Sindan e CFMV juntos no combate à pirataria de medicamentos veterinários

abr 4, 2024

São Paulo, maio de 2023 – A preocupação com a proliferação de produtos veterinários falsificados e contrabandeados levou o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) a criar, em 2021, a campanha “Olhos abertos”, com o objetivo de alertar médicos-veterinários, zootecnistas, produtores e tutores para os perigos do consumo desses produtos. Agora, a iniciativa ganha mais força com  o apoio  do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A parceria visa potencializar a comunicação sobre os riscos às saúdes animal, humana e ambiental, bem como conscientizar os profissionais da área. 

“O uso de medicamentos piratas pode trazer grandes problemas aos animais, visto que esses produtos podem não apresentar eficácia no tratamento e ainda conter substâncias tóxicas ou proibidas no Brasil, gerando impactos ao bem-estar dos animais e até a morte”, assinala o vice-presidente executivo do Sindan, Emílio Salani.  

O uso correto e racional de medicamentos veterinários começa na aquisição do produto, que é o foco da campanha do Sindan no combate ao comércio e ao uso de medicamentos piratas – o termo abarca produtos falsificados, contrabandeados e cargas roubadas. A internet, por meio dos chamados marketplaces (sites que congregam lojas diversas, às vezes sem necessária verificação de credibilidade), tem sido o principal meio para o escoamento desses itens. 

“O uso prudente de medicamentos, em especial, os antimicrobianos, o combate à pirataria desses produtos e seu correto descarte são de corresponsabilidade dos profissionais. Médicos-veterinários e zootecnistas devem buscar informação, orientar-se e alertar seus clientes sobre o perigo do uso dessas substâncias”, alerta o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, que  ressalta a parceria. 

Segundo o Sindan, o mercado legalizado de medicamentos ultrapassou, em 2022, a marca dos R$ 10 bilhões em faturamento. Já o volume movimentado pelos itens irregulares é desconhecido. De acordo com a pesquisa Radar Vet, realizada pelo Sindicato em 2021 e que ouviu médicos-veterinários de todo o Brasil, 64% dos entrevistados não sabem identificar um produto pirata.  

Os prejuízos, muitas vezes, são irreversíveis e os médicos-veterinários e zootecnistas devem estar atentos aos detalhes e orientar os tutores de animais sobre a importância de adquirir medicamentos apenas de fontes confiáveis. O primeiro passo, por exemplo, é verificar se a bula está em português ou se a embalagem apresenta indícios de irregularidade. O Guia Prático Para Identificação de Medicamentos Irregulares no Mercado, publicado pela Anvisa, também orienta a observar se o lote do produto ou a data de validade constam nos registros de produção da empresa fabricante.  

“É fundamental que os consumidores estejam conscientes dos riscos associados ao uso de medicação falsificada e que os médicos-veterinários e os zootecnistas sejam multiplicadores das informações sobre como identificar esses produtos ilegais”, conclui Salani. 

Sobre o Sindan   

Fundado em 1966, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) congrega 91 empresas responsáveis por cerca de 90% do mercado brasileiro de medicamentos veterinários. Entre as suas atribuições, estão a representação legal das indústrias de saúde animal perante os órgãos oficiais, a produção de estudos, coordenação de campanhas sanitárias e educativas, além da comunicação e defesa da reputação do setor.  

Saiba mais sobre o SINDAN

Sobre o CFMV 

Responsável pelo Sistema CFMV/CRMVs, formado pelo CFMV, com sede em Brasília, e pelos 27 Conselhos Regionais (CRMVs) – os 26 estados do país e o Distrito Federal –, o conselho foi criado pela Lei 5.517, de 23 de outubro de 1968 e tem como finalidades: fiscalizar, orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas à profissão de médico-veterinário e do zootecnista em todo o território nacional; bem como servir de órgão de consulta dos governos da União, dos estados, dos municípios e dos territórios. 

Saiba mais sobre o CFMV 

Atendimento à Imprensa: 

Nathalia Alcoba – 11 91003 1294 | |imprensa1@fundamento.com.br 

Kelly Ortiz- 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This