São Paulo, setembro de 2022 – Aproximadamente 80% dos brasileiros dependem dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o Ministério da Saúde. Para ressaltar a importância dos fármacos no acesso à saúde, setembro é o mês que celebra o Dia Nacional de Luta por Medicamento e as farmacêuticas têm um papel importante nessa questão. Com mais de 30 anos de história, a biofarmacêutica Gilead Sciences tem investido em pesquisas, desenvolvimento e produção de medicamentos e, por meio de diversas estratégias, visa facilitar esse acesso, inclusive, uma delas é o acordo com o Ministério da Saúde para disponibilizar suas terapias aos pacientes.
A empresa é reconhecida pela descoberta de medicações que contribuíram para salvar vidas, como sofosbuvir – um importante medicamento no combate à hepatite C. A Gilead revolucionou o tratamento de doenças virais e vem oferecendo ao governo brasileiro as mais recentes tecnologias. “Ao aumentar o número de pessoas com acesso aos medicamentos, seja para tratamento ou prevenção, damos um passo importante na redução das taxas de infecções, melhoramos a qualidade de vida e aumentamos a qualidade da saúde pública no país”, afirma Dra. Rita Manzano Sarti, infectologista e diretora médica sênior da Gilead Brasil.
Em março, o Sistema Único de Saúde (SUS) também incorporou o tenofovir alafenamida (TAF), como uma nova opção de tratamento para pacientes com hepatite B. “Estamos sempre comprometidos e atentos a oportunidades para atender às necessidades da população e colaborar para que mais pessoas tenham acesso aos cuidados que necessitam”, complementa Dra. Rita.
Outro grande exemplo pode ser observado com o rendesivir, primeiro antiviral contra Covid-19 a ser aprovado no Brasil e em mais de 50 países. A Gilead trabalhou ativamente para fazer com que a medicação chegasse ao máximo de pessoas possível e para que o produto fosse disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde, no entanto, até o momento, rendesivir está disponível somente no mercado privado. “Oferecemos alternativas para salvar vidas e essa será sempre nossa principal preocupação. Para tornar isso possível, estamos dispostos a negociar e queremos as melhores condições possíveis para todos os lados. Entendemos que existe uma grande necessidade de unir esforços nesse sentido”, aponta o diretor geral da Gilead Brasil, Christian Schneider.
Outro movimento nesse sentido da Gilead, recentemente, foi a contratação de Luciana Scaccabarozzi como diretora de acesso ao mercado para expandir ainda mais a área. “A área de acesso ao mercado é como se fosse o GPS, cujo objetivo é fornecer aos usuários as melhores rotas não apenas para chegarem ao seu destino, mas também para que possam evitar congestionamentos. Queremos eliminar toda e qualquer barreira que separe o medicamento do paciente”, garante Luciana.
Sobre a Gilead
A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites virais, entre outras. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br