente para aconselhamento por um profissional de saúde e encaminhados a centros de referência em hepatologia para tratamento. Em caso de resultado negativo, o indivíduo será orientado por um profissional de saúde sobre como evitar a contaminação e formas de prevenção.

 

“Um dos grandes desafios para o tratamento da doença é a dificuldade em diagnosticar os pacientes, já que a maioria é assintomática e só apresenta sinais da enfermidade em estágios avançados. Além de atrasar o diagnóstico, esse processo também faz com o que paciente tenha um prognóstico pior porque a doença vai evoluindo, o que pode ter consequências graves, como a cirrose e o câncer de fígado. Por isso, precisamos incentivar a testagem de todos. Atualmente, o tratamento da hepatite C está disponível no SUS, e é realizado com comprimidos tomados por via oral e apresenta taxas de cura de mais de 95% para a maior parte dos pacientes. O primeiro passo para a cura é o diagnóstico”, ressalta Isabela Dutra, gerente médica da Gilead Sciences.

 

Além disso, uma ação lúdica será realizada para promover ainda mais a conscientização das pessoas sobre o diagnóstico precoce. A ação consistirá em iluminar pontos específicos em São Paulo na cor amarela com a intenção de chamar a atenção de quem passar pelos locais, como o Monumento às Bandeiras, Obelisco do Ibirapuera, Ponte Estaiada Pinheiros, Prefeitura de SP, Viaduto do Chá e Museu Mário Andrade.

 

Sobre as hepatites virais

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo 290 milhões de pessoas vivem com hepatites virais e desconhecem que estão contaminadas. No Brasil, são mais de 1.5 milhão de indivíduos. As mais comuns são causadas pelos vírus B e C, que podem levar a complicações como doença hepática crônica, cirrose hepática e câncer. Entre 1999 e 2020, o Ministério da Saúde realizou pouco mais de 510 mil diagnósticos de hepatites B ou C.

 

As hepatites virais são, na maioria das vezes, doenças de natureza silenciosa, que se caracterizam por um processo inflamatório persistente no fígado sem que o paciente apresente sintomas. Aproximadamente 60% a 85% dos casos de hepatite C se tornam crônicos e, em média, 20% evoluem para cirrose ao longo do tempo. Sintomas comuns da doença como febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, perda de apetite e olhos e pele amarelados costumam ocorrer apenas em estágios mais avançados. O número de testes e tratamentos realizados contra a hepatite C caiu entre 40 e 50% durante a pandemia de coronavírus.

 

Confira dias, horários e locais dos testes gratuitos

 

Data, local e horário:

  • 27 de julho: Linha 5|Lilás — estação Largo Treze (27/07); das 10:00 às 14:00 – Coordenação Dr Rogério Alves
  • 28 de julho: Linha 4|Amarela — estação Luz (28/07); das 10:00 às 14:00 — Coordenação Dra Monica Viana
  • 29 de julho: Linha 9|Esmeralda — estação Grajaú (29/07); das 10:00 às 14:00 — Coordenação Dra Eunice Nunes

Sobre a Gilead

A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites virais, entre outras. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Carlos Vinícius Amorim — 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br

Kelly Ortiz — 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This