Storytelling: Os benefícios de contar uma boa história sobre a sua marca

jun 14, 2024 | Blog, Marketing, Studio

Dior, Apple, Barbie. O que essas marcas têm em comum? Todas elas dominam a arte do storytelling. A capacidade de contar uma história cativante e autêntica é uma das ferramentas mais poderosas no arsenal de qualquer marca. Não se trata apenas de transmitir informações, mas de criar uma conexão emocional com o público. Afinal, uma história bem contada pode transformar um simples produto em uma experiência memorável.

Storytelling é mais do que uma técnica; é uma estratégia que exige um conhecimento profundo do público-alvo para garantir identificação e engajamento. Seja por meio de textos, áudios ou vídeos, o propósito é sempre o mesmo: promover a marca, aumentar a visibilidade positiva e impulsionar as vendas.

 

Diferentes objetivos do storytelling

Informativo:

Oferece conhecimento e valor para a marca, educando e informando sobre o produto ou serviço. Incluem estratégias para fornecer dicas, truques e demonstrações de uso, como vídeos explicativos e estudos de caso, para engajar e educar o consumidor.

Serviço:

O tipo de conteúdo projetado para ajudar a audiência, simplificando suas vidas, resolvendo problemas ou economizando tempo.

Comunicação:

Cria o senso de comunidade. Seja em torno da marca, produto ou tema, a matéria de comunicação visa promover interações genuínas e espontâneas.

Entretenimento:

Proporciona experiências memoráveis ​​ao público, o conteúdo de entretenimento busca envolver e entreter os usuários. Investir em conteúdos que ofereçam momentos significativos e marcantes para a audiência é essencial, pois a experiência é uma tendência duradoura no marketing.

 

Quem utiliza bem o storytelling?

Barbie:

No último ano, o filme da boneca mais conhecida mundialmente transformou o modo como a sociedade vê a personagem. Atualmente, ela tem uma narrativa mais humanizada e envolvente. Esse storytelling gerou impacto nas vendas de linha de brinquedos Barbie, que aumentaram em 25% nos somente nos EUA, segundo matéria da CNN Brasil.

The New Look:

Série sobre a vida do estilista Christian Dior, aborda uma narrativa mais humanizada para a marca, contando a história do estilista que queria trazer a beleza pós segunda guerra mundial. O resultado? Uma exposição positiva sobre a marca.

A Rede Social:

A história do Facebook também foi contada em um projeto audiovisual, porém, em filme. O storytelling abordou trajetória da criação da rede social até se tornar um verdadeiro fenômeno. No Brasil, segundo a RD Station, a rede social possui 109 milhões de usuários ativos.

Steve Jobs e Bill Gates:

Os gênios da tecnologia já tiveram suas vidas contadas através do storytelling em diversos filmes. Atualmente, existem algumas obras que retratam os criadores da Apple e Microsoft. O público, claro, se envolve sobre o nascimento dessas duas grandes marcas.

 

Transforme a História da Sua Marca

Uma narrativa clara, concisa e irresistível pode transformar a percepção da sua marca. Se você busca uma equipe de especialistas em comunicação, capazes de contar histórias que capturam a atenção do seu público-alvo, entre em contato conosco. A Fundamento está há mais de 30 anos no mercado de comunicação, ajudando empresas a implementar estratégias que transformam percepções e reputações criando conteúdos em diversos formatos: campanhas, vídeos ou textos. Nossa expertise em storytelling e marketing pode ser o diferencial que sua marca precisa para se destacar. Entre em contato conosco!

Compartilhe este conteúdo

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Leia também

Realidade Estendida em Publicidade e Marketing

Realidade Estendida em Publicidade e Marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a Realidade Estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...