Ponto Fácil orienta sobre regularização do Título de Eleitor

abr 4, 2024

Segundo dados da Justiça Eleitoral, mais de 1,6 milhões de brasileiros estavam com o Título cancelado em setembro último e precisarão regularizar sua situação para votar em 2022

A Ponto Fácil, startup de serviços digitais e financeiros, oferece em suas franquias a regularização do Título de Eleitor e espera um aumento da procura pelo serviço em 2022, por conta do ano eleitoral. Os brasileiros que tiveram o Título cancelado não poderão votar. Uma das principais razões para ter o Título cancelado está o fato de o eleitor ter faltado à votação por três eleições consecutivas e não apresentar justificativa.

Os dados da Justiça Eleitoral apontavam que, em setembro de 2021, mais de 1,6 milhão de brasileiros estavam com seu Título de Eleitor cancelado. Se considerado o acumulado dos últimos quatro anos, o número chegava a quase 6 milhões desde 2018.

Para Luiz Pajosse, COO e co-fundador da Ponto Fácil, a chegada do ano eleitoral em um ambiente de maior mobilidade que o ano passado pode aumentar o interesse para a regularização do documento. “Isso porque existem outras consequências para quem está com o Título cancelado, como a impossibilidade de tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF e contrair empréstimos em bancos mantidos pelo governo, entre outras. Vemos muitas pessoas que se surpreendem pois só descobrem que estão com o Título cancelado quando tentam fazer algum desses procedimentos. Na Ponto Fácil, fazemos a consulta e a regularização facilmente, sem burocracia com toda orientação necessária”, afirma Pajosse.

Para regularizar o Título, é preciso preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e pagar as multas para cada uma das eleições em que não houve comparecimento nem justificativa, além de levar o documento de identificação e comprovante de residência. Geralmente, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes da eleição, o que significa que o eleitor deve procurar estar com a documentação em dia antes de 4 de maio.

Além da regularização do Título, a Ponto Fácil oferece mais de 400 serviços e produtos digitais e financeiros, como viabilização para emissão de certidões e documentos (CPF, RG, CNH e outros) consulta a cadastros restritivos, negociação de dívidas, serviços do Poupatempo e Detran, benefícios sociais e INSS, entre outros. Ao optar pelo modelo de franquias, a empresa se tornou a primeira franquia fintech do Brasil. “Para quem deseja empreender, a Ponto Fácil é uma excelente opção, pois oferecemos um modelo de negócio bem estruturado e forte propósito social”, completa Pajosse.

Leia também

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

Como o Brasileiro se Informa na Era Digital

A transformação digital iniciada no século XX trouxe mudanças profundas para a sociedade, especialmente na forma como as pessoas se informam. De acordo com o Digital 2024 Global Overview Report, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet. A...

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Share This