Storytelling: a importância de uma história para sua marca

jun 14, 2024

Dior, Apple, Barbie. O que essas marcas têm em comum? Todas elas dominam a arte do storytelling. A capacidade de contar uma história cativante e autêntica é uma das ferramentas mais poderosas no arsenal de qualquer marca. Não se trata apenas de transmitir informações, mas de criar uma conexão emocional com o público. Afinal, uma história bem contada pode transformar um simples produto em uma experiência memorável. Storytelling é mais do que uma técnica; é uma estratégia que exige um conhecimento profundo do público-alvo para garantir identificação e engajamento. Seja por meio de textos, áudios ou vídeos, o propósito é sempre o mesmo: promover a marca, aumentar a visibilidade positiva e impulsionar as vendas.

Objetivos do storytelling:

Informativo:

Oferece conhecimento e valor para a marca, educando e informando sobre o produto ou serviço. Incluem estratégias para fornecer dicas, truques e demonstrações de uso, como vídeos explicativos e estudos de caso, para engajar e educar o consumidor.

Serviço:

O tipo de conteúdo projetado para ajudar a audiência, simplificando suas vidas, resolvendo problemas ou economizando tempo.

Comunicação:

Cria o senso de comunidade. Seja em torno da marca, produto ou tema, a matéria de comunicação visa promover interações genuínas e espontâneas.

Entretenimento:

Proporciona experiências memoráveis ​​ao público, o conteúdo de entretenimento busca envolver e entreter os usuários. Investir em conteúdos que ofereçam momentos significativos e marcantes para a audiência é essencial, pois a experiência é uma tendência duradoura no marketing.

Quem utiliza o storytelling?

Barbie:

storytelling-barbie

Cena do filme da Barbie.

A icônica boneca Barbie completava 55 anos quando enfrentou a maior queda nas vendas de sua história. Seu corpo magro, pele clara e cabelo loiro não mais representavam os princípios que as crianças, e seus pais, incentivavam. Foi então que a Mattel elaborou um novo storytelling para reconectar a Barbie aos seus consumidores, a estratégia encontrada pela empresa foi lançar quatro tipos de corpos, sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 tipos de cabelo. Em 2023, estreou o filme da boneca Barbie, com uma história humanizada e envolvente onde a personagem principal é expulsa da cidade por não seguir o padrão de comportamento esperado. Apenas nos Estados Unidos, as vendas do brinquedo aumentaram 25% nos meses seguintes ao lançamento do filme.

Pantys:

Fundada em 2017, a empresa revolucionou a experiência menstrual ao introduzir calcinhas absorventes e reutilizáveis. Foi pioneira ao utilizar líquido vermelho em suas campanhas publicitárias, fortalecendo sua narrativa de quebrar tabus e promover a normalização da menstruação. O resultado é uma conexão aprofundada com o público, que se identifica e apoia as bandeiras da marca.
loja-pantys

Marca já possui pontos de venda em diversos países da Europa.

 

Uma narrativa clara e irresistível pode transformar a percepção da sua marca. Nossa expertise em storytelling e marketing pode ser o diferencial que sua marca precisa para se destacar. Entre em contato conosco!

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