Marketing Digital: 3 tendências para se manter em vista em 2023

fev 9, 2023

Após um 2022 de retorno a (uma nova) normalidade pós pandemia da Covid-19, é importante que as marcas estejam atentas as mudanças que esse período proporcionou nos hábitos de consumo. A Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil apontou que 95% das empresas reconhecem que as estratégias de Marketing Digital necessitam de melhora. Aqui apontaremos 3 tendências capazes de auxiliar sua empresa a se posicionar com mais qualidade frente ao seu público: 

 1º Conteúdo com relevância 

O escritor Seth Godin diz “crie confiança e ganhe atenção. Aqueles que obtiverem mais confiança conseguirão mais clientes”. A ideia é atrair um público que possa estar interessado nos seus produtos, mas ainda não conhece a marca. O Marketing Digital permite a geração de conteúdo que interesse essas pessoas construindo a imagem de especialista no assunto. 

Para que os conteúdos produzidos pela sua marca tenham de fato relevância para o seu público-alvo e persona, eles precisam ser elaborados com uma perspectiva estratégica, passando pela criação, entrega e gestão pós publicação. 

 A estratégia e o planejamento fazem com que o conteúdo específico chegue ao usuário certo no momento em que ele precisa, considerando as etapas de sua jornada de compra. A produção de conteúdo não pode ser aleatória, apenas para estar presente em um canal ou na rede social mais badalada do momento. É preciso ser intencional, entender o seu público e traçar os caminhos pelos quais ele chegará até a sua empresa, seja na fase de descoberta, consideração ou decisão de compra. 

 Os principais ganhos de uma produção de conteúdo estratégica e assertiva são: 

  • Reconhecimento da sua marca como autoridade no segmento de atuação 

Ao entregar um conteúdo com qualidade e consistência, sua marca passa a ser percebida como uma autoridade no setor em que atua, uma fonte na qual o seu consumidor pode consultar sempre que tiver uma dúvida sobre produtos ou serviços do seu ramo de atuação. 

  • Construção de relacionamento com o público 

Ao consumir conteúdos frequentes da sua marca, o consumidor se torna mais propenso a engajar com ela. Isso é interessante, porque gera diálogos dos quais é possível obter muitos insights. O seu cliente é a sua principal fonte de pesquisa, portanto, ao entregar informação de relevância para ele e obter feedbacks por meio delas, as estratégias podem ser definidas de forma mais assertiva e as conexões são potencializadas. Esses retornos podem ser curtidas, comentários, ou até mesmo uma interação negativa, que possibilita a correção de processos e tomadas de decisão. 

  • Fidelização de clientes 

Muito atrelado ao tópico anterior está a fidelização de clientes. Ao receber conteúdos de qualidade aos quais é possível consultar sempre que preciso, os clientes desenvolvem uma relação de lealdade com a sua marca. Em outras palavras, o cliente reconhece o valor da entrega da sua empresa, e, portanto, passa a enxergá-la como prioridade no consumo de produtos ou serviços. 

  • Construção de presença digital 

A construção da presença digital é essencial porque permite que as empresas alcancem o público alvo e aumentem a sua visibilidade na internet. Neste contexto, a produção de conteúdo é uma excelente estratégia, porque possibilita a geração de leads qualificados, e também, auxilia na melhora do ranqueamento da página das empresas em buscadores, como o google, por exemplo. 

2º Se aproxime do cliente 

O chatbot já é um conhecido das marcas, porém é possível aprofundar seu uso. O conversational marketing é capaz de melhorar a qualidade da experiência do cliente nesse canal. Humanizando as respostas da ferramenta é mais fácil de criar uma conexão com aqueles que possuem dúvidas, melhorando a experiência do cliente, o que aumenta as chances dele adquirir seus produtos. Ao desenvolver um relacionamento de proximidade com o cliente a empresa coleta dados que permitem interpretar de forma mais detalhada o perfil do consumidor, e isso possibilita: 

  • Entregas personalizadas  

A proximidade com o cliente faz com que a empresa seja muito mais assertiva em suas entregas, oferecendo serviços que de fato agregam valor a ele. A personalização ocorre quando se entrega soluções únicas para necessidades específicas. 

  • Diferenciação da concorrência 

Ao entender as reais necessidades do seu público alvo o grau de especificidade das entregas aumenta e esse fator agrega diferencial ao serviço de uma marca quando comparada aos seus concorrentes. Os produtos e serviços podem até serem os mesmos, mas as experiências de entregas não são, e neste ponto, a empresa que conhece bem o seu público consegue se destacar. 

  • Elevação da experiência do cliente 

Ao receber uma entrega personalizada e compatível com suas reais necessidades, o cliente tem uma experiência positiva em seu contato com a marca. Além disso, um outro fator de extrema importância é que os clientes gostam de ter suas opiniões consideradas pela marca. Ao ouvir os clientes, sua empresa abre espaço para a construção de diálogos que inspiram melhorias em aspectos que fazem sentido para o seu público alvo. 

3º Otimização de buscas 

De acordo com a pesquisa Organic vs. PPC, realizada pela Zero Limit Web, 67,5% das pessoas clicam nos 5 primeiros resultados nos buscadores. Isso demonstra a necessidade de se trabalhar com SEO, estratégia que visa alavancar os sites nos mecanismos de buscas. Alguns fatores estão relacionados a sua página (SEO on  page) enquanto outros possuem causas externas (SEO off page). 

Considerando o SEO on page, por exemplo, é essencial que o site possua palavras-chave da área. Isso permite que os buscadores segmentem o conteúdo e o tachem como relevante, subindo a posição do site quando alguém procurar por tal conceito. 

Já avaliando o SEO off page, algo que é relevante é o quanto seu site possui indicações externas. A ferramenta compreenderá que seu conteúdo é relevante vendo que outros sites apontam links para sua página. 

Aqui na Fundamento Grupo de Comunicação desenvolvemos estratégias de Marketing Digital que envolvem a produção de conteúdo, conversational marketing e  estratégias de SEO para que a sua marca construa relevância e posicionamento digital. Fale com a nossa equipe! 

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