— Quem somos
fundamento grupo de comunicação
Nosso Propósito
A Fundamento Grupo de Comunicação existe para criar diálogos e experiências entre marcas, pessoas e organizações, atuando para construir relacionamentos sustentáveis, baseados em mutualidade. Desta forma, agregamos valor para os nossos clientes e também para a sociedade.
Nossa Visão
Ao longo dos anos, desenvolvemos um processo de trabalho baseado na visão que chamamos de 3C’s. Trata-se de uma combinação de qualidade técnica e acompanhamento contínuo, que leva nosso índice de aprovação para mais de 90% entre nossos clientes.

Abordagem técnica dos 3 C’s

CONSISTÊNCIA NO PLANEJAMENTO
O que fazer?
Planejamento estratégico
- Cenário
- Objetivo de negócio x comunicação
- Posicionamento da marca
- Atributos e mensagens
- Mapa de públicos
- Pilares estratégicos para cada público
CRIATIVIDADE NA ESTRATÉGIA
Como fazer?
Planejamento tático
- Estratégias e táticas
- Metas e indicadores
- Cronograma de implementação
- Estimativa orçamentária
CONTROLE NA EXECUÇÃO
Quem e quando fazer?
Gerenciamento da equipe
- Cronograma operacional
- Ferramenta de gestão de projetos
- Fluxo automatizado de aprovação com cliente
- Monitoramento contínuo de resultados
- Relatórios mensais e quinzenais
- Métricas de produtividade e qualidade do projeto
— Quem Somos
nossos valores

Fazer a diferença
Nosso principal compromisso é com o sucesso de nossos clientes. Este é o objetivo dos projetos de comunicação que planejamos e executamos.

inovar e empreender
Estamos em constante renovação em busca da melhor qualidade e da maior eficiência. Ousar não é um caminho livre de tropeços, mas reserva muitas conquistas.

Cooperar
Trabalhamos em equipes multidisciplinares. Promovemos um ambiente de interação entre nossos colaboradores, clientes e parceiros.

Preservar a ética
Em todas as nossas relações, a ética prevalece sobre quaisquer outros interesses.
Nossas Conquistas
1990
Reconhecida profissional do setor de relações públicas, Marta Dourado cria a Fundamento Assessoria de Comunicação. O empreendimento nasceu em parceria com Sabrina Mendonça, que manteve a relação com a empresa mesmo após sair, como cliente.
1992
A Fundamento conquista a conta da Compaq, empresa americana líder do segmento de PCs, e é responsável pela campanha de RP que lançou o primeiro modelo de computador para uso doméstico no Brasil. Na época, o grande desafio foi reposicionar um produto visto como excessivamente técnico para algo mais próximo de um eletrodoméstico.
1995
A Fundamento é contratada para lançar a subsidiária da finlandesa Nokia no Brasil. Naquele momento, os consumidores acreditavam que a empresa era japonesa e se chamava No-quía. Foram mais de dez anos introduzindo novas tecnologias de aparelhos e infraestrutura de transmissão, passando pelas tecnologias analógica e digital, até chegar ao 3G.
1996
A Fundamento cria e implementa o projeto de educação ambiental Química e Natureza para a empresa belga Solvay. Foram mais de 25 mil crianças e adolescentes alcançados pelo programa ganhador do Prêmio ABERJE.
1999
A Fundamento é responsável pela implantação da estratégia de reposicionamento de Guerra nas Estrelas no Brasil. A iniciativa, desenhada pelo estúdio George Lucas, aproveitou o lançamento do Episódio I para consolidar a marca global Star Wars.
2000
Comunicação em Dois Tempos – Edição 1. “Uma Visão de Futuro” propõe uma reflexão sobre o mercado de comunicação, com análises de Marta Dourado, Heródoto Barbeiro, Paulo Nassar, Ricardo Gandour, Sidnei Basile e outros. Veja na íntegra.
2003
A Fundamento cria uma Unidade de Suporte para Análises Estratégicas, que mais tarde daria origem à Fundamento Análises.
2005
Evento na Bovespa marca o lançamento da segunda edição do programa Comunicação em Dois Tempos: “Uma Visão de Sustentabilidade”. A Fundamento também promove uma palestra sobre liderança e prosperidade coletiva com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, organizada pela Cambridge Leadership Associates.
2006
A atuação no projeto “MasterCard – Marcando Presença na Copa do Mundo” garantiu dois reconhecimentos de prestígio. Nesse ano, a Fundamento foi agraciada com o Prêmio Nacional de Opinião Pública 2006 – Categoria Relações Públicas para Empresas Privadas e o Prêmio Caio 2006 – Categoria Assessoria de Imprensa.
2007
Surge a Fundamento Digital. A Fundamento Análises apresenta a terceira edição do programa Comunicação em Dois Tempos. Intitulado “Uma Visão de Interatividade”, traz opiniões de 31 das maiores empresas brasileiras sobre o impacto das redes sociais na comunicação corporativa.
2010
A farmacêutica anglo-americana Shire chega ao Brasil com sua divisão Farma e escolhe a Fundamento como agência de RP.
2011
A Fundamento conduz algumas campanhas memoráveis para seu cliente Reckitt Benckiser. Destaque para o lançamento de Veja Panos Umedecidos e Vanish em Ação, campanha da Fundamento Digital que mobilizou as redes sociais para a doação de roupas para a Fundação ABRINQ. Num único dia os paulistanos doaram 13.400 peças para a campanha de Vanish.
2013
A Fundamento RP torna-se uma operação independente da empresa mãe, com atividades autônomas em relação às demais marcas.
2014
Surge a Fundamento Grupo de Comunicação, conjunto de marcas que trabalham com forte sinergia num modelo inovador, para oferecer soluções de comunicação multidisciplinares e integradas.
2015
A Fundamento RP recebe o Prêmio Agência de Confiança 2015, concedido pela Revista Negócios da Comunicação.
2017
A Fundamento Marketing lança o Première, um programa de experimentação de produtos e buzz marketing. De um lado, os consumidores que estão interessados em experimentar produtos em lançamento cadastram-se e tornam-se Premières. De outro, as empresas participantes usam o programa para lançamentos, visando o benefício único de colocar seus produtos nas mãos de um target selecionado para ser aderente ao consumidor ideal da marca.
2019
A Fundamento constrói no bairro do Brooklin uma sede própria, planejada pelo arquiteto Eduardo Rodrigues para ser uma agência moderna e funcional, com estúdio de foto, som e vídeo.
2020
A Fundamento se instala na nova sede e completa 30 anos de mercado, em meio aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.