Conforme comprovado por uma pesquisa feita por Stanford, falar é mais rápido que digitar. Essa é uma das justificativas para a popularização da pesquisa por voz.
A pesquisa por voz é uma tecnologia que permite aos usuários realizar buscas usando a própria voz em vez de digitar em um dispositivo. É uma técnica que tem se popularizado nos últimos anos, especialmente com o advento de assistentes virtuais como a Siri da Apple, o Google Assistant e a Alexa da Amazon.
Neste artigo falaremos sobre a importância da pesquisa por voz, as tendências de mercado e como incorporá-la às estratégias de marketing das empresas.
Como funciona a pesquisa por voz?
A pesquisa por voz funciona por meio de reconhecimento de fala, que é um processo que converte o áudio da voz do usuário em texto. Esse processo é possível graças a algoritmos de processamento de linguagem natural (PNL) que são capazes de reconhecer e interpretar a linguagem humana.
Para entender melhor como a pesquisa por voz funciona, é possível dividi-la em três etapas:
1º Captura de áudio – O dispositivo eletrônico captura o áudio da voz do usuário por meio do microfone.
2º Reconhecimento de fala – O áudio é convertido em texto por meio de algoritmos de processamento de linguagem natural. Feito isso, o software compara o que foi dito com um banco de dados de palavras, frases e modelos de linguagem para determinar a melhor correspondência.
3º Processamento da consulta – O texto reconhecido é enviado para um motor de busca ou assistente virtual que processa a consulta e retorna uma resposta para o usuário.
A importância da pesquisa por voz
A pesquisa por voz é importante por várias razões. Em primeiro lugar, ela é valiosa para a acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiências visuais e motoras, para as quais a pesquisa se torna mais viável por meio da fala.
Aos demais usuários, destacamos a importância da pesquisa de voz para comodidade e agilidade nas interações. Falar sem precisar segurar um dispositivo em mãos é mais rápido, prático e cômodo.
Outro ponto positivo é que na pesquisa por voz o usuário consegue personalizar a sua busca usando termos mais objetivos, e por consequência, obter respostas mais condizentes com o que foi pesquisado.
Tendências de pesquisa por voz no mercado
A pesquisa por voz está se tornando cada vez mais popular no mercado e isso se reflete em algumas tendências e números significativos. Em 2021 o relatório State of Search Brasil apontou que 42% dos usuários de dispositivos mobile já mesclavam a pesquisa por texto e a função de busca por voz.
Algumas estatísticas que mostram o cenário atual da pesquisa por voz incluem:
- O uso de assistentes virtuais deve chegar a 8 bilhões até 2023, de acordo com uma pesquisa da Juniper Research.
- Há estimativas de que dispositivos equipados com assistentes de voz registrem um crescimento de US$8,6 bilhões em 2026, conforme estudo do Reporter Linker, divulgado pelo portal Meio & Mensagem.
- Empresas estão investindo cada vez mais na pesquisa por voz. A Amazon investiu mais de US$ 100 milhões em seu assistente virtual, a Alexa, enquanto o Google investiu fortemente em sua tecnologia de voz com o Google Assistant.
Perceba que com o aumento do uso da função por usuários o mercado se movimenta para oferecer soluções que viabilizem a preferência do consumidor.
Esses são apenas alguns números que justificam a tendência de que empresas vejam na pesquisa por voz um recurso interessante para alcançar o público alvo. No próximo tópico abordaremos como isso pode ser feito.
Como incorporar a pesquisa por voz nas estratégias de marketing?
Incorporar a pesquisa por voz nas estratégias de marketing é uma ótima maneira de alcançar um público mais amplo e se destacar da concorrência. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
Boas práticas de otimização de conteúdo para pesquisas por voz
1º Otimize o conteúdo para pesquisas
É importante otimizar o conteúdo do site para a pesquisa por voz usando nas frases com palavras-chave respostas diretas para perguntas comuns do público-alvo que geralmente se iniciam com:
- Onde;
- Quando;
- Como;
- Qual;
- Por que;
- Para que serve, entre outras.
A linguagem utilizada na escrita deve ser natural, e direta, sem u uso de palavras complexas ou jargões que exijam açto nível de compreensão.
2º Use palavras-chave de cauda longa
Estruturar o conteúdo de forma que as perguntas sejam respondidas de forma estratégica o torna mais compatível para pesquisas por voz.
Outro ponto é o uso de palavras-chave de cauda longa, que geralmente são usadas em pesquisas de leads que estão com alta intenção de compra e que já têm a especificação do produto ou serviço desejado, fator que aumenta as taxas de conversão.
Vamos supor que você esteja vendendo um produto de skincare, para acne. A palavra-chave genérica “acne” pode ser muito ampla e competitiva. Em vez disso, você pode usar palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas e têm menos concorrência, como “tratamento natural para acne hormonal” ou “creme para acne em pele sensível”.
