Marketing de Influência, saiba os pontos necessários para construir uma boa estratégia

abr 11, 2024

Cada vez mais o universo do marketing adota a estratégia de trabalhar com influenciadores digitais, graças ao alcance significativo que esses criadores de conteúdo possuem nas redes sociais. No entanto, essa parceria necessita de olhar profissional para sua construção,  pois demanda uma escolha minuciosa para garantir uma colaboração eficaz.

Apesar dos desafios, o marketing de influência está em franco crescimento, com projeções indicando um valor de mercado global de 24 bilhões de dólares até o final deste ano, de acordo com o relatório Influencer Marketing Benchmark 2024. Investir em ações com criadores de conteúdo pode ser altamente eficaz quando feito com análise e estratégia adequadas.

Além disso, existem pontos cruciais a serem considerados sobre o consumo de mídia produzido por influenciadores digitais, como a confiança do público em relação ao conteúdo oferecido. De acordo com a pesquisa do Instituto AtlasIntel, embora 40% dos entrevistados acompanhem influenciadores nas redes sociais, apenas 26,5% confiam neles. Além disso, um número ainda menor, apenas 21,7%, relataram ter comprado algo por recomendação desses criadores de conteúdo.

Por isso, saber fazer as escolhas certas sobre a buyer persona que a sua marca busca atingir e escolher a melhor figura pública pode colaborar com o seu crescimento. E embora os super influenciadores tenham um alcance enorme, isso não garante necessariamente o engajamento desejado pela sua empresa.

 

O que diz a lei?

No Brasil, já há movimentos para regulamentar o trabalho dos influenciadores. O projeto de lei 2347/22 busca reconhecer essa atividade como profissão. Em paralelo, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) possui um manual de boas práticas para influenciadores desde 2020. No entanto, ainda há muito a ser feito nesse sentido.

 

Existe algum risco para a marca?

Contratempos ou crises de imagem podem acontecer em parcerias com influenciadores. Nesse caso, nada melhor que estar ciente sobre essas possibilidades. Uma figura pública passa a representar o seu serviço ou produto quando fala dele, e qualquer polêmica envolvendo esse influenciador pode afetar diretamente a imagem da marca. Por isso, devemos conhecer bem a sua buyer persona e os valores da marca antes de estabelecer uma parceria.

 

Veja algumas histórias que deram errado

Infelizmente, um exemplo negativo de parceria que deu errado foi em relação à Budweiser, que em 2023 fez um comercial com a influenciadora transexual Dylan Mulvaney. O resultado? Uma onda de respostas negativas de consumidores mais conservadores e uma grande queda nas vendas após essa campanha. Agora, vamos a um exemplo de “cair o queixo”, o da YouTuber americana Ruby Franke, que compartilhava conselhos sobre maternidade e fazia diversas parcerias com marcas e foi recentemente indiciada por abuso infantil contra os seus próprios filhos. Eu sei, representa algo chocante.

E diante dessas situações, as marcas muitas vezes precisam se desvincular rapidamente da imagem do influenciador para evitar danos à sua reputação. Um exemplo disso foi o caso da criadora de conteúdo fitness Gabriela Pugliesi, que realizou uma festa durante a pandemia em 2020 e sofreu represálias nas redes sociais. O resultado? Marcas como O Grupo Hope e Mais Pura, cancelaram o contrato com ela. Enquanto isso, a Kopenhagen se posicionou informando que seu contrato com a influenciadora era algo apenas “pontual”.

Acerte na estratégia e tenha sucesso na sua campanha

Parcerias entre influenciadores e marcas podem ser altamente eficazes, como evidenciado por diversas campanhas de sucesso. Por exemplo, a colaboração entre Márcia Sensitiva e Liberty Seguros resultou em vídeos divertidos que alcançaram mais de 45.000 curtidas e 250.000 visualizações, no Instagram. Na mesma rede social, a união entre a Azos e a Mari Kruger gerou um vídeo bem-humorado que alcançou mais de 10.000 likes e quase 100.000 visualizações.

A Pier Seguradora também obteve sucesso ao colaborar com influenciadores como Cinthia Rodrigues e Davi Vinicius, alcançando mais de 2.000.000 de visualizações e 26.000 curtidas apenas no TikTok.

Esses resultados demonstram como o marketing de influência pode ampliar a visibilidade das marcas de forma envolvente nas redes sociais, gerando alto engajamento e reconhecimento da marca.

 

A força dos influenciadores pode ser uma aliada

Lembre-se, ao investir em ações com influenciadores, não se esqueça de fazer uma análise criteriosa e estratégica, levando em consideração não apenas o alcance, mas a relevância e a reputação do criador de conteúdo. Com isso, diminui-se o risco de o “tiro sair pela culatra” e, claro, também potencializa os benefícios do marketing de influência.

No entanto, apesar dos riscos envolvidos, o marketing de influência pode trazer uma série de benefícios para as marcas. A parceria com influenciadores pode proporcionar uma maior visibilidade, aumentar o engajamento com o público-alvo, gerar confiança na sua empresa e até mesmo impulsionar as vendas.

Diante dos desafios e oportunidades apresentados pelo marketing de influência, o apoio de uma equipe de especialistas surge como algo primordial. Nosso time possui expertise na seleção e gestão de parcerias com influenciadores, garantindo resultados efetivos para a sua marca. Entre em contato conosco agora mesmo e potencialize a sua estratégia de marketing de influência!

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