Desde o final de 2022, a Inteligência Artificial (IA) ganhou holofotes em maior escala com a chegada do Chat-GPT. Apesar do boom generalizado que a ferramenta da OpenAI trouxe, recursos de IA já fazem parte do cotidiano das pessoas há muito tempo. Desde ações consideradas simples, como as recomendações personalizadas em plataformas de streaming de música, filmes e séries, até outras mais complexas, como os carros autônomos, que utilizam sensores e algoritmos avançados para analisar o ambiente, tomar decisões e guiar o veículo de forma segura e eficiente.
Dentro desse cenário de expansão de novas tecnologias, é importante destacar as vantagens obtidas com o uso da inteligência artificial, no entanto, também é necessário avaliar a interação com as pessoas e o impacto causado pela IA no âmbito profissional.
Neste texto, apresentaremos as diversas formas como a IA tem sido utilizada na comunicação e também abordaremos caminhos para que profissionais façam uso dessas ferramentas de forma segura e eficiente.
Inteligência Artificial no marketing, publicidade e comunicação
A inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais importante nos âmbitos de marketing, publicidade, propaganda e comunicação. À medida que essa tecnologia evolui, suas aplicações também seguem mudando a forma como as empresas se conectam com os consumidores e como as mensagens são entregues.
Com sua capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real por meio de algoritmos avançados de aprendizado de máquina, a IA permite que as empresas coletem informações relevantes sobre o comportamento do consumidor, histórico de compras e interações nas redes sociais, fornecendo insights para estratégias e tomadas de decisão mais assertivas. Essas informações permitem que os profissionais de marketing e publicidade ajustem suas ações para obter resultados mais satisfatórios.
Se fôssemos listar todos os benefícios da inteligência artificial, este texto seria bem mais extenso, pois reconhecemos que são inúmeros. Neste artigo demonstramos de forma prática algumas funcionalidades que o Chat GPT oferece.
Agora, queremos abrir espaço para a importância do papel do ser humano no uso dessas ferramentas.
Interação entre a inteligência artificial e o profissional
Uma das maiores preocupações em relação à Inteligência Artificial é o quanto ela pode substituir os seres humanos em suas tarefas de trabalho.
Considerando uma visão realista, algumas funções serão inevitavelmente substituídas por novas tecnologias. No entanto, na maioria dos casos, discutir a substituição ainda é precipitado.
Isso ocorre porque, apesar de ser treinada para reproduzir análises, comportamentos e sentimentos humanos, falta à inteligência artificial a humanização. O processo criativo é intangível e está ligado às experiências, valores, crenças e sentimentos que os seres humanos trazem consigo.
Recentemente, a produtora inglesa Private Island lançou um comercial de cerveja feito através da IA, dividindo opiniões do público sobre o resultado final. Clique aqui para assistir. Isso mostra que, de forma geral, as pessoas ainda não estão preparadas para aceitar produções realizadas integralmente pela inteligência artificial, sem os ajustes humanos para adaptá-las à realidade.
Entendemos que a IA pode contribuir para o trabalho do profissional criativo de marketing, trazer agilidade em processos e otimizar produções em larga escala, como na assessoria de imprensa, por exemplo. Mas, ainda assim, será necessário o refinamento que o olhar humano traz.
Cabe aos profissionais a atualização constante e a construção de um repertório robusto para produzir e entregar conteúdos melhores, relevantes e que se diferenciem de todos os outros que serão feitos integralmente pela inteligência artificial. Este parece o caminho para que o ser humano não se torne limitado e dependente da ferramenta.
Ferramentas devem ser utilizadas como apoio, e não como idealizadores centrais de conteúdo. A capacidade humana de filtrar, interpretar situações, dados e considerar diferentes contextos continuarão em alta e essas características a IA ainda não reproduz com tanta precisão.
Conclusão
A interação entre a IA e os seres humanos é essencial. Embora a inteligência artificial possa realizar tarefas complexas e reproduzir comportamentos humanos, ainda há limitações em sua capacidade de substituir completamente a criatividade e a humanização trazidas pelas pessoas.
Ainda existem elementos intangíveis, como a capacidade de interpretação de diferentes cenários e experiências, são intrínsecos ao processo criativo e fazem parte da bagagem que os profissionais trazem consigo.
A colaboração entre a tecnologia e os profissionais é aparentemente um bom caminho a ser seguido. A IA pode agilizar processos, otimizar produções em larga escala e oferecer suporte às atividades dos profissionais de marketing, mas é necessário que os seres humanos cultivem um repertório sólido, se atualizem constantemente e tragam sua perspectiva única para a criação e entrega de conteúdo relevante e diferenciado.
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