OMS EXPANDE A RECOMENDAÇÃO CONDICIONAL DE VEKLURY® (RENDESIVIR) PARA PACIENTES COM O ESTADO GRAVE DA DOENÇA NA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DAS DIRETRIZES DE COVID-19 

abr 4, 2024

São Paulo, setembro de 2022 – A Gilead Sciences, Inc. (Nasdaq: GILD) anunciou recentemente atualizações ao Therapeutics and COVID-19: living guideline (Guia atualizável sobre o Tratamento da Covid-19) da Organização Mundial da Saúde (OMS), que agora recomenda condicionalmente o Veklury® (rendesivir) para o tratamento de pacientes com COVID-19 grave e continua a recomendar condicionalmente o Veklury para pacientes com doença não grave COVID-19 com maior risco de hospitalização.

A recomendação condicional da OMS para o uso de Veklury no tratamento de pacientes com COVID-19 grave é impulsionada principalmente pelos resultados finais do estudo SOLIDARITY, patrocinado pela OMS, que mostrou um risco relativo estatisticamente significativo 17% menor para morte ou progressão para necessidade de ventilação em pacientes que necessitam de oxigênio suplementar no nível basal, em comparação com o tratamento padrão (RR: 0,83; IC de 95%: 0,75–0,93). Além disso, o SOLIDARITY apresentou um risco relativo estatisticamente significativo 13% menor para mortalidade com o tratamento com Veklury em pacientes hospitalizados com oxigênio suplementar e que não necessitam de ventilação mecânica, em comparação com o tratamento padrão (RR: 0,87; IC de 95%: 0,76–0,99). No estudo, Veklury não teve efeito significativo em pacientes com COVID-19 que já estavam em ventilação mecânica. Esses achados complementam os resultados do estudo ACTT-1 duplo-cego e controlado por placebo do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, no qual uma redução da mortalidade foi observada em pacientes tratados com Veklury com baixo fluxo de oxigênio no nível basal, em comparação com placebo, em uma análise de subgrupo post-hoc (HR: 0,30; IC de 95%: 0,14–0,64). Veklury não demonstrou benefício de mortalidade na população geral ou em outros subgrupos em uso de oxigênio no nível basal no ACTT-1 ou no SOLIDARITY. 

“Quando os resultados completos do SOLIDARITY foram publicados em maio de 2022, demonstraram que o Veklury reduziu a mortalidade e a progressão para ventilação em pacientes que receberam oxigenação ou não. Esses achados são consistentes com outros estudos, como o ACTT-1” afirmou o Dr. Merdad Parsey, PhD, Diretor Médico Executivo, Gilead Sciences. “As diretrizes da OMS desempenham um papel informativo importante sobre o tratamento da COVID-19 em muitas regiões do mundo. Nós estamos satisfeitos que as atualizações das diretrizes reflitam o papel crítico que Veklury desempenha em reduzir a progressão da doença ou a morte por COVID-19. Veklury e o genérico rendesivir foram disponibilizados para mais de 11 milhões de pacientes em todo o mundo, e é um tratamento antiviral recomendado pela OMS tanto para pacientes com alto risco de progressão que não necessitam de oxigênio quanto para aqueles que necessitam de oxigênio suplementar.”

Na diretriz da OMS, os pacientes com COVID-19 grave são definidos como aqueles com saturação de oxigênio menor que 90% em ar ambiente,sinais de pneumonia e/ou sinais de desconforto respiratório grave; não inclui pacientes gravemente doentes em ventilação mecânica. Inúmeras organizações nacionais e internacionais confiáveis, incluindo os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e a Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID), recomendam Veklury para o tratamento da COVID-19 em um amplo espectro de gravidade da doença, incluindo pacientes com COVID-19 não grave com alto risco de hospitalização e pacientes com COVID-19 grave. 

“A última atualização das diretrizes da OMS para COVID-19 ajudará a expandir ainda mais o acesso ao rendesivir para aqueles com gravidade mais significativa da doença que precisam de opções de tratamento eficazes”, disse a Dra. Elizabeth Sapey, Bacharel em Ciências, Bacharel em Medicina e Cirurgia, Ph.D, Membro do Royal College of Physicians, Professora de Medicina Respiratória Aguda no Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham. “Com esta nova recomendação, a diretriz da OMS agora reflete melhor todo o conjunto de evidências que apoiam o papel do rendesivir no tratamento da COVID-19 e se alinha mais de perto com as recomendações da maioria das principais diretrizes e protocolos.”

