Junho Laranja: Mölnlycke promove cuidados no tratamento de feridas por queimaduras através da Campanha Poder da Gentileza

abr 4, 2024

São Paulo, junho de 2023 – Para marcar o Junho Laranja e a conscientização sobre a prevenção de queimaduras, a Mölnlycke promove a campanha Poder da Gentileza, ressaltando o valor que cuidados gentis têm na cicatrização de feridas causadas, por exemplo, por eventos como queimaduras causadas por choques elétricos – mote da iniciativa de 2023 da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), com o tema “Não se Choque, Eletricidade Queima”. A empresa acredita que, para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que as queimaduras trazem, o melhor tratamento se dá da maneira mais gentil possível. Para isso, a empresa alia a tecnologia às atitudes gentis em seus produtos, com tecnologias especializadas para o tratamento de feridas.

“Os pacientes de traumas como queimaduras costumam ter queixas sobre a troca de curativos, pelo contato que esses produtos têm com a pele sensível do local atingido e isso deve ser olhado e tratado com muito cuidado pelos profissionais de saúde”, explica Elaine Godoy, enfermeira estomaterapeuta e Coordenadora Clínica Latam da Mölnlycke. “Além disso, o sofrimento e estresse prejudicam o próprio processo de cicatrização”. Pensando nisso, a líder sueca em produtos médicos desenvolveu a tecnologia chamada Safetac, que se trata de uma camada de contato suave entre curativo e pele.

Feita a partir de silicone, a Safetac possui aderência mais suave no intuito de diminuir incômodos e dor, moldando o curativo à pele e possibilitando a sua remoção sem complicações. As vantagens de desempenho dos produtos que usam a Safetac já foram atestadas por centenas de avaliações revisadas, incluindo 30 estudos controlados randomizados. Curativos como o Mepilex Ag®, Mepilex Transfer Ag®, Mepilex One® e Mepiform® fazem uso desta camada especial que protege o tecido novo e permite uma cicatrização natural, mais rápida, além de selar as bordas da ferida e evitar extravazamentos ou maceração.

A campanha Junho Laranja foi instituída por Lei Federal em 2009, mesmo mês que marca o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado em 6 de junho. Em 2023, a iniciativa da SBQ pretende chamar a atenção para o alto percentual de mortes por queimaduras elétricas no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2020 mais de 9 mil pessoas faleceram em decorrência de acidentes com eletricidade¹ – número que equivale a 46% do total dos óbitos por queimadura.

Ainda que as mortes sejam o mais comum nesses casos – cerca de 70% das vítimas de acidentes elétricos vão à óbito imediato², no momento do trauma, antes mesmo de qualquer tipo de atenção médica qualificada –, as pessoas que sobrevivem precisam lidar com sequelas como amputações e feridas de alta complexidade, que demandam cuidados especializados. Dados de 2019 do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde calculam em 7,5 milhões de anos de vida perdidos devido à mortalidade precoce e os anos de vida saudável perdidos por algum grau de incapacidade de vítimas de queimaduras³. “As sequelas das queimaduras se dividem entre funcionais e não-funcionais, sendo estas últimas, além das psicológicas e sociais, as sequelas estéticas”, destaca o cirurgião plástico Dr. Juliano Baron.

Para a Mölnlycke, cada toque suave à pele se relaciona com as ações da empresa e o Poder da Gentileza, enxergando na promoção de cuidados gentis uma forma de aumentar a efetividade da cicatrização de feridas causadas por queimaduras. “A única coisa em comum no tratamento de amputações, traumas mentais ou de aparência é a sensibilidade. Gentileza implica em sensibilidade, um tipo de cuidado fundamental para a região daqueles afetados por traumas dessa natureza”, finaliza o médico. 

Sobre a Mölnlycke: 

A Mölnlycke é uma empresa sueca, líder de mercado em soluções médicas e pioneira em curativos com alta tecnologia de silicone no mundo. Com mais de 170 anos no mercado, a Mölnlycke opera em mais de 40 países. Na América Latina, além do Brasil está também no México, Cuba, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Chile, Argentina e Centro América. Sua missão é oferecer os melhores cuidados na prevenção e no tratamento de feridas, gerando mais conforto e qualidade de vida aos pacientes. Saiba mais no site.   

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:  

Nathalia Alcoba – 11 91003-1294 | imprensa1@fundamento.com.br 

Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This