Pesquisa Datafolha revela que 42% das mulheres nunca fizeram mamografia por se considerarem jovens

abr 4, 2024

São Paulo, novembro de 2023 – A desinformação em torno do câncer de mama prejudica o diagnóstico precoce e complica o tratamento eficaz. De acordo com o resultado da pesquisa Datafolha, encomendada pela Gilead Oncology, da Gilead Sciences Brasil, 64% das brasileiras acreditam que a doença se desenvolve hereditariamente. Em decorrência de crenças como essa, ser jovem (42%) se torna o principal motivo das mulheres nunca terem feito uma mamografia, seguido da falta de pedido médico (30%). Muitos ainda acreditam que a hereditariedade é o principal fator que desencadeia a patologia, quando, na realidade, apenas 5% a 10% dos tumores têm ligação genética.¹ O estudo também aponta que 45% das entrevistadas afirmam que o exame de rotina é indicado para as mulheres mais velhas, a partir de 50 anos. Já 34% das brasileiras dizem que o exame nas mulheres mais jovens, de até 40 anos, pode causar danos à saúde. Os números também relatam que 18% acreditam que os medicamentos existentes são suficientes para curar a doença, enquanto 16% concordam que todo câncer de mama é igual.“Existe uma série de informações que circulam sobre o tema e que não estão fundamentadas em estudos científicos e, portanto, não correspondem à realidade. Conversar com especialistas é sempre o melhor caminho para esclarecer todas as dúvidas sobre este assunto. É preciso desfazer crenças sobre o câncer de mama para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou incurável. A patologia é uma condição complexa, mas, com a informação e diagnóstico corretos, tratamento adequado e exames frequentes existem possibilidades de cura e controle da doença, oferecendo esperança e sobrevida às pacientes”, explica Flávia Andreghetto, Diretora Associada de Oncologia na Gilead Sciences.Além da hereditariedade, câncer de mama pode se desenvolver de outras formasA obesidade e sobrepeso, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente às radiações são outros fatores ambientais e comportamentais de risco que podem culminar no surgimento da doença. Também há o surgimento da doença por causas genéticas e hereditárias, tais como, histórico familiar de câncer de ovário e casos de câncer de mama na família, entre outros.Neste sentido, a pesquisa ressalta a importância da realização dos exames regulares de mamografia, já que os dados revelam que apenas 49% realizam a prevenção com frequência, enquanto 21% se submetem ao exame por solicitação médica e 16% por sentir a presença de um caroço ou nódulo.“Conscientizar e informar com qualidade tem que ser prioridade e isso significa traduzir conceitos, falar de maneira simples, derrubar mitos e preconceitos e claro, garantir que se a mensagem chegar e tocar, que o exame esteja disponível”, esclarece Luciana Holtz, fundadora e Presidente do Instituto Oncoguia.A Gilead permanece comprometida em disseminar cada vez mais informações sobre o câncer de mama para desmistificar a doença. Os avanços no campo da oncologia e nas estratégias terapêuticas proporcionam altos índices de sucesso. Mesmo nos casos mais avançados, a medicina oferece recursos que podem controlar a doença e aumentar a sobrevida de quem convive com a patologia. O acesso a especialistas qualificados e uma equipe multidisciplinar que trabalha em conjunto é fundamental para o sucesso no tratamento. A empresa segue utilizando a informação em prol das decisões conscientes em sua jornada contra o câncer de mama.METODOLOGIA DA PESQUISA DATA FOLHA A pesquisa foi realizada por um grupo de mulheres com idades entre 25 e 65 anos, apresentando uma média de idade de 43 anos. O estudo envolveu entrevistadas de diversas classes sociais, com uma representação de 48% na classe C, 36% nas classes D/E, 15% na classe B e 2% na classe A. Também abrangeu pessoas do sexo feminino de diversas localidades, incluindo cidades grandes e pequenas, capitais e regiões interiores, com uma distribuição geográfica de 43% na região Sudeste, 26% no Nordeste, 16% na região Norte/Centro-Oeste e 14% na região Sul.No total, foram realizadas 1.007 entrevistas em um estudo quantitativo conduzido entre 24 de novembro e 14 de dezembro de 2022. O questionário teve uma duração média de 18 minutos e os resultados apresentaram uma margem de erro de até 3%, com um nível de confiança de 95%.Sobre a Gilead A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids e hepatites virais. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos. Em 2022, a empresa incorporou em seu portfólio no Brasil terapias voltadas para o tratamento de doenças oncológicas e hematológicas. Saiba mais no site da Gilead.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:  

Nathalia Alcoba – 11 91003-1294 | imprensa1@fundamento.com.br
Samara Alcantara – 11 91003-1294 |imprensa2@fundamento.com.br
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br 

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This