Ao usar palavras-chave de cauda longa, você pode segmentar melhor seu público-alvo e aumentar suas chances de ser encontrado por pessoas que estão procurando exatamente o que você oferece. Além disso, as palavras-chave de cauda longa geralmente têm taxas de conversão mais altas, pois os usuários que as pesquisam geralmente sabem exatamente o que estão procurando.
3º Otimize o conteúdo para aparecer como Snippets em destaque
Além de estruturar perguntas e respostas para seu conteúdo e fazer uso de palavras-chave de cauda longa, snippets em destaque também podem ser utilizados.
Os snippets em destaque são respostas curtas e concisas que aparecem na parte superior da página de resultados da pesquisa.
Otimizar seu conteúdo para aparecer como um snippet em destaque pode melhorar a visibilidade da sua empresa nas pesquisas por voz.
4º Mantenha um site veloz e responsivo
Vale ressaltar que a velocidade do site é imprescindível para a pesquisa por voz, pois os usuários esperam respostas rápidas. Certifique-se de que seu site seja rápido e responsivo.
5º Considere a intenção de pesquisa do usuário
Ao criar conteúdo otimizado para pesquisas por voz, é importante considerar a intenção de pesquisa do usuário. Pense nas perguntas que os usuários provavelmente fariam sobre o assunto que você está abordando e forneça respostas relevantes e úteis, considerando as diferentes fases da jornada do cliente.
Para entender mais sobre SEO confira nosso artigo sobre o tema.
Leia mais >>> Tendências de SEO 2023: Como melhorar o posicionamento dos conteúdos do seu negócio
Invista nos conteúdos em áudio
Um estudo realizado pelo Spotify em parceria com a IGO Mediabrands revelou que 98% das pessoas executam atividades paralelas enquanto consomem conteúdos por áudio.
Os consumidores atuais prezam pela otimização de tempo e tarefas, por isso, disponibilizar conteúdos em áudio aumenta as chances de torná-lo atrativo ao público alvo.
Entre os principais tipos de conteúdo em áudio estão:
Podcasts, que são episódios de áudio que tratam de diversos temas, como notícias, entretenimento, educação, entre outros. Podem ser feitos tanto por indivíduos como por empresas e geralmente são disponibilizados em plataformas de streaming de áudio.
Audiobooks, que são versões narradas de livros. São uma opção popular para quem não tem tempo ou disposição para ler, mas ainda assim deseja consumir conteúdo.
Áudio-aulas, que são gravadas para fins educacionais. São usados principalmente para o ensino à distância e podem ser encontrados em plataformas de ensino online.
Entrevistas, que podem ser usadas para entretenimento, informação ou para fins de pesquisa.
A adaptação de conteúdos em textos para voz por meio de softwares de Text-to-Speech, ferramentas online, plataformas de automação de marketing, softwares de gravação de voz e plataformas de desenvolvimento de habilidades de assistentes de voz. Desta forma, um texto de blog, por exemplo, pode ser transformado em áudio permitindo o consumo em paralelo à execução de outras atividades.
Anúncio por voz é uma forma eficiente de alcançar o público que prefere consumir conteúdo em áudio, seja em dispositivos móveis, assistentes de voz ou outros dispositivos inteligentes. Eles podem ser produzidos em diferentes formatos, como áudio pré-gravado, áudio gerado por inteligência artificial ou transmissões ao vivo.
Os anúncios em formato de voz podem ser veiculados em diferentes plataformas, como aplicativos de streaming de música, podcasts, assistentes de voz, rádios online, entre outros. Para criar anúncios em formato de voz eficientes, é importante considerar o público-alvo, a mensagem a ser transmitida, a duração do anúncio e a qualidade do áudio.
A Fundamento possui um estúdio de gravação para a produção de conteúdos em áudio e vídeo. Se precisar de um espaço propício para a produção do seu conteúdo em áudio, Chame nosso time para mais informações!
Conclusão
A pesquisa por voz é uma tendência crescente na forma como as pessoas pesquisam na internet. Com a evolução da tecnologia de assistentes de voz e dispositivos inteligentes, é cada vez mais comum as pessoas usarem a voz como meio de interação com a tecnologia.
Para quem produz conteúdo, é importante estar ciente dessa mudança no comportamento do usuário e otimizar seus conteúdos para pesquisas por voz. Isso inclui usar linguagem natural, criar respostas diretas e concisas, e pensar nas perguntas que os usuários provavelmente fariam.
Além disso, a pesquisa por voz apresenta uma oportunidade para as empresas alcançarem seus clientes de maneira mais eficaz e personalizada. Ao otimizar seus sites e conteúdos para pesquisas por voz, as empresas podem melhorar a experiência do usuário e aumentar a chance de serem encontradas pelos usuários.
A Fundamento Marketing pode te ajudar no planejamento, produção e otimização de conteúdos para pesquisa por voz, fale conosco!