Não há dúvidas que o planejamento de marketing é essencial para o sucesso dos negócios. “Quem falha em planejar, planeja falhar”. Esta célebre frase atribuída a Benjamin Franklin pode resumir o motivo do fracasso de muitas ideias consideradas brilhantes.
Chegamos em 2023 e para empresas com perspectivas de crescimento, duas ações se fazem necessárias:
- Analisar os resultados do ano que se encerrou
- Realizar projeções para o ano que se inicia.
Essas duas etapas são fundamentais para que os gestores consigam mensurar resultados e traçar metas realistas.
Com foco em 2023, traremos aqui três pontos que sua empresa deve considerar ao elaborar o planejamento de marketing para o este ano.
1º Considere a importância dos dados
Dan Zarrela, que é cientista de mídias sociais, diz: “Marketing sem dados é o mesmo que dirigir no escuro.” Isso explica porque muitas empresas não alcançam as metas estabelecidas. Analisar dados é trazer inteligência para a tomada de decisões. Não há como realizar planejamento estratégico de marketing se a empresa não tiver informações que possibilitem um diagnóstico preciso de seu cenário interno, de sua concorrência e de todos os aspectos do mercado que possam exercer impactos positivos ou negativos sobre o negócio para então definir as melhores ações.
Conte com profissionais qualificados para te ajudar a extrair e compreender o que os dados mostram sobre o momento do seu negócio.
2º Defina metas claras no seu planejamento de marketing
Estabeleça onde quer chegar, o que fará para isso e em quanto tempo. Por exemplo, se quiser construir posicionamento digital, invista em produção de conteúdo, performance e gerenciamento de redes sociais.
Ciente do que precisa ser feito, comece a definir como fazer, mantendo a equipe alinhada e comprometida com o objetivo definido. Isso se opõe diametralmente à falta de clareza, que contribui para que as pessoas se sintam perdidas e desmotivadas, fatores que interferem negativamente na construção de resultados e cumprimento de metas.
O planejamento estratégico de marketing feito com clareza guia as ações que farão a empresa conquistar seus objetivos
3º Detalhe a persona e o ICP do negócio
Nenhuma empresa deveria criar uma estratégia de marketing sem o conhecimento profundo de quem são os seus clientes.
Para oferecer soluções personalizadas é necessário pesquisar os hábitos de seus clientes, suas profissões, suas necessidades, suas dores e entender os caminhos pelos quais eles chegam até o seu negócio. Só assim será possível dialogar com eles.
Também é necessário considerar um perfil de cliente ideal, porque alcançar pessoas fora dele é mais caro e resulta em um ciclo de compra abaixo do esperado.
Além disso, pessoas que não tem o perfil compatível com a sua marca tem probabilidade menor de engajar com ela, não compreendem o valor agregado à sua entrega, e pior que isso, podem se tornar detratores da sua empresa no primeiro sinal de insatisfação com a solução oferecida, seja ela um produto ou serviço.
A essa altura do campeonato, como anda o seu planejamento estratégico de marketing? Se ainda está inseguro quanto a isso, agende uma conversa com a nossa equipe e juntos iremos acertar os pontos para que sua empresa alcance os melhores resultados em 2023.
Fique atento aos nossos perfis nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos incríveis que trazem muitos insights para o seu negócio.