Dior, Apple, Barbie. O que essas marcas têm em comum? Todas elas dominam a arte do storytelling. A capacidade de contar uma história cativante e autêntica é uma das ferramentas mais poderosas no arsenal de qualquer marca. Não se trata apenas de transmitir informações, mas de criar uma conexão emocional com o público. Afinal, uma história bem contada pode transformar um simples produto em uma experiência memorável. Storytelling é mais do que uma técnica; é uma estratégia que exige um conhecimento profundo do público-alvo para garantir identificação e engajamento. Seja por meio de textos, áudios ou vídeos, o propósito é sempre o mesmo: promover a marca, aumentar a visibilidade positiva e impulsionar as vendas.
Objetivos do storytelling:
Informativo:
Oferece conhecimento e valor para a marca, educando e informando sobre o produto ou serviço. Incluem estratégias para fornecer dicas, truques e demonstrações de uso, como vídeos explicativos e estudos de caso, para engajar e educar o consumidor.
Serviço:
O tipo de conteúdo projetado para ajudar a audiência, simplificando suas vidas, resolvendo problemas ou economizando tempo.
Comunicação:
Cria o senso de comunidade. Seja em torno da marca, produto ou tema, a matéria de comunicação visa promover interações genuínas e espontâneas.
Entretenimento:
Proporciona experiências memoráveis ao público, o conteúdo de entretenimento busca envolver e entreter os usuários. Investir em conteúdos que ofereçam momentos significativos e marcantes para a audiência é essencial, pois a experiência é uma tendência duradoura no marketing.
Quem utiliza o storytelling?
Barbie:
A icônica boneca Barbie completava 55 anos quando enfrentou a maior queda nas vendas de sua história. Seu corpo magro, pele clara e cabelo loiro não mais representavam os princípios que as crianças, e seus pais, incentivavam. Foi então que a Mattel elaborou um novo storytelling para reconectar a Barbie aos seus consumidores, a estratégia encontrada pela empresa foi lançar quatro tipos de corpos, sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 tipos de cabelo. Em 2023, estreou o filme da boneca Barbie, com uma história humanizada e envolvente onde a personagem principal é expulsa da cidade por não seguir o padrão de comportamento esperado. Apenas nos Estados Unidos, as vendas do brinquedo aumentaram 25% nos meses seguintes ao lançamento do filme.
Pantys:
Uma narrativa clara e irresistível pode transformar a percepção da sua marca. Nossa expertise em storytelling e marketing pode ser o diferencial que sua marca precisa para se destacar. Entre em contato conosco!