Tendências de comunicação em 2024

jan 24, 2024

Vivenciamos uma evolução no mercado de comunicação, impulsionada pela aceleração da digitalização. Nesse cenário dinâmico, os consumidores adquiriram novos padrões de comportamento e elevaram suas expectativas ao escolherem produtos e serviços, tornando-se protagonistas na sua experiência de consumo. As tendências de comunicação fazem parte de uma estratégia, que é parte fundamental dessa jornada.

Agora, que tal saber quais são as tendências de comunicação que vão moldar o futuro do setor em 2024? A seguir, vamos explorar, juntos, alguns dos principais caminhos que vão guiar o futuro do setor.

Tendências de Comunicação para 2024

Vídeos, Muitos Vídeos

Aqui, as tendências de comunicação devem ser ágeis, efetivas e visuais: usar vídeos para uma comunicação eficaz torna-se cada vez mais importante. Os avanços nas tecnologias de transmissão e o aumento do uso de plataformas audiovisuais destacam a urgência para as marcas investirem na criação de conteúdos cativantes. Seja com materiais desenvolvidos para redes sociais, webinars ou em experiências interativas, a capacidade de contar histórias visualmente é uma ferramenta poderosa para chamar a atenção do público.

Interação

Como tendência de comunicação em 2024, o marketing se transformará em uma experiência participativa, de pesquisas interativas a vídeos imersivos e vivências envolventes. Essas experiências retêm a atenção do cliente e fomentam interações mais ricas, permitindo que as marcas construam laços mais profundos com seu público.

Transparência

Na era atual, autenticidade e transparência são as moedas de troca para uma boa comunicação. Como tendência de comunicação em 2024, as marcas que se destacarão serão aquelas que se comunicam de maneira autêntica, compartilhando suas histórias, valores e processos de forma transparente. Estabelecer conexões emocionais é fundamental para adquirir confiança e lealdade, sendo que a autenticidade representa o principal pilar para atingir esses objetivos.

Experiência

A jornada do cliente não segue mais um caminho linear. Marcas inovadoras em 2024 serão aquelas que proporcionam uma integração perfeita entre todos os pontos de contato, online e offline, garantindo uma experiência contínua. A comunicação entre canais torna-se mais vital do que nunca, oferecendo aos consumidores uma jornada coesa, independentemente do meio escolhido.

Inteligência Artificial

Em 2024, a Inteligência Artificial (IA) é a grande aliada para turbinar estratégias do setor. Desde chatbots para interações instantâneas até análises preditivas para tomadas de decisão certeiras, a IA faz toda a diferença nas campanhas. Em segundos, o ChatGPT gera ideias para postagens sociais, títulos e até esboços de artigos. Ele realiza a parte mais pesada do trabalho e o comunicador personaliza, otimiza e refina, tornando o conteúdo gerado ainda melhor e mais focado.

Sustentabilidade

A sustentabilidade emerge como uma tendência predominante no marketing e na comunicação. Os consumidores estão mais conscientes do impacto socioambiental, e as marcas que adotam práticas sustentáveis conquistam uma vantagem competitiva. Transmitir esses compromissos de maneira clara e autêntica contribuirá para uma reputação positiva da marca.

Soluções Fundamento

Acompanhando as principais tendências do mercado, a Fundamento Grupo de Comunicação oferece soluções de comunicação 360º, com estratégias inovadoras que geram resultados excepcionais aos seus clientes. A agência possui quatro unidades de negócio: Fundamento RP, Fundamento Marketing, Fundamento Studio e Fundamento Análises.

Fundamento RP: Ao longo de três décadas, tem sido uma parceira para diversas empresas na construção de diálogos e reputação. O time de especialistas, com vasta experiência em setores regulados e complexos, auxilia marcas e organizações a atingirem seus objetivos de negócios, gerenciando riscos e crises reputacionais.

Fundamento Marketing: Foca em criar experiências cada vez mais envolventes, integrando diversas disciplinas, como redes sociais, performance, inbound marketing, e-commerce, branding, produções audiovisuais e trade marketing para construir autoridade e impulsionar vendas.

Fundamento Studio: Responsável pela criação e produção de conteúdo multimídia, oferece soluções completas em áudio visual, desde filmes e vídeos até podcasts e transmissões ao vivo.

Fundamento Análises: Tem a missão de gerar inteligência para a tomada de decisões empresariais, contando com um time de especialistas que ajuda aos clientes a compreender cenários e avaliar a eficácia de suas estratégias de comunicação e marketing, incorporando pesquisas quantitativas, entrevistas qualitativas, grupos focais e tecnologias de BI, IA e machine learning.

Explore mais sobre as soluções da Fundamento no site e descubra como você pode impulsionar sua presença no mercado de forma abrangente e estratégica.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.

 

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This