Informações e cenários equivocados, no mundo real, se traduzem em impactos que colocam em risco a sobrevivência da corporação. Parece exagero? Não é.
Imagine fechar uma previsão de investimentos e receitas com base em balanços financeiros inexatos. Se comprometer com contratos de longo prazo sem ter à mão todas as consequências que isso pode implicar futuramente. Lançar um produto que custou milhões de dólares em pesquisas e fracassar porque o comportamento do consumidor e suas necessidades não foram corretamente identificadas, levando a uma abordagem de marketing inadequada – e zero retorno nas vendas. Estabelecer metas erradas para a equipe comercial. Implementar um programa de redução de custos sem saber onde estão os gastos. Ou até mesmo mudar a localização de uma fábrica com base em um estudo frágil sobre as conexões com os principais mercados consumidores e os custos de logística envolvidos.
Outro aspecto bastante afetado por dados inconsistentes é a área de compliance. Neste campo, lidar com informações inexatas pode significar assumir grandes riscos desnecessariamente, deixar de se enquadrar em regulamentações e certificações fundamentais, sofrer penalidades e perder o acesso a oportunidades de mercado. O mesmo acontece com as adequações necessárias para atender à Lei Geral de Proteção de Dados. Será impossível desenhar processos efetivos e apontar com propriedade as medidas de ajuste, colocando mais uma vez a companhia sob ameaça.
Sem dúvida é cada vez maior o número de empresas que reconhecem a importância das pesquisas qualitativas e quantitativas, cenários setoriais, auditorias de opinião e análises estratégicas em geral para seu planejamento de negócios e sustentabilidade de suas operações. Mas é essencial contar com o suporte de especialistas nesse momento, com a utilização das mais eficazes metodologias de captura e análise dos dados. É a receita para assegurar que suas informações tenham quatro características indispensáveis:
Precisão! Reflitam o mundo real.
Confiança! Livres de resultados contraditórios e sem embasamento.
Relevância! Na era do Big Data, é o que gera resultado.
Atualização! Na velocidade da sociedade dinâmica e conectada.
Responda rápido: será que sua empresa está trabalhando com o suporte de dados consistentes? Se não estiver 100% seguro, saia da estatística e pare de perder tempo e dinheiro. A Fundamento Análises pode ajudar.