Frequentemente, usamos esse termo “Rebranding” de forma inadequada em muitos contextos. A simples atualização de um logotipo, a mudança de embalagens ou um novo slogan não são, necessariamente, resultado de um processo de mudança de marca genuíno.
O rebranding é uma estratégia mais profunda, que vai além das aparências visuais e engloba mudanças significativas na essência da marca, incluindo sua missão, visão e valores. É um processo que não deve ser subestimado, pois pode afetar todos os aspectos do negócio.
Os benefícios, os desafios e os impactos do rebranding, devem ser avaliados com um olhar especial, pois isso pode afetar positiva ou negativamente a imagem de uma marca, como o recente caso do Twitter, a famosa rede social do passarinho, que passou por uma transformação e agora é chamada de “X”.
Rebranding: Um novo olhar para a essência da marca
Empresas de sucesso se baseiam em duas partes importantes: o que acontece dentro delas e o que oferecem ao público. Internamente, inclui-se porque a empresa existe, o que ela quer alcançar, quais são seus valores e como seus colaboradores veem o mundo. Externamente, está o que a empresa vende ou faz para as pessoas.
No marketing, o negócio precisa ter uma razão clara para existir e isso deve estar em harmonia com o que ela vende. A maior importância desta ação está em a empresa ser genuína para fornecer algo que faça com que as pessoas se sintam bem e satisfeitas.
Entretanto, equilibrar essas duas partes pode ser complicado. Internamente, as pessoas podem ter ideias diferentes sobre o mercado e como aproveitar as oportunidades. Por isso, quando uma marca decide fazer uma mudança significativa na sua identidade, precisa considerar o que todos pensam e tentar chegar a um acordo. Externamente, é importante entender o que atrai o público e destacar os benefícios que atendem ao que eles precisam e desejam. Para fazer isso, é preciso adotar uma abordagem ampla e estratégica, olhando para todas as partes da empresa e do mercado.
O rebranding é uma maneira de dar uma nova vida ao negócio. Não se trata apenas de mudar a aparência, mas de renovar a essência da marca; é uma oportunidade de atualizar não apenas a imagem, mas também o compromisso da empresa com seu propósito e com o que ela quer oferecer ao mundo.
Quando considerar o rebranding?
Vale lembrar que essa não é uma decisão que deve ser tomada de ânimo leve. Há momentos específicos em que pode ser necessário:
Mudanças Internas: Fusões, aquisições ou mudanças na visão interna da empresa podem desencadear a necessidade de reavaliar a essência da marca. Essas alterações afetam tanto o público interno quanto a oferta externa.
Mudanças Externas: Mudanças no cenário externo, como novos interesses do público-alvo, avanços tecnológicos ou concorrência disruptiva, podem impactar a proposta de valor da empresa, exigindo uma resposta estratégica de rebranding.
O processo de rebranding
Todo o processo que envolve essa mudança é bem complexo e exige uma abordagem metódica. Envolve uma profunda imersão interna, pesquisa de mercado externa e um processo cocriativo para construir um novo posicionamento e identidade de marca que atenda às aspirações dos executivos e/ou dos clientes.
Essa transformação pode resultar em alterações visuais, como logotipos e campanhas, ajustes nos produtos ou serviços oferecidos e até treinamentos para colaboradores. No entanto, o verdadeiro impacto vai além das aparências; ele sinaliza uma mudança cultural na empresa e na essência da marca.
O impacto do rebranding no Twitter (Agora “X”)
Agora, vamos considerar o que aconteceu quando uma plataforma como o Twitter passou por um processo de rebranding e se tornou “X”.
O Twitter era uma das redes sociais mais reconhecidas e utilizadas em todo o mundo, com uma identidade visual icônica – tanto que ela era chamada por “rede do passarinho azul” – e uma base de usuários fiel.
Aqui estão alguns dos impactos dessa transformação:
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Benefícios
Renovação da imagem: A mudança para “X” revitalizou a imagem da plataforma, atraindo a atenção de novos públicos e mostrando que a plataforma estava não só acompanhando as tendências atuais, mas também se preparando para incorporar novos serviços e recursos.
Reconexão com a essência: “X” pôde se reconectar com sua essência, reforçando sua missão de ser um espaço para compartilhar ideias e conversar sobre diversos temas – sendo o ‘x’ uma expressão usada para definir, literalmente, qualquer coisa.
Alinhamento com a marca mãe: o aplicativo pertence a X Corp., subsidiária da X Holdings Corp.
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Malefícios
Perda de reconhecimento: A mudança radical na identidade visual, inicialmente, causou confusão entre os usuários, e muitos tiveram dificuldade em se adaptar à nova marca, já que toda modificação deve passar pela fase de adaptação.
Resistência dos usuários: Alguns usuários fiéis ao Twitter resistiram às mudanças (que não necessariamente foi ruim, visto que isso colocou a rede social, como ela mesmo denominou, no “trend topics”), o que inicialmente prejudicou a aceitação do rebranding.
Toda mudança deve ser feita com um estudo especializado
O rebranding é um processo estratégico que pode ter impactos profundos na essência de uma marca. Ele não deve ser subestimado e requer uma abordagem metódica e sensível. No caso do Twitter, que se tornou “X”, o rebranding trouxe benefícios, como uma imagem renovada, mas também apresentou desafios, como a resistência dos usuários.
A grande questão é que toda essa mudança foi estudada por especialistas, que viram que, apesar de toda a repercussão e risco, seria uma boa ideia e o momento era propício.
E é exatamente isso que uma empresa precisa: de profissionais ousados e competentes, que entendam a necessidade da sua marca e realize tudo o que ela precisa para crescer e ser bem-sucedida.
Aqui na Fundamento Grupo de Comunicação, fazemos todo o estudo para avaliar quais são as necessidades do seu negócio. Com a ‘Fundamento Análises’, realizamos uma investigação aprofundada sobre a sua marca e os possíveis impactos de um rebranding, através de metodologias de pesquisa, o que nos possibilita recomendar as melhores soluções.
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