Podcast Como Estratégia de Comunicação

abr 17, 2025

O podcast é uma das mídias mais relevantes da atualidade. Mesmo sendo relativamente recente, seu modelo sob demanda e o fácil acesso em diversas plataformas digitais tornam o podcast uma escolha estratégica para marcas que desejam se conectar de forma mais autêntica e duradoura com seu público.

Crescimento e o alcance do podcast

Atualmente, mais de 500 milhões de pessoas ouvem podcasts em todo o mundo — um crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior. Segundo relatório da Statista, o Brasil acompanha essa tendência e se destaca como o terceiro maior mercado consumidor de podcasts, com 51% da população ouvindo esse tipo de conteúdo ao menos ocasionalmente.

Apesar desse cenário promissor, o investimento publicitário em podcasts ainda é tímido. Segundo o relatório The Marketer’s Toolkit 2025, isso ocorre porque muitas empresas ainda consideram difícil mensurar com precisão o alcance e o impacto das ações realizadas nesse formato.

No entanto, esse cenário já está mudando com o surgimento de novas ferramentas de análise específicas para podcasts. Elas oferecem métricas valiosas, como taxas de retenção de audiência, pontos de desistência e dados demográficos detalhados — incluindo localização, renda, interesses e hábitos de consumo. Esses insights fortalecem a abordagem data driven, permitindo que marcas definam estratégias de mídia e conteúdo baseadas em informações concretas e atualizadas.

Qual é o perfil dos ouvintes de podcasts?

De acordo com a Warc Media e a CWI, no Brasil, a audiência de podcasts entre adultos já ultrapassou o consumo tradicional de rádio. Além disso, os ouvintes demonstram uma audiência fiel e cada vez mais engajada. Segundo a PodPesquisa 2024/2025, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), mais de 40% dos ouvintes afirmam consumir podcasts diariamente. A pesquisa também aponta que a maior concentração de ouvintes está na faixa etária de 35 a 44 anos (37,36%), seguida pela de 25 a 34 anos (25,86%), o que indica que o formato é especialmente forte entre jovens adultos.

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Pesquisa realizada pela ABPOD (Associação Brasileira de Podcasters)

Podcast: Uma oportunidade de Branding

Com um leque de oportunidades para acolher diversos formatos e temas, o podcast pode ser uma poderosa ferramenta para marcas que buscam ampliar a sua voz e alcançar mais proximidade com o seu público, fortalecendo a conexão emocional com a audiência e gerando um engajamento mais qualificado. 

Segundo a ABPOD, episódios entre 30 e 60 minutos são a preferência de 50,43% de usuários. O que demonstra uma aceitação maior de conteúdos mais robustos, isso permite a marca construir autoridade dentro de seu nicho oferecendo informação rica em um formato mais digerível para seu público – o que pode não acontecer com textos longos. 

Além disso, o podcast é uma forma de fornecer acessibilidade para a expansão de público. 

Dentro desse leque também existe uma grande oportunidade de monetização, não apenas com a criação de conteúdo exclusivo para assinantes. Mas também com patrocínios em episódios ou temporadas, inserção de anúncios e parcerias estratégicas com criadores de conteúdo e outras empresas. 35% dos ouvintes de podcast tem propensão em comprar produtos anunciados durante os episódios.  

Um podcast bem produzido pode humanizar a marca, transmitir seus valores e alcançar um público altamente segmentado.

Por que apostar em podcast?

Com o podcast, o ouvinte tem a liberdade de escolher quando, onde e a hora que quer escutar os seus programas favoritos. Essa flexibilidade se encaixa perfeitamente durante a rotina agitada da vida moderna, o que torna esse formato de mídia uma prioridade entre os seus consumidores, que costumam escutar os programas principalmente em:

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Pesquisa da ABPOD (Associação Brasileira de Podcasters)

Em uma pesquisa realizada pelo Spotify, 60% de seus ouvintes mundiais gostam de podcasts para aprender, e dois entre três ouvintes de podcasts dedica total atenção quando consomem formato. Isso reforça a capacidade do podcast de aprofundar assuntos com retenção da audiência de uma forma que outros formatos não permitiriam. O que contribui para a formação de um público mais engajado e fiel com a marca: 35,45% dos apresentadores de podcasts indicam que a mídia ajudou com contatos, imagem e reputação de suas marcas. 

Além disso, a produção de um podcast de qualidade e profissional exige um investimento menor em equipamentos e equipe em comparação com outros formatos de mídia: como vídeos. 

Mas ainda existem alguns desafios…

Construir uma audiência fiel requer tempo, consistência e divulgação estratégica. A qualidade técnica do áudio e a narrativa do conteúdo são diferenciais competitivos importantes em um mercado com crescente oferta de programas.

Manter uma frequência regular de publicação e garantir a distribuição do podcast em plataformas relevantes são outros aspectos cruciais para o sucesso. 44,68% dos criadores procuram manter uma frequência de episódios semanais, o que mantém o público engajado e cria uma rotina de consumo. Além disso, é fundamental que o criador ou a marca invista em uma estratégia de divulgação eficaz para alcançar seu público-alvo, sendo as redes sociais a principal ferramenta adotada.

“Você precisa escutar esse podcast”

Se você já ouviu essa frase, agora entende o motivo. Mais do que uma tendência, o podcast é uma mídia consolidada, capaz de gerar valor, engajamento e resultados reais para marcas, criadores e profissionais da comunicação. Quer embarcar nessa jornada de ascensão? Conheça os studios da Fundamento e veja como o áudio pode transformar sua estratégia de conteúdo.

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