Sobre Veklury 
Veklury (rendesivir) é um análogo de nucleotídeo desenvolvido pela Gilead, com base em mais de uma década de pesquisas antivirais da empresa. O rendesivir tem um perfil de segurança estabelecido e interações medicamentosas mínimas em diversas populações. Neste momento, mais da metade dos pacientes internados com COVID-19 nos Estados Unidos são tratados com Veklury. Ele pode ajudar a reduzir a progressão da doença em vários níveis de gravidade e permitir que os pacientes se recuperem mais rapidamente, disponibilizando recursos hospitalares limitados e economizando dinheiro dos sistemas de saúde. 

O Veklury inibe diretamente a replicação viral dentro da célula, visando a polimerase de RNA viral SARS-CoV-2. Devido ao mecanismo de ação do Veklury, possui uma alta barreira à resistência. Testes laboratoriais in vitro em diversos estudos independentes mostram que o Veklury continua a demonstrar atividade durável contra o SARS-CoV-2 à medida que o vírus evolui, incluindo a variante Delta e as variantes Ômicron BA.4 e BA.5. À medida que surgem novas variantes preocupantes do SARS-CoV-2 em todo o mundo, a Gilead avalia continuamente a eficácia do Veklury contra as variantes virais. 

Veklury é aprovado ou autorizado para uso temporário em aproximadamente 50 países em todo o mundo. Até o momento, o Veklury e o genérico rendesivir foram disponibilizados para mais de 11 milhões de pacientes em todo o mundo, incluindo mais de 7 milhões de pessoas em 127 países de baixa e média renda por meio do programa de licenciamento voluntário da Gilead. Atualmente, essas licenças permanecem isentas de royalties, refletindo o compromisso existente da Gilead em permitir amplo acesso de pacientes ao rendesivir.

Indicação no Brasil para Veklury
Veklury® é indicado para o tratamento da doença causada pelo coronavírus de 2019 (COVID-19): 
• em adultos e adolescentes (com idade igual ou superior a 12 anos e com peso corporal de, pelo menos, 40 kg) com pneumonia que precisam de oxigênio extra para ajudá-los a respirar, mas que não estejam sob ventilação artificial (quando são usados meios mecânicos para auxiliar ou substituir a respiração espontânea no início do tratamento). 
• adultos que não precisam de oxigênio extra para os ajudar a respirar e que apresentam risco aumentado de progredir para COVID 19 grave.

Importantes Informações de Segurança do Veklury 
Contraindicação 
Veklury® não deve ser administrado em caso de alergia ao rendesivir ou a qualquer outro componente deste medicamento (vide composição). 

Advertências e precauções 
• se tiver problemas hepáticos (no fígado). Algumas pessoas apresentam um aumento nas enzimas do fígado quando Veklury® é administrado. O seu médico solicitará exames de sangue antes de iniciar o tratamento para verificar se você poderá utilizar Veklury® de modo seguro. 
• se tiver problemas renais (nos rins). É possível que este medicamento não seja administrado em algumas pessoas com problemas renais graves. O seu médico solicitará exames de sangue para verificar se você poderá utilizar Veklury® de modo seguro. 
• se estiver imunocomprometido/a. O seu médico poderá monitorá-lo/a mais atentamente se o seu sistema imunológico não estiver funcionando devidamente para garantir que o tratamento está agindo. 

Reações adversas 
Veklury® pode causar reações alérgicas durante e após a infusão, incluindo reações anafiláticas (reações alérgicas súbitas potencialmente fatais). Foram observadas raramente reações alérgicas. No caso das reações anafiláticas, a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis. Os sintomas podem incluir: 
• Alterações na pressão arterial ou nos batimentos cardíacos. 
• Níveis de oxigênio baixos no sangue 
• Temperatura alta
• Falta de ar, chiado no peito 
• Inchaço na face, lábios, língua ou garganta (angioedema) 
• Erupção na pele 
• Sensação de mal-estar (náuseas) 
• Enjoos (vômito) 
• Transpiração excessiva 
• Tremores.

