Marketing de Influência: Como utilizar formadores de opinião para alcançar seus objetivos de negócio

jan 26, 2023 | Blog, Marketing

O marketing de influência é uma estratégia que utiliza personalidades conhecidas para promover produtos ou serviços. Para isso, são escolhidas celebridades e os chamados digital influencers que têm uma grande base de seguidores em redes sociais ou outras plataformas online e que são considerados autoridades ou especialistas em determinado nicho.  

Um estudo feito pelo Instituto Qualibest sobre influenciadores digitais apontou que  

76% dos brasileiros já adquiriram produtos ou serviços indicados por influenciadores. A Global Consumer Survey apontou por meio de uma pesquisa realizada que em 2021 o Brasil ultrapassou a China e se tornou a população mais impactada pelo marketing de influência, tornando-se o maior mercado do mundo na área. 

Dados como esses reafirmam a força desta tática que tem sido utilizada por um número cada vez mais crescente de negócios. 

Neste texto você verá a importância dessa estratégia para as empresas e como ela se relaciona com a ciência. Além disso, saberá o que esperar do marketing de influência em 2023 e quais pontos analisar ao adotar essa estratégia em sua empresa. 

Qual a importância do Marketing de Influência para as empresas? 

Responderemos essa pergunta citando 3 principais pontos 

  • Ampliação do alcance da marca – Por terem uma extensa base de seguidores, a recomendação de influencers pode fazer com que sua marca alcance novos mercados. 
  • Aumento da confiança dos consumidores e melhora da percepção da marca – Ao receber a recomendação do seu produto ou serviço por parte de alguém conhecido, os seguidores sentem-se mais confortáveis para experimentar o que sua marca oferece. Isso acontece porque o influenciador cede toda a autoridade e relevância construída em um determinado nicho para o produto ou serviço da marca que ele está representando, aumentando a credibilidade que ela tem com o seu público. 
  • Aumento da fidelização – Associando a imagem de um influenciador a uma marca específica, existem maiores chances de que os seguidores se tornem consumidores fiéis do produto ou serviço representado. 

Desta forma, ao aumentar o alcance, a confiança do consumidor e melhorando a percepção da marca, suas vendas aumentarão. E com maiores possibilidades de fidelização, os clientes continuarão comprando de sua marca de maneira recorrente. 

Como a ciência explica o marketing de influência? 

A ciência tem estudado o marketing de influência por meio de diversas áreas, como psicologia, neurociência e marketing. A confiança é um dos fatores principais na relação entre influencers e seus seguidores, pois leva o público a reproduzir ações, e esse efeito pode ser explicado pela ativação dos neurônios espelhos. No livro A lógica do Consumo, Martin Lindstrom nos explica o seguinte: 

“Os neurônios espelho também são o motivo pelo qual muitas vezes imitamos involuntariamente o comportamento de outras pessoas. Essa tendência é tão inata que pode ser observada até mesmo em bebês – simplesmente mostre a língua para um bebê, e é bem provável que ele repita essa ação […]” 

Os usuários de redes sociais se conectam com pessoas as quais escolheram seguir com uma relação de afinidade, como se estivessem em contato com amigos, até pela percepção de proximidade gerada com a exposição de rotinas e conteúdos que fazem parte do cotidiano das pessoas. Isso faz desses influenciadores referências cujos padrões – na mente do seguidor – podem ser imitados.  

Agora imagine que no contexto das redes, além da confiabilidade para replicar ações, há também o efeito do senso de pertencimento que é característico das comunidades de influenciadores. Essa soma de fatores resulta no sucesso dessa estratégia. 

Qual o custo benefício do Marketing de Influência? 

O marketing de influência é uma estratégia rentável para as empresas, porém, o seu custo benefício dependerá de alguns fatores, como o nicho que o influenciador atua, a plataforma e o tamanho da audiência.  

Influencers com milhões de seguidores certamente demandam custos mais elevados que os micro influenciadores, por exemplo. 

Mas em um contexto geral, as pesquisas apontam que essa é uma estratégia com custo benefício positivo. Um estudo da Marketing Hub mostrou que a taxa de conversão por meio do marketing de influência pode ser até 22% maior que outras formas de publicidade. Além disso, o custo por clique (CPC) de campanhas de marketing de influência é geralmente menor que o de outros formatos como os anúncios veiculados no Google e Facebook. 

Pesquisa, segmentação e definição de metas são necessários neste contexto para que você negocie com o influenciador e juntos cheguem a uma proposta rentável para o seu negócio. 

 

O que esperar do marketing de influência em 2023 e o que analisar ao adotar essa estraégia? 

Em 2023, espera-se que o marketing de influência se torne ainda mais popular e amplamente utilizado, com as empresas buscando cada vez mais formas de se conectar com seus clientes e aumentar sua presença online. Além disso, com o crescimento do uso de inteligência artificial e análise de dados, as empresas poderão selecionar mais precisamente os influenciadores ideais para seus produtos e campanhas. 

Veja alguns critérios a serem observados antes de adotar essa estratégia em sua empresa: 

  • Selecione a pessoa correta – É interessante que o influencer em questão tenha autoridade em assuntos que estejam relacionados ao seu produto e serviço, e além disso, tenha um estilo de comunicação alinhado aos valores da sua marca. Questões como integridade, ética e transparência também são de extrema importância, afinal, sua empresa será representada por essa pessoa.
  • Público-alvo – Escolha influenciadores cuja base de seguidores seja relevante para o público alvo da sua marca.
  • Priorize o engajamento e não a quantidade de seguidores – Um influencer com uma base de seguidores fiel e engajada poderá te trazer mais resultados que alguém com milhares de seguidores desengajados.
  • Medição – É importante ter um plano de medição para avaliar o sucesso da campanha de marketing de influência, como aumento de seguidores, alcance, engajamento e vendas.
  • Integração –  É importante integrar o marketing de influência com outras estratégias de marketing, como conteúdos e inbound, para maximizar o impacto da campanha.

Aqui na Fundamento Grupo de Comunicação um de nossos serviços é promover o relacionamento de empresas com a mídia e influenciadores. Quer uma ajuda para escolher o influencer que irá representar a sua marca? Fale com a nossa equipe! 

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