Mölnlycke® indica as 6 melhores dicas para o cuidado das lesões por pressão na pele de pacientes acamados 

abr 4, 2024

São Paulo, dezembro de 2022 – A Mölnlycke®, empresa sueca líder em curativos, é pioneira na produção de produtos que auxiliam no tratamento e prevenção das chamadas lesões por pressão (LP) no Brasil. E, para prevenir estas feridas, especialmente na pele de pacientes acamados, a companhia destaca a indicação das 6 dicas essenciais para prevenção das LPs:

  • Inspecionar e avaliar a pele diariamente, assim como o risco do paciente;
  • Cuidados com a pele, mantendo- a sempre limpa, seca e hidratada; 
  • Superfície de suporte adequada, como colchões de viscoelástico ou pneumáticos;
  • Curativos multicamadas com interface de silicone em regiões de risco, como proeminências ósseas;
  • Controle da umidade, como incontinências urinárias e fecais;
  • Suporte nutricional adequado.

Resultantes da pressão ou da pressão combinada ao cisalhamento e ocasionadas sobre uma proeminência óssea ou relacionadas a um dispositivo médico ou outro objeto, as lesões por pressão causam prejuízos físicos, emocionais e também financeiros: os custos para o tratamento dessas feridas nos Estados Unidos, por exemplo, chegam a US$26,8 bilhões, anualmente.
 

O QUE É A LESÃO POR PRESSÃO

A Lesão por Pressão (LP) se caracteriza como um dano localizado na pele e/ou nos tecidos subjacentes, resultantes da pressão ou da pressão combinada ao cisalhamento, usualmente sobre uma proeminência óssea ou relacionadas a um dispositivo médico.
 

Entre os principais pacientes afetados pelo problema, estão as pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida. No entanto, além delas, o aparecimento das lesões também pode ocorrer em pacientes com dificuldade de movimentação; submetidos a procedimentos cirúrgicos com tempo de duração acima de duas horas; com alteração na cognição ou no nível de consciência, e também naqueles com problemas circulatórios e incontinência urinária ou fecal.
 

As lesões por pressão se desenvolvem principalmente em locais que não possuem muito músculo ou gordura, onde o osso fica bem próximo à pele. Além disso, as LPs podem também ocorrer na pele e nos tecidos sob dispositivos médicos, como sondas e máscaras, entre outros. “Áreas de risco podem variar, de acordo com a posição do paciente. Ao ficar deitado de costas ou sentado na cadeira, a área de maior risco é a região sacral (sacrococcígea), por exemplo. Já quando o paciente fica lateralizado, deve-se observar a região dos trocanteres, área de risco para o desenvolvimento da LP.”, explica Talita Weber, enfermeira dermatoterapeuta.
 

PREVENÇÃO EM FOCO PARA PROFISSIONAIS

Ciente de seu papel na conscientização de profissionais de saúde e instituições da área médica, como hospitais e centros clínicos, a Mölnlycke® também atua para compartilhar, principalmente, as melhores práticas preventivas, assim como os tratamentos adequados às lesões por pressão. Por isso, desde 2016, oferece a esses públicos a oportunidade de aprendizado com o programa “Prevenção em Foco”, que reúne conteúdos educativos e demonstra na prática como pensar em novas estratégias de prevenção e cuidados para proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes e familiares que convivem com as dificuldades enfrentadas no dia a dia.
 

Saiba mais sobre a Lesão por Pressão e o programa Prevenção em foco em: 

Formação online sobre úlceras por pressão | Mölnlycke Advantage
 

Sobre a Mölnlycke – A Mölnlycke é uma empresa sueca líder de produtos médicos a nível mundial que fornece soluções aos profissionais de saúde para obter os melhores resultados clínicos e oferecer uma boa relação custo-benefício. Com mais de 170 anos no mercado, a companhia opera em mais de 40 diferentes países e distribuiu seus artigos tecnológicos em mais de cem. Seu foco é oferecer os melhores cuidados na prevenção e o tratamento de feridas, gerando conforto aos pacientes. 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA  

Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 / 11 91003 1294 | imprensa1@fundamento.com.br 

Kelly Ortiz- 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This