Interações medicamentosas 
Informe o seu médico sobre outros medicamentos que está tomando ou tenha tomado recentemente. 
Não use cloroquina ou hidroxicloroquina ao mesmo tempo que Veklury®. 
Alguns medicamentos, como midazolam ou pitavastatina, devem ser tomados, pelo menos, 2 horas depois de Veklury®, uma vez que o rendesivir pode afetar a forma como atuam. Veklury® poderá afetar a forma como alguns medicamentos (teofilina ou midazolam) funcionam. 
Certos medicamentos (como por exemplo, a rifampicina) poderão afetar a forma como Veklury® funciona.

Dose e administração 
A dose recomendada é: 
• uma dose inicial única de 200 mg no dia 1 
• depois, doses diárias de 100 mg a partir do dia 2.

Gravidez e lactação 
Fale com o seu médico se estiver grávida ou puder estar. Não há informação suficiente para ter a certeza de que é seguro usar Veklury® na gravidez. Veklury® apenas será administrado se os potenciais benefícios do tratamento superarem os potenciais riscos para a mãe e para o feto. O uso de métodos contraceptivos eficazes é recomendado durante o tratamento com Veklury®. 

Fale com o seu médico se estiver amamentando. Ainda não se sabe se Veklury® ou o vírus responsável pela COVID-19 passam para o leite materno humano, nem quais podem ser os efeitos no bebê ou na produção de leite. O seu médico vai ajudá-la a decidir se deve continuar amamentando ou começar o tratamento com Veklury®. Os potenciais benefícios do tratamento, comparados com os benefícios da amamentação para o seu bebê deverão ser considerados

Sobre a Gilead Sciences 
A Gilead Sciences, Inc. é uma empresa biofarmacêutica que tem buscado e obtido inovações em medicina há mais de três décadas, com o objetivo de criar um mundo mais saudável para todas as pessoas. A empresa está comprometida em avançar com medicamentos inovadores para evitar e tratar doenças de risco de morte, incluindo HIV, hepatite viral e câncer. A Gilead opera em mais de 35 países em todo o mundo, com sede em Foster City, Califórnia.

Declarações Prospectivas 
Este comunicado de imprensa inclui declarações prospectivas, dentro da definição da Lei de 1995 sobre a Reforma de Litígios envolvendo Títulos Privados que está sujeita a riscos, incertezas e outros fatores, incluindo a capacidade da Gilead de iniciar, progredir ou concluir ensaios clínicos dentro dos prazos atualmente previstos ou em geral, e a possibilidade de resultados desfavoráveis de ensaios clínicos em andamento ou adicionais, incluindo aqueles envolvendo Veklury; o risco de que os médicos não vejam os benefícios de prescrever Veklury para o tratamento de pacientes gravemente doentes com COVID-19; e quaisquer suposições subjacentes a qualquer um dos anteriores. Esses e outros riscos, incertezas e fatores estão descritos em detalhes no Relatório Trimestral da Gilead no Formulário 10-Q para o trimestre finalizado em 30 de junho de 2022, conforme arquivado com a Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos. Esses riscos, incertezas e outros fatores poderiam causar resultados reais que diferem materialmente dos referidos nas declarações prospectivas. Todas as declarações além das declarações de fatos históricos são declarações que poderiam ser consideradas declarações prospectivas. O leitor é advertido de que tais declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e envolvem riscos e incertezas, bem como é advertido a não depositar confiança indevida nessas declarações prospectivas. Todas as declarações prospectivassão baseadas em informações atualmente disponíveis à Gilead, e a Gilead não assume nenhuma obrigação e se isenta de qualquer intenção de atualizar essas declarações prospectivas.
 

# # # 

A Gilead e o logo da Gilead são marcas registradas da Gilead Sciences, Inc., ou de suas empresas relacionadas. Para mais informações sobre a Gilead, visite o site da empresa, siga a Gilead no Twitter (@GileadSciences) ou entre em contato com a Fundamento RP. 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br 
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This